terça-feira, 8 de junho de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora com calma e paciência)

O GLOBO
CÚPULA DO PT SOUBE DE DOSSIÊ NO FIM DE 2009

Apontado como bode expiatório no episódio do suposto dossiê contra o pré-candidato José Serra, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) não era o único que sabia das denúncias. Toda a cúpula petista que integra a coordenação de campanha da pré-candidata Dilma Rousseff tinha conhecimento, desde o fim de 2009, da existência de um farto material investigativo contra o tucano e sua filha, Verônica Serra. Ontem, dois jornalistas envolvidos no caso negaram a versão do delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo das Graças Sousa, de que o comitê petista desejou contratar serviços de espionagem. Segundo relatos feitos ao GLOBO por dirigentes do PT, o partido esperava que aliados do exgovernador Aécio Neves (PSDB-MG) usassem o material durante o processo de disputa interna no PSDB para a escolha do presidenciável tucano. Como isso não ocorreu, contou um integrante da campanha petista, houve a decisão coletiva de se ter acesso a esse material, que estava sendo investigado pelo jornalista Amaury Ribeiro Junior. Na ocasião, Amaury acabara de sair do jornal “O Estado de Minas”. Na coordenação de campanha de Dilma, o dossiê passou a ser usado internamente como “arma secreta”, para ser usada, se necessário.

FOLHA DE S. PAULO
UM TERÇO DOS ESTUDANTES JÁ SE EMBRIAGOU

Dados estão em pesquisa com alunos do ensino médio das escolas privadas de SP; 7% se embriagam até 5 vezes por mês. Levantamento em escolas particulares da cidade de São Paulo revela que um em cada três estudantes do ensino médio (15 a 18 anos, em média) se embriagou - bebeu cinco ou mais doses de álcool na mesma ocasião - ao menos uma vez no mês anterior à pesquisa. Feita pelo Centro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a pesquisa mostra que 5,4% das mulheres e 7,3% dos homens nesse grupo se embriagam de três a cinco vezes por mês. A venda de álcool a menores é proibida. Dos alunos de 7ª e 8ª série, 14,2% se embriagaram ao menos uma vez. Foram ouvidos 5.226 estudantes em 37 escolas. (Págs. 1, C1 e C3)

O ESTADO DE S. PAULO
CAMPANHA DE DILMA MUDA APÓS DOSSIÊ E CRISE EM MG

Coordenador petista, Pimentel perde espaço em meio a escândalo e por causa de acordo com PMDB. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel deverá se afastar da coordenação da campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Roussef. Além de ter o nome ligado a um suposto dossiê contra o presidenciável tucano, José Serra, Pimentel sai enfraquecido com a decisão do PT de apoiar a candidatura do senador Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas Gerais. Pimentel desejava concorrer, mas acabou derrotado, com o PT de Minas enquadrado ontem pela direção nacional do partido. Agora, o ex-prefeito será candidato ao Senado na chapa encabeçada por Hélio Costa. Amiga de Pimentel desde a juventude, Dilma ficou irritada com as atitudes do ex-prefeito, pondo em risco a aliança com o PMDB. O isolamento de Pimentel é a segunda baixa na campanha de Dilma - a primeira foi a do jornalista Luiz Lanzetta, que fez contato com agentes de serviços secretos em suposto esquema para produzir dossiês contra Serra. (Págs. 1 e Nacional A4)
JORNAL DO BRASIL
PT ENQUADRA PT EM MINAS

Hélio Costa é escolhido, e Pimentel perde espaço. A direção nacional do PT enquadrou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e confirmou para a disputa do governo de Minas Gerais o nome do ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB). Pimentel se desgastou pela insistência em disputar o cargo e por ter o nome envolvido na tentativa de criação de um suposto dossiê com denúncias contra o tucano José Serra, rival da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. O presidente do partido, José Eduardo Dutra, reconhece que será "difícil", mas crê na vitória no segundo colégio eleitoral do país. (Págs. 1 e País A4)

CORREIO BRAZILIENSE
DE INVESTIGADOR A INVESTIGADO

Ministério Público abre processo contra Leonardo Bandarra, mas ele fica no cargo. O procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra, escapou de ser afastado do cargo pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Mas vai responder a processo administrativo disciplinar por suspeita de vazamento de informações e corrupção. Os integrantes do Conselho acompanharam de forma unânime o voto do corregedor nacional do MP, Sandro Neis. Ele defendeu uma investigação sobre a conduta de Bandarra e da promotora Deborah Guerner ao identificar “indícios muito fortes” de falta funcional, em favorecimento a Durval Barbosa. O afastamento dos dois agentes públicos foi negado em resultado apertado — 7 votos a 5. (Págs. 1 e 27)

VALOR ECONÔMICO
NE OFERECE 30% DOS NOVOS EMPREGOS NA CONSTRUÇÃO

Em ebulição, a indústria da construção civil cresce a taxas chinesas no Nordeste, resultado da combinação entre crédito farto, déficit habitacional elevado e crescentes investimentos em infraestrutura. O bom momento, no entanto, vem acompanhado de uma grave crise na oferta de mão de obra, o que já está se traduzindo em perdas para algumas empresas. Faltam pedreiros, pintores, carpinteiros, eletricistas, engenheiros e até estagiários. A região responde por três em cada dez empregos gerados no setor em todo o país, enquanto o consumo de cimento nos nove Estados cresceu em média 9,3% ao ano entre 2006 e 2009, muito acima da média nacional de 5,9%. O mercado da construção no Nordeste deve continuar aquecido nos próximos anos. Além das boas perspectivas para o segmento residencial, puxado pelo programa Minha Casa Minha Vida e pelo aumento do crédito imobiliário, a região abrigará três sedes da Copa do Mundo de 2014, o que deverá gerar investimentos importantes em Fortaleza, Recife e Salvador. (Págs. 1 e A12)



Nenhum comentário:

Postar um comentário