O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou uma série de recomendações à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que deverá substituir, em 2014, o atual Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi). O sistema registra todas as receitas e despesas da União, com atualizações diárias. Para o ministro Walton Alencar, a relevância de uma nova plataforma é indiscutível. “Por meio dele [Siafi], opera-se toda a administração financeira federal, razão por que o TCU acompanha simultaneamente a elaboração do novo Siafi”, afirma. A idéia é evitar o que ocorreu no desenvolvimento do “Siafi XXI” em 2005, quando uma tentativa de substituição do atual sistema fracassou e consumiu mais de R$ 30 milhões dos cofres públicos, segundo os técnicos do tribunal. É a segunda vez que os técnicos do tribunal avaliam o desempenho do novo sistema. No fim do ano passado o tribunal havia determinado que a STN apresentasse, dentre outros resultados, um plano de ações que impedissem falhas na execução do projeto. O objetivo era analisar, dentre outras questões, os riscos ao projeto, possíveis irregularidades e oportunidades de melhoria. Segundo o relatório de inspeção, no entanto, apresentado após as primeiras determinações, foram identificadas falhas no cumprimento do processo de avaliação de pagamento e não ficaram demonstrados os critérios de aceitação e os indicadores de níveis de serviço para produtos previstos em contrato firmado há um ano entre a STN e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
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