quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Há 40 Anos...

Manchetes do jornal "Tribuna da Imprensa" de 1º de outubro de 1968

Governo vai restaurar indiretas

Parlamentares que passaram o fim de semana na Guanabara informaram já estar até datilografada a emenda constitucional restaurando o sistema de eleições indiretas para governadores de Estado, em 1970, contrariando as posições assumidas pelo marechal Costa e Silva e as declarações do ministro da Justiça, ao chegar ontem em Brasília. A medida é para atender anseios de grupos militares e políticos da Arena que estão convencidos da derrota do Governo em qualquer pleito direto.

Amigos e artistas levam Stanislaw ao túmulo
O escritor, cronista e humorista Sérgio Porto - Stanislaw Ponte Preta - foi enterrado ontem, às 16 horas, no jazigo da família, no Cemitério de São João Batista, tendo o caixão saído da Capela Real Grandeza com grande acompanhamento de amigos e admiradores do artista. Sérgio Porto faleceu às primeiras horas de ontem, vítima de uma síncope cardíaca, depois de receber socorros de urgência no Hospital Brasileiro de Cardiologia, sendo o corpo, depois, transladado para a Capela Real Grandeza. De há muito o cronista estava doente e se encontrava em fase de recuperação.

D. Hélder defende posição da Igreja
SÃO PAULO (Da Sucursal) - Dom Hélder Câmara disse ontem que "aí de nós se a Igreja fosse uma organização fascista, totalitária que nos obrigasse a pensar da mesma maneira. Existem, é claro, as questões fechadas, os dogmas. Dentro deles, todos nós estamos acordados". A declaração foi prestada ao embarcar de regresso a Recife, depois de paraninfar os formandos da Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade Católica, assinalando ainda que, ao seu ver, "é saudável que nas questões abertas haja pontos de vista divergentes dentro da Igreja Católica". Afirmou o arcebispo de Olinda e Recife que hoje, "graças a Deus, há na Igreja Católica uma grande abertura na linha que chamamos de pluralismo, ou seja, o bom entendimento entre os irmãos evangélicos e até mesmo com os não cristãos". Admitiu ser esse "pluralismo externo, também se tornando agradável admitir-se dentro de seus próprios quadros a possibilidade de discordância em questões externas, pois, reafirmo, nos dogmas da Santa Igreja, estamos todos acordes".

Drama: meio time do Vasco no estaleiro
Cinco problemas afligem o Vasco até agora: Brito, Fontana, Ferreira, Nado e Alcir. Mas o departamento médico espera colocá-los em ação no meio da semana para que possam atuar sábado frente ao Botafogo. Brito não jogou contra o Santos e continua com o joelho inchado, mas o Dr. Luiz Leão acha que com o tratamento que está sendo feito o zagueiro terá condições. Fontana, atingido por Pelé no tornozelo direito, já se apresenta melhor, porém deve ser poupado do treino de hoje. Ferreira, Nado e Alcir, todos torceram o tornozelo pisando nos buracos do Maracanã, também devem ser poupados do treinamento marcado para hoje em São Januário. Antes do treino, Paulinho como faz habitualmente às terças-feiras, falará aos jogadores. Apontará os erros anotados no jogo com o Santos, principalmente o que considerou grave, a marcação do meio-campo no momento em que o Santos perdia por 2 a 0 e reagiu para chegar ao empate. Dirá, porém, que o quadro demonstrou grande espírito de luta.
Leia 40 anos de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário