quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cartas de indignação e solidariedade contra o fechamento da TRIBUNA

Solidariedade
Estimado Helio Fernandes e companheiros:
Professor de História há 37 anos, tenho uma dívida de gratidão para com a Tribuna da Imprensa. Quando mais lúgubre era a noite do autoritarismo, nela encontrei refúgio e a possibilidade, por mínima que fosse, de ser informado. Vejo, agora, a que ponto chegam a insensibilidade, a arrogância e o desatino moral desses "donos do poder" que, atravessando os séculos, malgrado roupagens distintas, agem de modo similar para constranger ou asfixiar os que lhes podem ser incômodos.
Ao contrário do grande Helio Fernandes, não concedo ao atual governo o benefício da dúvida ou perdão pela omissão. O episódio da publicidade, negada por Gushiken, é ilustrativo do caráter, não dessa figura menor, mas de seu próprio chefe maior. Deixo-lhes minha solidariedade e manifesto a esperança de que a situação se resolva em breve. Há um considerável pedaço do Brasil que merece a brava Tribuna. Abraça-os,
Antonio José Barbosa - Brasília (DF)

Apelo
E-mail que estou mandado a todos os meus amigos:
Caros Amigos,Não sei se todos sabem, mas o jornal Tribuna da Imprensa parou de circular há uma semana por estar passando por dificuldades financeiras. Tal fato ainda pode ser revertido. Para isso, basta o Supremo Tribunal Federal julgar um processo que está em andamento há quase 30 anos. Com a indenização daria para pagar todas as dívidas do jornal, inclusive os salários que estão atrasados.
Tudo que peço a vocês é que enviem um e-mail para o Ministro pedindo que ele prossiga com esse processo.
Ministro Jjoaquim.Não esqueçam que a informação é um dos bens mais valiosos que o ser humano pode ter e ela está cada vez mais nas mãos da minoria. Beijos,
Larissa Gomes - Rio de Janeiro

INCONFORMISMO E NOSTALGIA
É com inconformismo, lamento e uma sensação de nostalgia que acompanho o fechamento da Tribuna da Imprensa. Minha lembrança da Tribuna vem dos tempos em que acompanhei na Rua do Lavradio a Carlos Lacerda e Odylo Costa filho, Aluízio Alves e Carlos Castelo Branco, quando assistia a preparação da página de opinião e sentei mesmo à máquina como colaborador anônimo ou no fechamento do artigo de fundo e nos editoriais. Depois você assumiu a tarefa de um jornal independente, de opinião e de convicções, aguerrido na defesa do Brasil e de seus caminhos. Nunca deixei de considerar importante ouvir a sua palavra, tantas vezes, nunca diminuiu a admiração pela sua bravura, tenacidade em defesa do Brasil. Espero que a Tribuna da Imprensa ressurja e você continue a dar a sua contribuição fundamental para a imprensa brasileira, como um dos jornalistas mais combativos e brilhantes em nossa imprensa.Um abraço e a solidariedade do
José Sarney

Justiça
Coluna do Helio Fernandes de 03/12 - A Justiça que deveria garantir a liberdade de expressão , luta contra, e impõe o silêncio -
Prezado Helio Fernandes,Leitor do seu jornal há mais de quarenta anos, parabenizo-o pelo histórico título que o senhor escolheu para, mais uma vez, denunciar a injustiça que emana da "Justiça morosa" Cada palavra desse título representa a sua permanente luta e a sua marcante atuação jornalística, cuja característica maior foi sempre a da independência de opinião . Inflexivelmente fiel aos seus princípios e às suas verdades trilhou o difícil caminho da imprensa independente e que nãose curvou, nem se curva aos "donos do poder que estão de plantão". A UDN tinha como dístico que "o preço da independência é a eterna vigilância". Para o senhor, como sinal de reconhecimento pelas suas expressivas jornadas cívicas , como demonstradas diariamente na sua coluna, poderia dizer que "o preço da independência é a solidão. " E esta solidão financeira é o preço que o senhor está pagando, e que contrasta com o extraordinário número de seus leitores. Lembrando Tiradentes, quem sabe se agora ele não diria: "Justitia quae sera tamen." Abraços,
Francisco Carlos Pereira Cascardo - Teresópolis (RJ)

Solidariedade
Vivemos, sem dúvida alguma, num mundo atribulado. As manchetes diárias não são animadoras: crise, corrupção, impunidade e violência. Porém, nada disso me chateou tanto como a notícia da interrupção da circulação da edição impressa da "Tribuna". Aos 49 anos, sou da geração pós-ditadura militar - e, esclareço, não tenho (ou imagino não ter) nenhum parentesco com o famigerado e nada saudoso delegado do Deops. Quando jovem, aprendi a admirar o jornal de Helio Fernandes, ainda no linotipo.
Lia entusiasticamente aquelas "estrelinhas" que indicavam a opinião do corajoso editor. O Brasil deve muito à "Tribuna" e ao Helio Fernandes. A democracia, idem. Sou editor de um pequeno jornal do interior paulista (
Debate), que fundei ainda praticamente criança, aos 17 anos. Lutei a duras penas para sobreviver, enfrentei a ditadura numa cidade conservadora (o DEBATE foi fichado no Ciex como integrante da imprensa alternativa) e, 31 anos depois, ainda resisto ao poder econômico e político - e principalmente contra a intransigência do Judiciário. A exemplo da "Tribuna", também não tenho anúncios oficiais. Mas, convenhamos, editar um pequeno jornal é menos complicado do que um veículo de expressão nacional. Por isso, minha solidariedade ao jornalista Helio Fernandes, na esperança de que a suspensão da circulação impressa seja apenas mais um percalço dos inúmeros que este bravo brasileiro já enfrentou. Acorda, Brasil! Todo apoio à "Tribuna"!!!
Sérgio Fleury Moraes - Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

Judiciário fraco
Meu caro Helio, acabo de chegar de uma curta viagem e como sempre busquei ler os números atrasados da Tribuna da Imprensa e não me assustei ao ler seu libelo contra a Justiça brasileira, exatamente por viver no Brasil. Continuamos ainda, infelizsmente, em um País onde quem deveria assegurar o direito daqueles que são agredidos fica subserviente aos agressores.
Lamentavelmente o Judiciário continua sendo abastecido não pelo alto saber como apregoam, mas pela falta de ética. Aliás, se a escolha de nossos magistrados superiores fosse idêntica aos critérios adotados para provimento dos juízes de primeira instância (talvez por isso o processo da Tribuna da Imprensa tenha andado sem difuculdades nessa instância), provavelmente viveriamos uma outra realidade judiciária.
Porque o Executivo e o Legislativo seguem a letra da Constituição que determina, O PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME SERÁ EXERCIDO, e o Judiciario, logo o judiciario, NÃO? De certo, Helio, a Tribuna saiu do episódio engrandecida, porque mesmo na adversidade e desrespeitada por parte da mais alta Corte de Justiça, mais uma vez, não capitulou. Parabéns a toda a equipe da Tribuna da Imprensa que mesmo na expectativa de perderem seu ganha pão, ficaram solidarios com a empresa. Bonito isso!!!!
Geraldo Ramos - Alcobaça (BA)

Apoio à Tribuna
Quero expressar minha indignação pela situação atual, ansioso por ver novamente A Tribuna da Imprensa circulando e cumprindo seu papel indispensável à defesa dos interesses nacionais.
Ronaldo Antonio Corrêa - D.Sc. - Instituto de Engenharia Nuclear - Rio de Janeiro (RJ)

Tribuna, Lula e PT
Sou assíduo leitor da Tribuna on line e viciado em TV Senado e TV Câmara. Já disse aos meus amigos que, quanto mais leio jornais e ouço parlamentares falando, menos entendo de política. Veja o caso da Tribuna. Não vejo os defensores da democracia dirigindo uma só palavra de solidariedade ao combatente Tribuna da Imprensa, este sim, incansável e corajoso, na defesa da lei no nosso país. Não quero falar dos partidos aliados da ditadura. Quero entender a atuação do Partido dos Trabalhadores. Por que se cala? Ser governo é mais complicado que ser oposição? Ser oposição facilita? O Presidente Lula, grande orador, mas que nada manda, bem que poderia, se quisesse, em conversas reservadas, ajudar o T.I. Mas o PT e seu presidente honorário não se preocupam com isso. Estão mais interessados em acertar a situação dos companheiros sindicalistas em altas sinecura.
Nilson Alves da Silva - Presidente Bernardes (SP)

Dificuldade
É com grande procupação que soube da dificuldade porque passa o único JORNAL que pode ter o conceito de honesto neste país (eu ia escrever o mais honesto, mas não conheço outro). Desde 1954 (com 12 anos) eu ia às 16 horas ao Jardim do Méier comprar a edição do dia e ficava lendo para minha mãe (UDENISTA, tinha dificuldade de leitura), toda a parte política do JORNAL, até as 18:00Hs, Ave Maria (Julio Louzada).
Meu lazer vespertino era futebol até 15:45 e política até 18:00. Grandes dificuldades foram vencidas pelo JORNAL e não será esta, a mais fácil de ser resolvida, que vai vencê-lo. Estamos na época da parceria, vamos buscar o apoio dos poucos honestos que restam neste país e criar a comunidade de apoio à TRIBUNA DA IMPRENSA. O primeiro convidado deve ser o (CAPO DI TUTI CAPI) Sr Luiz Inácio Lula da Silva, o maior beneficiado das vitórias deste JORNAL. Invertendo a ótica, vamos dizer que hoje ele é presidente graças à luta do JORNAL. Minha parte considero encerrada, passo a idéia e vocês, com a imaginação inerente ao profissional da mídia, levem adiante. Não existe limite na luta por um ideal sincero, mas sem luta não existe ideal alcançado. Vamos partir para dentro. Minha mãe dizia "busque o lado bom das piores situações que ocorram na tua vida". A partir de hoje AÇÃÃÃÃO!
Jorge Carlos de Moraes Mello - Rio de Janeiro (RJ)

Solidariedade
Prezado Sr. Helio Fernandes,apresento meu grande descontentamento com a sacanagem, é esta a palavra, que estão fazendo com a nossa Tribuna.
Fábio Vale - Belo Horizonte (MG)

Circulação
Mestre Helio Fernandes, é com o mais profundo pesar que recebo esta notícia (mais parece um sonho mal sonhado )!!! Os seus inimigos são os inimigos do Brasil !!! O que eles gostam é daquele mix de jornal tipo imprensa marron com algo de verdadeiro (para disfarçar). Agora esta turma, bota turma nisso, norte-sul-leste-oeste, vai ficar livre, leve e solta para soltar a "franga de vez" !!! Triste Brasil, que República !!! O que nos espera... (...). Espero que haja uma solução verdadeira e duradoura para que a Tribuna da Imprensa volte a circular o mais breve possível !!! Hélio, conte comigo para qualquer empreitada para salvar a Tribuna da Imprensa !!! Estou contigo e não abro !!! Cordiais saudações,
Hans Braemer - Niterói (RJ)

Suspensão
Reportér máximo Helio Fernandes,É como o repórter mesmo sempre diz: É um País surrealista. Aguardo para breve o retorno da nossa Tribuna. Atenciosamente.
Mário Riêra filho - Itajubá (MG)

Internet
Prezado e glorioso Dr. Helio.Sem churumelas pela paralisação da TI, sem ser eu um marqueteiro (graças ao bom Deus, detesto essa raça!!!), sem querer cair em qualquer vala comum, pergunto:
Considerando a difícil situação, por que não transformar, de vez, a TI num órgão de imprensa eletrônica (a velha e piegas transformação do ovo em omelete ou do limão em caipirinha, que é muito melhor que limonada). O jornal em papel, é questão de tempo, caminha mesmo para a extinção. Apenas seria o apressamento. Nós, os leitores, quremos ler esses editorialistas diariamente, não importa se em papel ou em telas. Vamos em frente! Em que eu posso ajudar? Do seu admirador e, como cidadão, devedor,
Sérgio Dubeux - Rio de Janeiro (RJ)

Apoio
Sr. Helio Fernandes,Ainda que minha solidariedade pela sua coragem nãoo possa ir além deste registro, devo dizer que sendo leitor há quarenta anos da Tribuna da Imprensa, nãoo posso deixar de registrar a enorme perda para todos com a ausência diária deste valoroso jornal circulando nas bancas e na internet. Para mim, especificamente, que moro fora do Brasil a 20 anos, seu jornal era a fonte segura e confiável sobre a vida política e econômica do nosso país. Lamento, juntando-me a milhares de outros seus leitores, que uma justiça mal administrada tenha conseguido realizar aquilo que a prepotência da ditaduta nãoo foi capaz. Espero em breve o retorno à normalidade. Vida longa à TRIBUNA DA IMPRENSA.
Bruno Pedrosa - Bassano del Grappa (Italia)

Tribuna
Lembro de meu pai ter contribuído comprando um bônus da Tribuna da Imprensa no lançamento do jornal. Desde lá, sou leitor. Lamento a situação e espero a rápida recuperação de órgão tão importante. Marcio de Oliveira Fonseca - Rio de Janeiro (RJ)

Blogs
PAINEL DO PAIM presta solidariedade à Tribuna da Imprensa e ao jornalista Helio Fernandes pelas violências sofridas através de décadas. Nosso apoio às lutas históricas da TRIBUNA DA IMPRENSA e do notável jornalista HELIO FERNANDES não se limitam, apenas, a palavras, mas corresponde a atos concretos. Como afirmação de nossa solidariedade ao denodado jornal, ao grande Helio Fernandes, aos seus colunistas, colaboradores, leitores e funcionários, estamos publicando, diariamente, em diversos blogs, englobados sob o título de PAINEL DO PAIM, toda a matéria constante da Tribuna da Imprensa Online.
Edson Nogueira Paim - Niterói (RJ)

Tribuna livre
Folgo em saber que esta Tribuna continua livre, pelo menos na web. Junto-me àqueles que se solidarizam com este jornal em momento difícil, a torcer para que, no final, possamos continuar contando com a sua indispensável existência.João Carlos Olivieri - Rio de Janeiro (RJ)

Justiça
É assim mesmo meu caro e destemino jornalista Helio Fernandes, a nossa (nossa?) Justiça, principalmente, de instâncias superiores, só serve aos Daniel Dantas, Paulo Maluf, Pimenta Neves, Edemar Cid, Calmon de Sá, juiz Lalau e demais corruptos e bandidos deste país. O fechamento deste jornal é mais uma voz que se cala diante dos desmandos, da impunidade, das injustiças, da corrupção. E ainda comemoram em 08 de dezembro, o Dia da Justiça. Faço minhas as suas palavras: QUE REPÚBLICA!
Jorge Moacir - Rio de Janeiro (RJ)

Elogio
O senador Artur Virgilio deu uma exemplar demonstração de grandeza, de desprendimento, espírito público e solidariedade, discursando, no Senado, lamentando a saída de circulação, temporariamente, do jornal carioca Tribuna da Imprensa. Destacou o patriotismo do jornalista Helio Fernandes, que na sua opinião pode até errar, mas também sabe ser justo e, o principal, jamais se omite. Seria bom para a democracia e para a liberdade de expressão se outros políticos também se manifestassem.
Vicente Limongi Netto - Brasília (DF)

Solidariedade
Surpresa e indignada, soube da interrupção temporária da Tribuna da Imprensa. Admiro e respeito o jornalista Helio Fernandes pela sua bravura, coragem e tenacidade. Espero que a Tribuna da Imprensa ressurja breve com o seu jornalismo corajoso, ético, democrático, livre. Será difícil ficar sem o meu querido e indispensável jornal!
Regina A. Avila - Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário