terça-feira, 6 de abril de 2010

Sarney quer votar projetos do pré-sal antes das eleições

Em sua primeira entrevista depois de se submeter a uma cirurgia para a retirada de um cisto no lábio, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou na manhã desta terça-feira (6) que seu empenho agora é apressar a votação de projetos que aguardam deliberação do Plenário, principalmente os do pré-sal. Ele disse que as matérias terão de ser votadas antes das eleições.
- Vamos tentar votar as matérias antes das eleições, principalmente as referentes ao pré-sal, que têm prazo constitucional a ser obedecido. A primeira delas entra na pauta do plenário no dia 9 e começa a bloqueá-la no dia 19 - disse.
Os quatro projetos de lei do Executivo relativos ao marco regulatório para exploração da camada pré-sal, mencionados por Sarney, estão entre as principais matérias que aguardam deliberação no Senado. Na semana passada, encerrou-se o prazo de apresentação de emendas a todas elas.
O primeiro projeto a que Sarney se refere é o PLC 309/09, que cria a empresa Petro-Sal e que, no dia 19 de abril começa a trancar a pauta se não for votado. Os outros três são os PLCs 7/10, 8/10 e 16/10. Eles serão incluídos na ordem do dia até 27 de abril, trancando a pauta a partir de 5 de maio, se não forem votados.
Na mesma entrevista, Sarney foi indagado sobre as aposentadorias que recebe como ex-governador e como ex-servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão. O presidente do Senado explicou que o Tribunal de Contas da União tem jurisprudência firmada nesse assunto e que ele se encontra legalmente na mesma situação de milhares de ex-servidores que acumulam aposentadorias no Brasil.
Questionado sobre a cirurgia que fez em São Paulo para a retirada de um cisto no lábio superior, Sarney respondeu fazendo brincadeiras:
- Eu estou bem. Salvei meu bigode. Fiz toda a força para salvá-lo.
Teresa Cardoso/ Agência Senado

Veja também:
Projetos do pré-sal recebem 80 emendas no Senado
Comissões devem realizar debate conjunto sobre os quatro projetos

Um comentário:

  1. Presidente, gostaria de saber se os funcionários Federais estável que estão cedidos em outros órgão poderão optar para trabalhar no Pré-sal, Vossa Senhoria sabe que estes funcionários na sua grande maioria estão mais de 10 anos cedidos a outros órgão sem poder optar e não querem voltar para seus órgão de origem com medo de sofre represaria, modesta parte Vossa Excelencia sabe que os currículos deste funcionários são maravilhosos todos sérios e podem contribuir muito com suas experiências nos judiciários onde a maioria estão cedidos querendo voltar esperando uma oportunidade, agradeço pela atenção e desde já pedindo a DEUS que proteja sua saúde fica com A APAZ do SENHOR JESUS CRESTO em seu coração e de seus familiares AMEM..

    ResponderExcluir