quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rodovia JK (DF027): Indústria da Multa ou Erro de Engenharia do Trânsito?


Atenção, queridos vizinhos do Jardim Botânico e arredores! E, porque não, cidadãos motorizados de todo o DF...  Atenção!!! Tenham cuidado com as multas que estão sendo aplicadas no trecho da DF027 (EPJK). Há um erro na sinalização que vem nos induzindo a sermos multados. São várias multas que estão sendo aplicadas por excesso de velocidade (acima de 60Km/hora) naquele trecho que não poderiam ser aplicadas. Não há placa em nenhum momento falando que a velocidade máxima é de 60Km/hora, com veremos a seguir. Mas as multas com esta configuração estão sendo aplicadas indevidamente. Confiram, com atenção, o trecho completo:


Começando a descer a EPJK (DF 027), sentido Balão da Igreja Batista– Ponte JK, há a primeira placa de sinalização de velocidade para 80 Km/hora (figura acima).  É no início da descida da DF 027, na altura da SHIS, conjunto 01 e da SMDB, conjunto 28.


Aqui, ainda na altura da SMDB, conjunto 28, poucos metros depois da primeira, há a segunda placa de sinalização para 80Km/hora (figura acima).



A terceira placa, um pouco mais de 100 metros depois da segunda, ainda descendo a DF027, aparece perto de um imenso outdoor (figura acima).



A quarta placa de sinalização para velocidade de 80Km/hora aparece logo depois, perto de chegar na grande curva, do lado da entrada de uma estradinha vicinal e próxima a outro grande outdoor (figura acima).



A quinta placa de 80Km/hora aparece muito perto da quarta placa, uns 50 metros depois (figura acima). Até agora, nada de placa prevendo 60Km/hora. Certo?


Bem naquela curva da EPDF, há mais uma placa de sinalização (a sexta), também determinando o máximo de 80 Km/hora (figura acima).  Até agora, também, nada de 60Km/hora. Aliás, em nenhuma parte da via há placas determinando 60Km/hora, como veremos. A partir deste ponto não se vê mais qualquer placa falando de velocidade, até que se chega já no pardal que me multou por diversas vezes por ultrapassar 60Km, como se vê na figura abaixo.


Poucos metros depois do motorista já ter sido multado pelo estratégico pardal da figura acima, aí sim, vemos uma placa (a sétima), com o viaduto ao fundo, não de determinação de velocidade, mas pedindo que o motorista diminua a velocidade, como se vê na figura abaixo. Quer dizer: pede para diminuir, mas não diz qual a velocidade. Todas as multas que me deram não registraram velocidade de 80 Km, mas entre 60 e setenta e poucos Km/hora. Quer dizer: a velocidade foi diminuída, como a placa pedia. Importante lembrar que, bem antes do aviso de diminuição da velocidade, já havia sido multado. Aí que está a questão! Armadilha?


Depois, logo ao sair do viaduto, encontramos outra placa de sinalização (a oitava), com pichações e tudo mais, apenas avisando que a 100 metros haveria redução de velocidade, como se vê na foto abaixo.


Prestes a entrar na Ponte JK, vemos, na figura a seguir, uma placa (a nona) lembrando que a ponte é monitorada 24 horas. Ao fundo da foto, logo atrás da placa de 24 horas, vemos um desses sinalizadores eletrônicos apagado.


E, já quase entrando na Ponte JK, aquela imensa barreira eletrônica (que, aliás, se não me engano, foi retirada ontem), mostrando, finalmente, duas placas (a décima sinalização) penduradas na barreira, determinando, aí sim, que a velocidade seja de 60Km. Veja a figura abaixo. Mas eu já havia sido multado lá atrás, antes do viaduto. E aí “Inês é morta!”.


Tenho certeza que não existe a tal “Indústria da Multa” (?). Tenho certeza que o Detran tem a preocupação sincera em salvar vidas, educar e coisa e tal. Acredito que os milhares de brasilienses que passam por aquela via todos os dias, assim como eu, foram induzidos ao erro e foram multados, não por armadilha montada para aumentar arrecadação, mas apenas por um “desacerto” de engenharia do trânsito. Por isso, estou convicto que os senhores responsáveis do Departamento de Trânsito de Brasília tomarão as devidas providências, corrigindo as falhas de sinalização da DF027 (EPJK) e reconsiderando as milhares de multas que este erro acarretou. Com apalavra, o DETRAN-DF.

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