terça-feira, 2 de agosto de 2011

Consultora política entrevista autora do livro "Sarney, a Biografia"

Clique nas imagens para ampliá-las
A baiana Daniele Barretto participou de entrevista, em rede nacional, com a jornalista Regina Echeverria, no “Tribuna Independente”, da Rede Vida de Televisão
A Rede Vida de Televisão convidou a consultora Daniele Barretto para entrevistar a biógrafa Regina Echeverria e o diretor da Editora LeYa, Paschoal Soto, e avaliar o livro ´Sarney - A Biografia', no programa “Tribuna Independente”. Ancorado por Paulo Shimizu Júnior, o programa foi ao ar no dia 09 de junho, às 22:15, com duração de 1 hora e meia, ao vivo para todo o Brasil e pela internet. A baiana, que também escreveu resenhas sobre a obra, agradeceu o convite para a primeira e mais importante entrevista em rede nacional sobre o livro acerca do parlamentar maranhense.
Daniele Barretto, advogada pós-graduada em Direito do Estado, possui mais de 11 anos de experiência na área política na Bahia, tendo ocupado cargos na Administração Pública e realizado advocacia eleitoral, bem como consultoria em marketing político para partidos políticos, coligações eleitorais e candidatos. A convidada analisou o polêmico livro recém-lançado “Sarney, a biografia”, onde é relatada a trajetória política do Senador - que se confunde com a história recente do Brasil -, considerando, inclusive, suas lembranças e avaliações.
“A obra da biógrafa Regina Echeverria preenche uma lacuna histórica! Sarney é o homem mais poderoso da história do Brasil. Esteve, ao longo das seis últimas décadas, no poder; influenciando, inclusive, as mais importantes decisões dos Presidentes da República - quando não estava, ele próprio, nesta posição”, acredita a consultora. Para Regina, além de ouvir centenas de amigos e inimigos do Presidente do Senado e colecionar no livro dezenas de documentos que comprovam as versões escritas, se dedicou também à importantes entrevistas com o parlamentar, proporcionando aos leitores obter informações sobre fatos históricos sob a ótica do maranhense. “O que é excelente: agora temos a visão do protagonista da nossa história recente acerca desta própria história”, opinou.
O âncora do programa, Paulo Junior, enfatizou que “de meados do século passado até os dias atuais, Sarney ocupa páginas importantes da caminhada política nacional, tendo assumido a Presidência num dos momentos mais dramáticos da história política brasileira”. Citou a relevância do maranhense na "parceria com Jânio Quadros, no processo de redemocratização, no árduo trabalho de consolidação da democracia, na luta pela estabilidade econômica da nação, na construção do cenário político de governabilidade do Presidente Lula". Pensamento avalizado pelo editor da LeYa, Paschoal Soto: “a decisão pela edição do livro se deu por se tratar de personagem sem o qual não se pode contar a história política deste país”.
As exigências de Sarney para autorizar a biografia e o pré-julgamento da obra por se tratar de personagem tão polêmico, foram temas abordados pela consultora Daniele Barretto, que considerou inúmeras reportagens que contestam a forma como alguns fatos foram relatados, colocando-os como mera tentativa do parlamentar de eternizar suas versões. Para Daniele, que escreveu uma resenha sobre o livro num curso na Faculdade Cásper Líbero, ao ler algumas matérias acerca da obra, percebe-se este pré-julgamento, por se tratar de "José Sarney" - personagem principal. "A sua obra é longa, Regina. Por uma imposição da própria trajetória política do biografado. Lê-la exige paciência e eu tenho a sensação, quando observo algumas análises feitas por colunistas, que alguns não leram o livro com a necessária atenção antes de elaborar suas resenhas".
A biógrafa, conceituada jornalista, também autora de “Furacão Elis” e “Cazuza, só as mães são felizes”, concordou, complementando que há a necessidade de se avaliar a vida política do ex-Presidente, sem preconceitos. “Por ser jornalista, biógrafa e memorialista acredito que as pessoas têm nuances de comportamento e que a gente pode aprender sempre com a trajetória alheia”, disse.
Tendo solicitado dos internautas que acompanham seu microblog, twitter.com/danybarretto, o envio de perguntas para realizar à entrevistada, Daniele recebeu uma indagação do vice-Presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, que é citado no livro e já ocupou o cargo de Ministro da Integração Nacional: “qual a característica do Senador José Sarney que a biógrafa acha responsável pela longevidade dele na vida pública brasileira”. “A disposição para o diálogo e consenso”, respondeu Regina Echeverria.
Ao final do programa, a autora enfatizou um conselho que o Presidente do Senado citou durante as entrevistas: “Aprenda uma coisa nova todos os dias!”. E elogiou Sarney como "um homem cultíssimo, não há paradigna para ele no Congresso Nacional". Após, endossou a necessidade de leitura, especialmente pelos jovens, acerca da política e cultura e criticou Deputados e Senadores “inacreditavelmente mal informados e incultos”; questionando: “qual o jovem que sai da faculdade hoje e quer ser político? Cadê a juventude que não quer entrar na política?”
Daniele Barretto, que incentiva a Educação Política, concluiu indicando a leitura do livro. "Leiam e entendam quem é Sarney. Desvendar Sarney é conhecer mais sobre esse enigma chamado Brasil. ‘Estudar Sarney’ é desvendar estruturas, é avaliar o que norteia as decisões e alianças”. “Não há como entender política sem entender Sarney. Seus passos são os passos do poder”.

Para informações, roteiros para web e tv, artigos, colunas, análises e comentários políticos, palestras (inclusive resenhas sobre "Sarney, a biografia" e outros livros ligados à política):
Daniele Barretto danisbarreto@gmail.com

Mais fotos do programa:
Na página de Daniele no facebook (FB) você encontrará os links de notícias que foram veiculadas na imprensa sobre a participação da consultora no programa. Também no FB, no álbum "Clube do Livro", leia uma miniresenha sobre o livro.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário