terça-feira, 11 de agosto de 2020

Refutando dados de Guedes sobre o funcionalismo público

Um "estudo" vagabundo, tendencioso e metodologicamente incoerente do Instituto Millenium recebeu ontem enorme divulgação na imprensa e na TV. O Millenium tem Paulo Guedes entre seus fundadores. O "estudo" denunciava a hipertrofia do funcionalismo público e comparava bananas com maçãs.

Ora bolas, se a quadrilha de Paulo Guedes quer discutir o peso orçamentário do funcionalismo federal, não é mais HONESTO comparar dados internacionais do funcionalismo FEDERAL? O Banco Mundial já coleta tais dados, é só ir ao site WDI consultá-los.

Foi o que fiz. Observem na tabela a seguir que em 2018 (ano com dados mais recentes), o Governo Federal do Brasil gastou com o funcionalismo 12% da Despesa Total, enquanto a média mundial era 22% e a média da América Latina era 29%. Situação similar já acontecia em 2010.

Os gastos federais que são escandalosos para padrões internacionais são os gastos com Juros: 24% da Despesa, quando a média mundial é 6%.

Entenderam que o funcionário público é um bode expiatório para acobertar a exploração dos rentistas? E que Paulo Guedes é um representante desavergonhado dos rentistas?

Entenderam o porquê de o Millenium não usar dados FEDERAIS? Ele não o fez porque o instituto faz lobby para os bancos e os autores do "estudo" sabem que o Gov Fed já gasta MUITO MENOS com funcionários que a média mundial.

Ah sim. Eu mato a cobra e mostro a cobra morta. Quem mata a cobra e mostra o pau é o mentiroso. Na última linha da tabela está o link para a tabela do Banco Mundial de onde tirei os dados. Quem duvidar dos meus dados pode ir até lá conferir.

Petronio Portella Filho

https://twitter.com/petronioPFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário