sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Presidente da CNC, José Roberto Tadros, é Cidadão Honorário de Brasília


foto: Erivelton Viana
Iniciativa da Câmara Legislativa foi unânime 

Matéria de Said Barbosa Dib* 


O presidente da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo -, também presidente do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, José Roberto Tadros, recebeu na terça-feira (26), em solenidade no auditório da sede da CNC na Capital Federal, o título de “Cidadão Honorário de Brasília”. A iniciativa foi do deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Rafael Prudente (MDB-DF), através do Projeto de Decreto Legislativo n°51/2019, aprovado por unanimidade pelos deputados distritais. 

Fizeram parte da mesa na sessão solene em homenagem a José Roberto Tadros, presidida pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), o presidente da Fecomércio do Distrito Federal, Francisco Maia; o embaixador da Grécia, Ioannis Pediotis; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Distrito Federal, Ruy Coutinho Nascimento, representando o governador Ibaneis Rocha; o presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil –, senhor João Martins; e o presidente do SEBRAE nacional, Carlos Melles. 


foto: Erivelton Viana

Prudente relata vida, conquistas profissionais e luta de Roberto Tadros por Brasília 

O deputado Rafael Prudente relatou a vida e a liderança empresarial do homenageado, destacando seu trabalho, particularmente, à frente do SESC e do SENAC. Sua condução à presidência da CNC, segundo o deputado, está “no caminho para construir avanços e consolidar o trabalho que vem sendo feito há anos pela entidade”. 

Ao justificar a homenagem dedicada ao presidente José Roberto Tadros, Prudente afirmou: “Esse trabalho feito com entusiasmo e os reiterados gestos de carinho com Brasília, trazendo investimentos de escolas do SESC e do SENAC, embasam a proposta de outorga do título ao presidente Tadros”. Para Prudente a homenagem representa o reconhecimento dos cidadãos do Distrito Federal aos elevados serviços prestados por José Roberto Tadros, não apenas em relação ao seu trabalho à frente da CNC, mas também “com a realização de outras atividades que orgulham, engrandecem e visam o bem comum da população, trabalhando sempre com entusiasmo e dedicação, se tornando exemplo para nossa cidade”. 

No seu pronunciamento, Prudente fez questão de citar encontros do presidente da CNC com o governador Ibaneis Rocha para tratarem de “soluções para a cidade”. O presidente da Câmara Legislativa, para destacar a dedicação de Roberto Tadros à Brasília, lembrou que há a ideia de se formar na cidade espécie de conselho informal criado pelo governador para estudar, inclusive, a participação da Federação do Comércio (Fecomércio-DF) e o SESC na reforma e administração do Teatro Nacional Cláudio Santoro. “O Sistema ´S` tem muita expertise na área cultural e na administração de teatros. É uma conversa que vamos manter, até mesmo para saber se será viável a execução da proposta”, chegou a dizer o governador Ibaneis para uma coluna do jornal Metrópoles. 

Prudente se referia ao encontro de Tadros em junho passado com o governador Ibaneis. Durante o encontro com o emedebista, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, e o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, chegaram a anunciar o início da construção de três empreendimentos no Distrito Federal com o objetivo de formar profissionais e preparar trabalhadores para o mercado de trabalho. Segundo o governador, as entidades confirmaram a criação de um “hotel-escola” com cerca de 20 andares no Setor Hoteleiro, onde a CNC tem um terreno, além de dois “restaurantes-escola”: um localizado próximo à estação do metrô da 114 Sul e outro na L2 Sul. 

Por fim, Prudente se ofereceu, em nome dos demais deputados distritais e aclamando a liderança do presidente Tadros, para “juntos, lutarmos pelo Sistema ´S` no Brasil”, momento em que foi aplaudido de pé. 


foto: Erivelton Viana

Tadros destaca talento, obstinação e capacidade de realização dos visionários que fizeram Brasília 

José Roberto Tadros, o novo cidadão honorário de Brasília, começou seu pronunciamento emocionado, mostrando a singularidade e a importância de se receber honraria de Brasília: “ser agraciado com o título de Cidadão Honorário é, para mim, uma honra em qualquer cidade desse país continental que é o Brasil. Mas, em Brasília, essa honra ganha o requinte da genialidade arquitetônica, da inovação urbanística, da perspectiva histórica”. 

Tadros destacou o talento, a obstinação e a capacidade de realização dos visionários que idealizaram e tornaram realidade a Capital do País: “É testemunho da obstinação de Juscelino Kubitschek, de engenheiros, operários, políticos, arquitetos, trabalhadores, cujo suor é parte de cada centímetro desse concreto, de cada linha dessa história. E que história!”. E continuou elogiando os candangos: “Vieram erguer seus monumentos, abandonando suas raízes em outros estados, sobretudo no Nordeste, para iniciar aqui uma nova vida que nasceu junto com as construções que ergueram”. 

Ele comparou a missão de Brasília, como capital criada para unir e desenvolver o País, com a missão da própria CNC: “Aqui estamos, solidamente instalados na nossa sede de Brasília que, junto com a sede do Rio de Janeiro e todas as federações de comércio espalhadas pelo País - junto com o SESC e o SENAC -, contribui para o desenvolvimento não apenas de Brasília, mas também do Brasil. Assim como a capital do Brasil foi criada para unir o nosso País, a CNC existe para fazer de cada negócio do comércio, do serviço e do turismo um participante imprescindível na estrutura maior da instituição, que existe para fomentar o progresso e o desenvolvimento.” 

Roberto Tadros disse que a missão dos que trabalham nos gabinetes de Brasília, para o povo brasileiro, é a mesma que norteia os princípios da Confederação que tem a honra de presidir: “lutar por um Brasil maior, em um ambiente de prosperidade, que estimule investimentos, geração de empregos qualificados e renda. O Sistema Comércio é um parceiro de Brasília e do Distrito Federal, por meio da Fecomércio aqui solidamente instalada e que vem protagonizando um trabalho de excelência. Do SESC, do SENAC e da própria CNC”. 

José Roberto Tadros concluiu o discurso dizendo que a honraria que recebia naquele momento era motivo não apenas “de satisfação e alegria, mas, sobretudo, de aumento da responsabilidade de trabalhar, cada vez mais e com mais esperança e afinco, em prol de um Brasil melhor, de uma Brasília melhor para todos. Que sejamos fiéis aos princípios democráticos que fundaram a CNC e Brasília. Que cada gota do nosso suor possa tornar mais fértil o solo dos ideais e da mais importante missão das lideranças brasileiras: criar um País próspero, diminuir as desigualdades e gerar oportunidades para todos” 



Roberto Tadros: o empreendedor, o sindicalista e o intelectual 

Tadros, além de presidente da CNC, preside também o SESC, o Conselho Nacional do SENAC e é presidente licenciado da Fecomércio/AM - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas. 

É bacharel em direito, empresário, líder sindical, professor e escritor. É intelectual, membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), ocupando a cadeira de nº 26, que tem como patrono Rui Barbosa; membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), ocupando a cadeira nº 8, que tem como patrono o Pe. Manoel da Nóbrega; membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), ocupando a cadeira nº 8, que tem como patrono o jurista Adriano Queiroz; é ainda cônsul honorário da Grécia na Amazônia. Também foi apaixonado professor de Filosofia, Sociologia e História. 

É autor dos livros: “Da Razão e das Palavras”, “Marco para Novas Gerações”, “Ideias Confessadas”, “O Grande Amazonas em Marcha”. E coautor do livro “Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas”; e organizador e idealizador do livro “Memorial do Comércio: Histórias das Famílias que Desbravaram o Amazonas” e prefaciador dos livros “Coisas da Tiz” e “Moysés Israel”. 



Formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, José Roberto Tadros, juntamente com seus três irmãos, deu continuidade ao trabalho empresarial iniciado pelo seu bisavô no Brasil. A família de imigrantes, de origem grega, participou do primeiro estágio de desenvolvimento econômico da Amazônia, durante o Ciclo da Borracha, com atividades de importação e exportação, navegação e aviamento na década de 1870, mesma época em que foi inaugurada a mais antiga empresa do Amazonas, a José Tadros & Cia (1874), onde, aos dezoito anos, José Roberto Tadros iniciou a sua trajetória empresarial. 

A atuação como sindicalista teve início na diretoria do SindHotel-AM - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Manaus -, do qual se tornou presidente. Sua gestão foi caracterizada pela perseverante defesa dos interesses dos empresários do setor que representava. Em 1986 foi eleito presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas, do Centro do Comércio do Estado do Amazonas e dos conselhos regionais do SESC e do SENAC. À frente do Sistema FECOMÉRCIO ampliou a atuação do SESC/SENAC, aumentando a capacidade de atendimento desses importantes braços sociais, com unidades terrestres e fluviais. Além disso, modernizou as instalações existentes e iniciou serviços importantes 

O advogado manauara foi, por três décadas, presidente da Fecomércio Amazonas. É profundo conhecedor das dificuldades e das oportunidades da Amazônia e do Brasil. É considerado grande incentivador da cultura e do conhecimento. O empresário amazonense ainda é proprietário do famoso Lord Hotel, de Manaus. 


Depoimentos 

A seguir, alguns depoimentos sobre a vida, a profissão, a personalidade e as realizações do manauara José Roberto Tadros, hoje “Cidadão Honorário de Brasília. Os depoimentos foram coletados durante a bela e calorosa confraternização que se seguiu à sessão em homenagem a Roberto Tadros, na sede da Confederação Nacional do Comércio, em Brasília: 


Leandro Domingos Teixeira Pinto 


Leandro Domingos Teixeira Pinto, formado em Economia e Direito, atual presidente da Fecomércio-AC - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre -, das administrações regionais do SESC e do SENAC e do Conselho de Representantes da Fecomércio naquele estado. Foi eleito com a atual Diretoria da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-, e nomeado para a vice-Presidência Financeira da entidade. Ele deu depoimento sobre José Roberto Tadros. Mostrou a felicidade de ter relação de amizade muito íntima com Roberto Tadros e destacou o amor ao trabalho e ao Brasil do homenageado da noite: “o presidente Tadros, antes de tudo, antes de homem público admirável, é meu amigo. É pessoa extremamente amiga e generosa. Tem muito respeito e carinho pelas pessoas e pelo Brasil. E trabalha, no mínimo, dez horas por dia, sempre querendo ajudar o País a ser grande, menos desigual e mais justo. Este é o Tadros que eu conheço. Tem coração que não cabe dentro do corpo dele. Brasília fez bem com a homenagem”. 

Leandro Domingos disse que conviveu e convive com Tadros, na Confederação Nacional do Comércio, há mais de vinte e cinco anos. E deu mais detalhes sobre o homenageado: “Aprendemos a nos conhecer e, eu, a admirá-lo. É um homem de sensibilidade imensa. Se identifica muito com a Amazônia e com o Brasil. Eu sou do Acre e o Roberto é uma pessoa que conhece o Acre mais do que boa parte dos acreanos. Isto fez com que eu angariasse simpatia muito grande por ele. E uma amizade muito grande. Hoje, inclusive, ele é meu compadre. Dei uma filha para ser apadrinhada por ele, pelo respeito e pela consideração que tenho por ele. Poucas pessoas conheço com a seriedade, a dedicação, a idoneidade do Tadros. É homem que não tem ambições pessoais em detrimento do coletivo. Sempre se preocupando com as pessoas. E eu tenho muito orgulho de tê-lo como meu compadre, como meu amigo e como meu colega de trabalho na CNC. Tive o privilégio de ser escolhido por ele para ser primeiro vice-Presidente Financeiro da Confederação, um dos cargos mais importantes. E eu só aceitei esta responsabilidade por ser Tadros o presidente. Porque ele confiou em mim”. 

Sobre a homenagem que a Câmara Legislativa do DF dedicou a Tadros, Leandro comentou: “É muito merecida. O Roberto tem carinho muito grande por Brasília. Sempre procurou ajudar a cidade. Aqui é um centro de poder. Brasília concentra pessoas do Brasil inteiro. Aqui são tomadas as grandes decisões. E o Tadros vem estudando diuturnamente para ver o que pode fazer para ajudar ainda mais o Distrito Federal. Ele tem trabalhado muito próximo do nosso presidente da Federação do Comércio do DF, Chico Maia, tentando identificar quais são as dificuldades e como resolvê-las. Tem falado também com o governo local. Ele quer é ajudar. Eu tenho certeza que ele vai fazer muito mais pelo DF. E é por isso que ele teve hoje a felicidade de receber o título de ´Cidadão Brasiliense`. Eu conheço bem o Tadros e sei que ele está muito orgulhoso com este reconhecimento. Muito feliz! E, tenha certeza, vai honrar muito este título que recebeu na noite de hoje”. 



Francisco Maia 

O empresário Francisco Maia também fez questão de falar sobre a homenagem ao presidente Tadros. Formado em jornalismo pela UnB - Universidade de Brasília -, mora no DF desde 1963. Foi eleito, por unanimidade, presidente da Fecomércio do Distrito Federal, com a bandeira de promover integração com a CNC e avançar na representatividade da instituição perante os Poderes constituídos e a sociedade brasiliense. É uma das principais testemunhas dos esforços de Tadros em ajudar Brasília. Chico Maia, como é popularmente chamado, disse que era importante esta homenagem “porque ele é um homem das empresas, do comércio. E o comércio de Brasília hoje merece uma liderança nacional do nível do presidente Tadros”. E explicou a importância prática disso: “isso significa, também, que há uma presença maior da CNC aqui em Brasília”. 

No passado, segundo Chico Maia, na época da administração anterior, a CNC tinha presença muito tímida na cidade. Desde que o presidente Tadros assumiu, em novembro do ano passado, segundo ainda Maia, ele passou a estar na cidade toda semana, sempre articulando melhorias para o comércio: “A Diretoria da CNC está presente aqui. Então isso se tornou muito importante para nós, da federação. A importância política disso é que ele procura o presidente, os ministros, os senadores, os deputados, as autoridades de Brasília. Está sempre dando palpite, sempre fazendo sugestões positivas. Amanhã mesmo (quarta, dia 27/11), vão homenagear, na Câmara dos Deputados, os 74 anos da CNC. Eu acho que este título que ele recebeu nesta noite foi muito justo e reconheceu no homenageado aquilo que ele já vem fazendo por Brasília. É importante ressaltarmos isso e darmos a devida importância para esta homenagem”. 



Célio Ferreira de Paiva 

Célio Ferreira de Paiva, presidente do SIMBELEZA-DF - Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética e Profissionais Autônomos do DF- e diretor da Fecomércio - DF, disse que o título que homenageou José Roberto Tadros foi “supermerecido”, pois considera que Roberto Tadros assumiu como presidente da CNC “com a missão clara de pacificar, de unificar, de dar integração entre as entidades do comércio no DF e a CNC”. Ele explicou que teria havido algumas diferenças nas relações entre a Fecomércio do DF e a CNC no passado, quanto ao funcionamento do SESC e do SENAC, mas que Tadros teria resolvido a situação: “A nossa federação passou por turbulências, passou por desgastes junto à CNC. Com Tadros a gente tem visto que a nossa federação se fortaleceu, foi valorizada e ouvida. Ele tem sido um conciliador, um apoiador das nossas idéias na federação. Tivemos um trabalho, em parceria, em que a CNC atuou fortemente no SENAC e no SESC do Distrito Federal, resolvendo problemas e pendências e melhorando o funcionamento dos serviços. O resultado foi fantástico para as duas instituições. E, consequentemente, para a Fecomércio – DF”. Sobre o assunto, Célio Paiva comentou ainda: “neste ponto ele está levando a sério e obtendo grande sucesso junto às federações de comércio de todo o Brasil. Eu, como diretor da Fecomércio do DF, sou testemunha do trabalho que tem sido feito de integração. Daí este título supermerecido”. 

Sobre as constantes reuniões do presidente Tadros com lideranças e autoridades do GDF – Governo do Distrito Federal -, buscando soluções para problemas do DF, Célio comentou: “é importante tanto por fortalecer a nossa federação aqui, distrital, quanto por aproveitar esta porta aberta pela CNC junto do Governo do Distrito Federal, com resultados óbvios. Temos hoje parceria com o BrB - Banco de Brasília - que, num acordo inicial, começou com a Federação de Comércio do DF, mas que agora se estendeu para a CNC, que já fechou com o banco brasiliense para este ser elemento de fomento do Centro-Oeste. Isto é ganho imenso para o Distrito Federal e para a CNC. Isto é fantástico! E ocorreu graças ao presidente Tadros”. 

Célio fala do acordo que a CNC e o Banco de Brasília firmaram para a oferta de crédito às entidades sindicais ligadas à CNC e empresas do comércio no Centro-Oeste, área de atuação do banco. O convênio foi assinado em 10 de outubro, na reunião mensal da Diretoria da Confederação, na sede do Rio de Janeiro, pelo presidente da entidade, José Roberto Tadros, e o presidente do banco, Paulo Henrique da Costa. Acompanharam também a assinatura o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o secretário de Economia do DF, André Clemente. 

O acordo de cooperação prevê, por parte das empresas vinculadas aos sindicatos e federações, acesso às linhas de crédito destinadas a investimentos, produtos e serviços do BrB voltados às micro, pequenas e médias empresas. “Vislumbro um belo futuro. Abrimos importante canal de negociação”, afirmou o presidente José Roberto Tadros na ocasião ao governador Ibaneis Rocha sobre o sentido de cooperação entre o governo do Distrito Federal e as entidades do Sistema Comércio. 



Carlos de Souza Andrade 

Esteve presente à homenagem ao presidente José Roberto Tadros, com grande destaque, o empresário Carlos de Souza Andrade, farmacêutico e comerciante, que fez sua trajetória empresarial no comércio farmacêutico baiano, tendo criado a antiga rede Estrela Galdino e a farmácia de manipulação “A Fórmula” – hoje uma franquia. Fundou o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos da Bahia. Em termos nacionais, ocupou diretorias importantes, como a da ABCFarma - Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico - e da Abrafarma - Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias -. Em seu segundo mandato (2018/2022) como presidente da Fecomércio-BA, Andrade também ocupa assentos no Conselho Nacional de Saúde e na Câmara de Saúde Suplementar do Ministério da Saúde, ambos como representante titular da CNC. É ainda presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE na Bahia. 

Sobre a homenagem de Brasília ao presidente Tadros, deu depoimento apaixonado: “Esta data, para nós, é muito importante por estarmos aqui para homenagear o nosso amigo José Roberto Tadros. Brasília, como capital do nosso País, não poderia deixar de fazer esta homenagem”, destacou. 

Ele elogiou o presidente da Fecomércio – DF, Francisco Maia, que, segundo o dirigente Carlos, foi o idealizador da homenagem a Tadros: “nosso amigo Chico Maia muito sabiamente procurou o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente, que tomou a iniciativa e os deputados concederam este título merecido por unanimidade ao nosso presidente Tadros”. E desejou muito sucesso à Tadros e se pôs à disposição para ajudar o presidente da CNC: “nós, da Bahia, queremos somar ou, quiçá, multiplicar os votos de sucesso para que Tadros sempre continue este presidente dinâmico, competente, sério, trabalhador e que sempre valorizou – e sempre valorizará – o comércio, o serviço e o turismo em nosso País. A Bahia está aqui presente para homenagear, junto com os brasilienses e a brasileiros de todos os recantos do País, o nosso presidente”. Carlos de Souza Andrade lembrou também que considera fundamental a “necessária dobradinha de Tadros com Carlos Melles”, presidente do SEBRAE Nacional: “E tenho certeza de que ele (Tadors), também como presidente do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, junto com nosso companheiro, Carlos Melles, presidente atual do SEBRAE, fará trabalho magnífico. Esta dupla, Carlos Melles e Roberto Tadros, um mineiro e um manauara, vai marcar a história do comércio, do serviço e do turismo no nosso País. Com certeza vão plantar essas sementes que grandes, bons e muitos frutos darão. Parabéns presidente Tadros! Parabéns, Brasília!” 


Muni Lourenço Silva Júnior 

O pecuarista do município de Autazes, Muni Lourenço Silva Júnior, administrador, bacharel em direito, pós-graduado em Direto Processual Civil pela Universidade Federal do Amazonas, é membro de diversos colegiados e importante representante do segmento agropecuário do Amazonas e do Brasil. É ainda presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE no Amazonas. Ele também fez questão de parabenizar o conterrâneo Roberto Tadros. E traçou perfil bastante emocionante do homenageado da noite. 

Muni mostrou a importância da família de Tadros para o Amazonas, destacando a trajetória vitoriosa do homenageado para o nível político nacional: “Presidente Roberto Tadros é conterrâneo que dá orgulho, amazonense ilustre, originário de família tradicional de nosso estado, família empreendedora. Ele sempre pontificou o nosso estado pela sua liderança empresarial no segmento comercial de forma serena, competente, hábil, articulada. Liderança que se projetou para o cenário nacional até bem antes de sua eleição para a presidência da CNC. Liderança que, na verdade, se confirmou com sua chegada à presidência da CNC. Roberto Tadros tem trajetória brilhante de relevantes serviços para o desenvolvimento do Amazonas e da Amazônia”. 

E lembrou ainda o caráter corajoso e visionário de Tadros: “Sempre foi líder importante em toda a Região Norte no segmento comercial. O Amazonas e os amazonenses conhecem perfeitamente as digitais de competência, de capacidade de realização nas inúmeras estruturas físicas do Sistema Fecomércio, SESC e SENAC. Na capital, Manaus, nos municípios do interior do estado, sempre levando capacitação profissional para trabalhadores, promoção social, lazer, esporte e cultura, através desse sistema fantástico que ele, Roberto Tadros, com sua personalidade visionária, corajosa, soube usar em benefício do povo do Amazonas. Personalidade que sempre fez com que ele realizasse muita coisa que outros achavam que era impossível. Como visionário, ele transformou o setor comercial, de serviços e turismo no Amazonas e na Amazônia”. 

No SEBRAE do Amazonas, que presidiu “por alguns mandatos apenas”, segundo Muni Lourenço, “Roberto Tadros soube consolidar a atuação positiva do serviço voltada para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas no Amazonas. Certamente, teve papel importante no delineamento dos trabalhos do SEBRAE no estado a longo prazo”. 

Assim como Tadros, Muni é de família também de empreendedores. Seu pai foi amigo de infância de Roberto Tadros. Sobre isso, disse, emocionado: “temos laços de família muito sólidos com ele. E eu vim aqui para aplaudir mais uma vez as virtudes de Tadros nesta noite maravilhosa. Sinto-me representando toda família amazonense fazendo isso”. E completou brincando: “sem ´carregar na tinta`, pois nós somos um tanto quanto suspeitos, porque somos conterrâneos, grandes amigos, tenho com muita clareza que todas as homenagens serão poucas a José Roberto Tadros por toda a sua dedicação, seu comprometimento, sua folha de serviços prestados ao Amazonas, à Amazônia e ao Brasil. E pelo que vemos, com esta linda e merecida homenagem de hoje, também à Brasília”. 

*Said Barbosa Dib é historiador, analista político, jornalista, professor e assessor de imprensa da Presidência do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário