quinta-feira, 18 de março de 2010

Entidades e deputados entregam substitutivo do "Ficha Limpa" a Temer

Mas o presidente da Câmara embroma e sai pela tangente...

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pediu a inclusão da proposta na pauta do Plenário já no início de abril.

Janine Moraes
Proposta apresentada ao Congresso pela sociedade já tem mais de 1,5 milhão de assinaturas de apoio.

Entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e parlamentares entregaram, nesta quarta-feira (17), ao presidente da Câmara, Michel Temer, o substitutivo do relator do grupo que analisou as propostas sobre Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros), deputado Índio da Costa (DEM-RJ). O objetivo das propostas é proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Foi subscrito por mais de um milhão de pessoas.

O MCCE pediu prioridade para a votação da proposta e quer a inclusão da matéria na pauta do Plenário já no início de abril. Temer disse que, na próxima reunião de líderes, na semana que vem, vai conversar sobre a votação, mas advertiu que é preciso cuidado para não gerar falsas expectativas. Ele afirmou que é importante assegurar o apoio da maioria da Casa para evitar uma eventual rejeição da proposta em plenário – hipotése que ele classificou como desastrosa. “Não devemos levar o projeto desajustado para o plenário”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, mesmo sabendo que o projeto de lei passou por uma Comissão Especial da Câmara criada exatamente para fazer ajustes no texto. Com isso, Temer praticamente enterra a possibilidade do projeto de lei ser votado antes das eleições de outubro deste ano.

O presidente da Câmara argumentou que o grupo de trabalho que analisou as propostas sobre Ficha Limpa cumpriu o calendário acordado. Além da celeridade no trabalho do grupo, Temer disse que a decisão de apensar o projeto de iniciativa popular - PL 518/09 – a outras propostas sobre o tema reduziu em quase um ano o prazo de tramitação da proposta.

Leia mais...

Um comentário:

  1. voces tem o rabo preso por isso nao votaram a favor da ficha limpa? Para o nosso pais sair dessa lama prescisamos limpar essa panela de politicos corrupitos e sujos até quando temos que aturar essa sujeira??

    ResponderExcluir