terça-feira, 31 de março de 2009

Conheçam a bela música do amazônida Raimundo Nilton


Veja mais fotos como esta em Clube Caiubi de Compositores
Violino popular brasileiro
Raimundo Nilton

Natural de Coari-AM, iniciou seus estudos musicais em 1972, no Conservatório de Música da Universidade do Amazonas. Em 1980, através de uma bolsa de estudos da Universidade, freqüentou a Academia de Música Lorenzo Fernandes, no Rio de Janeiro, estudando violino com o professor e compositor Carlos de Almeida. Em 1981 transferiu-se para a Universidade de Brasília, onde estudou violino com Moisés Mandel e licenciou-se em Música. Estudou Técnicas de Interpretação do Choro com o bandolinista e compositor Hamilton de Holanda e Análise e Interpretação da MPB com o compositor e violonista Guinga.
É professor da Escola de Música de Brasília desde 1986, e tem participado de shows no Brasil e exterior, sempre divulgando a música brasileira.
Em 1997 fundou o Quarteto W4 para acompanhar o violinista de jazz John Blake em apresentação na Casa Thomas Jefferson, em Brasília.
Freqüentou o Summer String Fling 1997, na Berklee College of Music - Boston/EUA, onde estudou Improvisação em Jazz e Blues com John Blake, Matt Glaser, Darol Anger e Improvisação Livre com Eugene Friesen.
Foi assistente da violinista e vocalista, autora, produtora, professora e compositora Julie Lyonn Lieberman, de Nova Iorque, no workshop de Improvisação em Jazz, Folk e Blues, em 2001, em Boulder - CO/EUA.
Foi bolsista do Stanford Jazz Workshop - Residency Program - 2003, na Universidade de Stanford - CA/EUA, participando de duas apresentações ao lado do pianista, compositor e arranjador Jovino Santos Neto, no Kuumbwa Jazz Center, Santa Cruz - CA, e na Jazz School, Berkeley - CA.
Seu primeiro CD, Violinando, foi patrocinado pela Fundação Villa-Lobos e Prefeitura Municipal de Manaus, pelo Projeto Valores da Terra. Tem apresentado em diversos locais o show intitulado Violinando, com o propósito de executar ritmos como samba, bossa nova, choro, baião, xote, frevo, maracatu, entre outros. Está também divulgando o trabalho de Hermeto Pascoal, Calendário do Som, com o intuito de ampliar o repertório do violino na música popular brasileira.
O violinista amazonense será uma das atrações do programa radiofônico Roda de Choro, comandado pelo produtor Ruy Godinho.
Raimundo apresentará músicas do CD 10 Dias da Obra de Hermeto Pascoal. Roda de Choro vai ao ar aos sábados, às 12 horas, pela Rádio Câmara Brasília, e às 9 horas pela Rádio Roquette Pinto, do Rio de Janeiro.
Acesse também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário