segunda-feira, 7 de abril de 2008

Banco do Brasil: aprovados, mas não chamados...

Aprovados em concursos do BB têm apoio do Sindicato dos Bancários de Brasília

O Sindicato dos Bancários de Brasília realizou, na sexta-feira 4 de abril, em sua sede, nova reunião com os aprovados no concurso do Banco do Brasil realizado em 2006. Compareceram mais de 250 concursados, que debateram novos encaminhamentos para obter êxito na prorrogação da seleção. A reunião foi conduzida pelo presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, pelo diretor da entidade e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Eduardo Araújo, e pelos integrantes da Comissão dos Aprovados BB.

“Trabalharemos incansavelmente para alterar a decisão do Conselho Diretor do Banco do Brasil de não prorrogar mais os concursos. Lamentamos que os representantes do BB utilizem de argumentos equivocados para justificar a decisão, enquanto, na verdade, acreditam que as pessoas que ainda não foram convocadas para tomar posse não são qualificadas para trabalhar no banco”, afirma o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.

É importante ressaltar que aproximadamente 88 mil pessoas fizeram o concurso do Banco do Brasil em 2006 para Brasília, e somente 2.744 foram aprovados, ou seja, pouco mais de 3% dos candidatos do certame.


Próximas atividades

Diversas atividades já estão sendo realizadas pelo Sindicato e Comissão dos Aprovados como a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado, visitas a parlamentares, e reuniões nas dependências do BB para debater o assunto com o funcionalismo. Novas atividades ocorrerão nos próximos dias.

Veja a agenda:

• Segunda-feira, 07 de abril, às 7h – Debate no programa de rádio Bom Dia Servidor, transmitido pelas rádios 88,9 FM e 1.210 AM, sobre a campanha Banco para o Brasil. Acorda diretoria!

• Sexta-feira, 11 de abril, às 10h – Audiência pública na Câmara Legislativa do DF.

• Quarta-feira, 16 de abril, às 13h – Ato da campanha Banco para o Brasil. Acorda diretoria!, em frente ao Edifício Sede I do BB, no Setor Bancário Sul.

“É importante a participação de todos nas atividades para ajudar a pressionar os integrantes do Conselho Diretor do Banco do Brasil para mudarem sua postura e prorrogarem o concurso, pois somente com união e mobilização teremos êxito”, diz Eduardo Araújo, diretor do Sindicato e da Contraf/CUT.


As ações do Sindicato

Desde que tomou conhecimento sobre a intenção de o banco não prorrogar o concurso de 2006, o Sindicato vem atuando em diversas frentes para tentar reverter a decisão da diretoria do BB. Em 5 de março, o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, e o diretor da entidade e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) Eduardo Araújo se reuniram com Marco Antonio, gerente executivo da Dipes, e José Roberto e José Doralvino, gerentes da Dires, para debater a prorrogação do concurso público.
Na ocasião, Rodrigo Britto e Eduardo Araújo reafirmaram a necessidade de renovação do prazo do concurso por mais dois anos e pediram a aceleração das convocações, devido à carência de funcionários nas agências do DF.
Em 18 de março, o Sindicato reuniu, em sua sede, mais de 250 aprovados no concurso de 2006 para tratar da prorrogação da seleção para Brasília. Foram discutidas estratégias e organização de campanha com a finalidade de reverter decisão do Conselho Diretor do BB, que disse que não vai renovar o prazo de validade dos concursos. Os concursados aprovaram, por unanimidade, as ações do Sindicato, que incluem a circulação de um abaixo-assinado nas dependências.
No dia seguinte, em 19 de março, o Sindicato, com o apoio dos bancários, realizou manifestação no Setor Bancário Sul para cobrar da direção do Banco do Brasil melhorias nas condições de trabalho e no atendimento aos clientes. O ato também contou com a presença de centenas de aprovados no concurso do BB.
Em 27 de março, a direção do BB realizou um grande evento em frente ao Edifício Sede I para abrir oficialmente as comemorações pelos 200 anos da instituição financeira. Para contrapor com o tom festivo, a diretoria do Sindicato distribuiu exemplar do jornal Espelho DF, que enumerou os maiores problemas enfrentados pelos bancários do banco, e afixou faixas cobrando a contratação de mais funcionários, a valorização dos atuais, e a prorrogação do concurso.

Banco para o Brasil

Com grande ato no próximo dia 16 de abril (quarta-feira), no Setor Bancário Sul, o Sindicato promove a campanha nacional Acorda BB. Em Brasília, os bancários reivindicam respeito à jornada, fim das terceirizações, prorrogação do concurso de 2006, revisão das dotações e fim da lateralidade. Ficou definido que toda quarta-feira será dia de protestos para os trabalhadores do BB.

Abaixo-assinado

O Sindicato continua percorrendo as dependências do BB com o objetivo de buscar assinaturas para abaixo-assinado em favor da prorrogação do concurso realizado em 2006, revisão das dotações, fim da terceirização e da lateralidade, e respeito à jornada de trabalho. Quem não for bancário também pode participar.

Cadastro dos aprovados

O Sindicato continua organizando um cadastro com dados de todos os aprovados no concurso do BB de 2006. O objetivo é mantê-los informados e organizar reuniões, sempre que necessárias. A lista vai facilitar a comunicação do Sindicato com todos os aprovados. Para participar do cadastro, é preciso enviar e-mail para sindicato@bancariosdf.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo (este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo) e informar nome completo, telefone, de preferência celular, e e-mail pessoal. A preferência pelo número celular se deve ao fato da agilidade no envio de mensagens de texto.

As informações estão em http://www.bancariosdf.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário