sábado, 6 de março de 2010

Petrobras patrocina Festa Literária de Pirenópolis

Entre os dias 11 a 13 de março, será realizada em Goiás a segunda edição da Festa Literária de Pirenópolis – Literatura e Cinema (FLIPIRI), patrocinada pela Petrobras. A festa promove uma extensa e dinâmica programação com atividades como bate-papos com escritores, lançamentos de obras literárias inéditas, contadores de histórias, recitais de poesia e oficinas para adultos, jovens, crianças e professores, além de uma exposição de artes plásticas, mostras cinematográficas e shows musicais. Todas as atividades serão gratuitas e muitas delas apresentadas por artistas de Pirenópolis.

pirenopolis

Nos três dias de Festa, a II FLIPIRI ocupará importantes pontos de divulgação cultural no Centro Histórico de Pirenópolis, como o Cine-Teatro Pirineus, onde curtas e longas-metragens serão exibidos, seguidos de debates com seus realizadores; a Praça da Leitura, com um palco para apresentação de contadores de histórias, recitais de poesias e apresentações musicais; o Teatro de Pyrenópolis, que será decorado para abrigar oficinas e concertos musicais; o Museu do Divino, com a exposição “Intervenção desnuda”; e a Escola Estadual Comendador Joaquim Alves, que abrigará diversas oficinas de formação de professores, jovens, adultos e crianças.

A produção cultural da Festa também será estendida a dez localidades afastadas do famoso centro histórico de Pirenópolis. Escritores da Casa de Autores de Brasília, parceira também na primeira edição da Festa, irão a povoados para encontrar alunos e professores e apresentarem seus livros, que serão distribuídos com antecedência nas escolas rurais locais. Os escritores contarão histórias e falarão de suas trajetórias e experiências, desvendando o universo da literatura e suas vertentes.

A abertura da Festa Literária de Pirenópolis – Literatura e Cinema, que este ano deve reunir mais de 20 autores de Goiás e outras regiões brasileiras, contará com a presença de Moacyr Scliar, Ignácio de Loyola Brandão e André Neves – importantes nomes da literatura no Brasil -, além de autoridades locais. A cerimônia será realizada no Teatro de Pyrenópolis, dia 11 de março, a partir das 19 horas, com entrada gratuita.

A grande homenageada desta segunda edição da Festa é a atriz e escritora brasileira Eliane Lage, autora da celebrada autobiografia Ilhas, Veredas e Buritis, que, após rodar o mundo escolheu Pirenópolis como sua cidade. A homenagem será presidida pelo também escritor Ignácio de Loyola Brandão, no dia 13 de março, às 20h, no Cine-Teatro Pirineus.

Circuito de Criação em Pirenópolis

No dia da abertura do FLIPIRI, no Museu do Divino, será realizada a 1ª Mostra de Circuito de Criação em Pirenópolis – Intervenção Desnuda, iniciativa que reúne os artistas do Circuito de Criação em Pirenópolis e alguns convidados. O objetivo é apresentar as obras desses artistas utilizando um suporte comum a todos – um busto feminino, no qual cada um revela seu olhar e interferência com resultados instigantes e reveladores. Cada evento trará um novo olhar e uma nova proposta elaborados por Vera Michels, Roque Pereira, Mercedes Monteiro, Claudia Azeredo, Rosane Regis, Cristina Galeão e artistas convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário