terça-feira, 6 de abril de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES
(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora a noite)


Tucanos respondem dizendo que pré-candidata do PT faz terrorismo. Pré-candidata do PT à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff participou da convenção do aliado PR e se reuniu a portas fechadas com o ex-governador Anthony Garotinho. "É um parceiro antigo", disse ela. "Somos amigos históricos", devolveu ele. Tom muito diferente Dilma usou para atacar a oposição, especialmente o PSDB do ex-governador José Serra, revelando a linha que adotará na campanha: tachar a oposição de "anti-Lula" e "falsos cordeiros". No estilo evangélico de Garotinho, usou urna fábula para chamar Serra, sem citá-lo diretamente, de "lobo em pele de cordeiro". Mais cedo, em entrevista, ela já tinha responsabilizado Serra pelo "apagão" no governo FH. O PSDB classificou o discurso de Dilma de descompensado e terrorista. (págs. 1, 3 e 4)

FOLHA DE S. PAULO
RODOANEL REDUZ TRÁFEGO DE CAMINHÕES EM 43%

Prefeitura prevê melhora na cidade toda; para economista, efeito é limitado. A abertura do trecho sul do Rodoanel aliviou o trânsito de caminhões na avenida dos Bandeirantes (zona sul de SP), caminho para o sistema Anchieta/Imigrantes e o porto de Santos. A Folha constatou redução de 43% entre as 16h e as 17h, horário que a Companhia de Engenharia de Tráfego considera de pico. Ontem, circularam 816 caminhões nos dois sentidos; em 22 de março, também uma segunda-feira, foram 1.427. Foi o primeiro grande teste dos efeitos do Rodoanel, cujo trecho sul foi aberto para o tráfego na quinta. A CET registrou ontem queda de 18% na lentidão média em toda a cidade, das 7h às 19h, na comparação com 22 de março. A prefeitura espera reduzir o trânsito em até 12%; para o economista Ciro Biderman, da FGV, porém, o efeito positivo é temporário. (págs. 1, C1 e C4)

O ESTADO DE S. PAULO
EUA OFERECEM AJUDA A ALGODÃO BRASILEIRO E PAÍS ADIA RETALIAÇÃO

Brasil aceita ampliar prazo até que americanos implementem propostas negociadas. A dois dias de iniciar a retaliação aos EUA por conta dos subsídios ao setor do algodão, o governo prorrogou o prazo para 22 de abril, para estender o diálogo com Washington. O Brasil espera que os americanos adotem medidas já negociadas, entre as quais a criação de um fundo no valor de US$ 147,3 milhões anuais para financiar projetos do setor de algodão brasileiro. As propostas são consideradas provisórias, mas podem servir para uma solução definitiva para a disputa na Organização Mundial do Comércio, que deu ao Brasil o direito de retaliar os EUA. (págs. 1 e Economia B1)


JORNAL DO BRASIL
ALÍQUOTA DO ETANOL CAI A ZERO

O governo brasileiro decidiu reduzir para zero a alíquota do Imposto de Importação do etanol até o fim de 2011, em reunião segunda-feira da Câmara de Comércio Exterior (Camex) – fórum que reúne ministros de Estado. A informação foi dada pela secretária-executiva do órgão, Lytha Spíndola. A alíquota de importação do biocombustível era de 20%. A eliminação da taxa entrará em vigor depois que o governo concluir a inclusão do produto na lista de exceções do Mercosul e publicar oficialmente a medida. A secretária informou que a medida atende à uma reivindicação da União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica).
– É um pleito da Unica. A entidade avalia que a medida poderá reduzir as barreiras ao produto (no exterior) – disse.
“O pedido (de zeragem do imposto) reflete posição histórica da Unica, que sempre defendeu o livre comércio, sem barreiras tarifárias ou não tarifárias para os combustíveis renováveis de eficiência energética e ambiental comprovadas, como é o caso do etanol brasileiro de cana-de-açúcar”, informa a entidade em sua página na internet.
De acordo com Lytha Spíndola, a medida não tem por objetivo estimular as importações de etanol. “O Brasil é um grande produtor de etanol. Não temos nada contra importar, mas se acontecerem (as importações), elas serão marginais”, afirmou.

CORREIO BRAZILIENSE
DE VOLTA À CÂMARA E COM GRANA NO BOLSO

Quinze deputados que exerciam funções no Executivo antes de se desincompatibilizar recebem R$ 16,5 mil — valor equivalente a um salário — como ajuda de custo no retorno ao Congresso. A verba é destinada exclusivamente a despesas com transporte e beneficia até parlamentares com residência em Brasília. A festa com o dinheiro público também se estende aos suplentes, que cedem lugar aos titulares, mas ganham o dinheiro extra conhecido como 14º salário no legislativo (págs. 1 e 7)

VALOR ECONÔMICO
EDUCAÇÃO TERIA AGÊNCIA REGULADORA

Inspirados nas agências reguladoras de saúde, energia e petróleo, professores, pais, alunos, gestores públicos, sindicalistas e representantes de organizações sociais querem que o poder público aumente a regulação sobre a educação particular no país, em todos os níveis de ensino. Cerca de 3 mil delegados reunidos na 1ª Conferência Nacional de Educação, encerrada na quinta-feira, em Brasília, aprovaram proposta que, na prática, significa que a educação passe a ser interpretada legalmente como um bem público e que sua oferta pela iniciativa privada se dê por meio de concessão.

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário