quinta-feira, 11 de março de 2010

Sarney tem encontro hoje com Lula


O assunto principal é o "Pré-sal"

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que vai tentar na Casa um amplo acordo entre todos os estados e municípios em torno da partilha do dinheiro a ser arrecadado com o petróleo extraído da camada pré-sal, mas de uma forma que os estados produtores não percam tanto quanto o previsto no texto aprovado pela Câmara dos Deputados. Uma emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) ao projeto que estabelece o modelo de partilha dos recursos do pré-sal garante divisão igualitária de todo o dinheiro entre estados e municípios. Jucá e o presidente do Senado, José Sarney, vão ainda hoje conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os projetos do pré-sal .
O líder do governo garantiu também que todos os projetos que tratam do pré-sal tramitarão no Senado em regime de urgência, ou seja, terão que ser aprovados ou rejeitados no prazo de 45 dias."O Senado Federal é a Casa da Federação, e por isso vamos negociar, de forma a que todos sejam beneficiados, mas que os estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, não percam tanto quando prevê aquilo que foi aprovado na Câmara", disse Romero Jucá.




Sarney diz que conversa com Lula também tratará de PMDB e sucessão eleitoral

O presidente do Senado, José Sarney, afirmou que a reunião desta quarta (11) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratará de "questões institucionais do PMDB e terá uma pauta aberta, na qual evidentemente a sucessão eleitoral é um dos temas". Pouco antes de se encontrar com Lula, Sarney recebeu a visita do presidente da Câmara, Michel Temer, que também é do PMDB.
Ao ser questionado, de manhã, sobre o processo interno contra o ex-diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, Sarney declarou que não sabia qual decisão seria tomada, "pois esse processo está correndo normalmente e ainda não chegou à Presidência [do Senado]". Logo depois, o 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), confirmou em entrevista coletiva que Agaciel não será exonerado, mas suspenso por 90 dias.
Perguntado se a pauta do encontro incluía possíveis alterações no projeto que trata da distribuição dos royalties do petróleo, José Sarney disse que "a porta está aberta e qualquer assunto é assunto".
Ainda de manhã, Sarney recebeu o novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, que substituiu Tarso Genro. Luiz Paulo disse que o encontro representou uma "visita de cortesia", já que ele assumiu o cargo há um mês.
O ministro disse que um dos assuntos discutidos foi "a pauta legislativa de interesse do Ministério da Justiça", citando como exemplos o projeto que cria o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, "que permitirá modernizar a análise de fusões, entre outros procedimentos", e o projeto que modifica o Estatuto do Torcedor, "importante para garantir a paz nos estádios".
- Os últimos incidentes em estádios preocupam - ressaltou ele, lembrando que o Brasil sediará a Copa de 2014.

Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário