Ivan Richard – Agência Brasil
Guaraí (Tocantins) – A forte chuva levou ao adiamento da inauguração do trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga o município de Colinas do Tocantins a Guaraí. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Palmas por voltas das 9h, mas não teve condições de prosseguir a viagem por causa do mau tempo. Também estava prevista a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na cerimônia.
Com extensão de 133 quilômetros, o trecho que seria inaugurado foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que somaram R$ 384 milhões. Com as obras de ampliação e modernização, a Ferrovia Norte-Sul terá 2.254 quilômetros e cortará quatro estados – Maranhão, Goiás e São Paulo, além do Tocantins. O atual traçado da ferrovia é responsável pelo escoamento de 33% da produção agrícola do país.
Segundo a Casa Civil, serão destinados à obra R$ 6,5 bilhões. Desse total, R$ 5 bilhões serão investidos até o final de 2010 e o restante, no próximo ano.
Ainda não foi definida uma nova data para a inauguração do trecho da ferrovia entre Colinas do Tocantins e Guaraí.
Norte-Sul será concluída até fim de 2010
A ferrovia Norte-Sul, de Açailândia (MA) a Anápolis (GO), estará em operação até o final deste ano, afirma o presidente Lula em entrevista exclusiva ao Jornal do Tocantins publicada na edição desta terça-feira (23/3). Segundo Lula, a ferrovia contava em 2003, quando assumiu o governo, com apenas 215 quilômetros de trilhos, ligando Açailândia a Aguiarnópolis (TO).
Em sete anos, nós imprimimos um ritmo mais acelerado às obras, construindo mais 371 km, ligando Aguiarnópolis a Guaraí, também aqui no Estado. E estamos com obras em execução no trecho de 978,5 km, entre Guaraí e Anápolis (GO). No PAC-2, que vamos lançar ainda este mês, estamos incluindo a extensão da Norte-Sul de Anápolis até Estrela D’Oeste, no interior de São Paulo – mais 680 km –, o que vai permitir a ligação com a malha ferroviária paulista e, consequentemente, com o porto de Santos. Será beneficiada uma área de 1,8 milhão de km2, correspondendo a 21,8% do território brasileiro, onde vivem 15,5% da população. Com a Norte-Sul, estamos garantindo uma logística adequada ao escoamento da produção agropecuária e agroindustrial da região.
Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.
Lula disse também que o governo federal vem investindo em infraestrutura naquele estado. Segundo o presidente, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destina cerca de R$ 3 bilhões “só na infraestrutura logística (sistemas, vias e terminais de transportes) no período 2007-2010″.
Estes investimentos são realizados em todos os modais de transporte. No modal ferroviário, vamos concluir até o final deste ano todo o trecho da Norte-Sul no Tocantins e ainda chegar até Anápolis/GO. Será a viabilização de um corredor ferroviário que, junto com a Estrada de Ferro Carajás, terá mais de 2,2 mil km e permitirá o escoamento das cargas locais pelo Porto de Itaqui/MA. Já concluímos, no mês passado, o projeto básico da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai ligar a Norte-Sul, em Figueirópolis (TO), a Ilhéus (BA), com 1526 km de extensão. Sexta-feira, já vamos lançar, em Ilhéus, os editais para a contratação das empresas que vão construir os trechos da primeira etapa desta Ferrovia. Em relação às hidrovias, as obras nas Eclusas de Tucuruí serão concluídas e terão início as obras de derrocamento de pedrais no Rio Tocantins.
A dívida constitucional da União com Tocantins também foi abordada pelo jornal. O presidente explicou que o governo federal honra os compromissos de dívidas que tenham sido reconhecidas. Sobre as eleições em 2010 e a composição do palanque em Tocantins, Lula enfatizou que “precisamos separar quem está ao lado do nosso projeto nacional de mudanças e quem não está”.
Do Blog do Planalto
Artigos relacionados
Presidente visita obras da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis
Ferrovia Norte-Sul vai aumentar competitividade do cerrado
Inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul e jantar com rei e rainha da Suécia
Nenhum comentário:
Postar um comentário