quarta-feira, 3 de março de 2010

Secretária de Estado dos EUA visita Congresso Nacional

Brasil pode ter papel estratégico em diálogo com Irã, diz Hillary

Saulo Cruz
Hillary Clinton elogiou ações do governo brasileiro em Honduras e no Haiti.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou hoje, em reunião com deputados e senadores brasileiros, que o Brasil pode desempenhar um papel estratégico no esforço internacional para mudar os objetivos da política nuclear do Irã. A informação é do deputado Maurício Rands (PT-PE), integrante da Frente Parlamentar Brasil-Estados Unidos, que participou da reunião.

Segundo ele, Hillary afirmou que, como o Brasil tem relações amistosas com o Irã, isso facilitaria o diálogo com o governo iraniano. Ela afirmou que não há clareza sobre as intenções pacíficas das ações de Teerã na área nuclear. Um eventual uso militar poderia, segundo ela, representar risco para a segurança internacional.

O presidente da Câmara, Michel Temer, disse à secretária norte-americana que o Brasil é um país com vocação para o diálogo e considera a negociação diplomática a principal ferramenta para solução de conflitos internacionais. Já o presidente do Senado, José Sarney, lembrou que o Brasil é signatário de dois tratados internacionais contrários à proliferação e à produção de armamentos nucleares.

- Debatemos os problemas da América Latina, as relações com o Brasil e os problemas que desafiam o futuro da humanidade, dentre eles a corrida nuclear - explicou José Sarney.

Segundo o presidente do Senado, a secretária de Estado afirmou que o Irã vem desenvolvendo armas nucleares visando Israel, e vem procurando manter hegemonia no Oriente Médio. Hillary Clinton pediu que o Brasil colabore para a não-proliferação de armamento nuclear. O presidente do Senado lembrou à secretária a tradição pacifista do país e mencionou que o país é signatário do Tratado de Tlatelolco, para a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e Caribe, de 1967; e que integra a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, criada em 1986 por iniciativa do governo brasileiro, à época gerido pelo próprio Sarney.

Honduras

Em relação a Honduras, Hillary fez um apelo, segundo Maurício Rands, para que o Brasil apoie o esforço multilateral para o reconhecimento do governo do presidente Porfirio Lobo, eleito em novembro do ano passado. Ela lembrou que o Brasil também desempenha um papel estratégico no caso de Honduras, pois tem atuado para estimular o diálogo entre as forças políticas do país desde a deposição do ex-presidente Manuel Zelaya.

Governança internacional

Segundo Rands, Hillary também destacou a importância de uma parceria estratégica entre Brasil e Estados Unidos para ajudar na consolidação de um projeto de governança internacional. Ela ainda elogiou a participação do Brasil na 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague em dezembro do ano passado. Hillary também elogiou, segundo Rands, as ações do Brasil no Haiti antes e após o terremoto que atingiu o País em janeiro deste ano. Ela classificou como excelente o trabalho de coordenação da força de paz no país caribenho.

Saúde

Rands ainda informou que a secretária de Estado norte-americana também demonstrou interesse no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela lembrou que uma das prioridades do presidente Barack Obama é justamente universalizar os serviços de saúde nos Estados Unidos, assegurando atendimento a parcelas da população americana que hoje estão excluídas.

Tempo real:

09:21 - Hillary está reunida com parlamentares no Senado

Reportagem – Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário