quinta-feira, 15 de julho de 2010

Congresso Nacional trabalhando...

Balanço das votações no Senado é positivo, diz Sarney

O breve balanço que o presidente Sarney fez hoje das votações do Senado no primeiro semestre deste ano é positivo. "Votamos todas as todas as matérias importantes que estavam na pauta", ressaltou. José Sarney citou, como exemplos, a aprovação do projeto do governo que cria a Pré-Sal Petróleo S/A (PP-SA), empresa que irá administrar a exploração de petróleo e gás da camada de pré-sal da plataforma marítima brasileira, e a lei que torna mais rígidas as punições contra torcedores praticantes ou incentivadores de violência dentro dos estádios e ginásios, nas ruas próximas ou em pontos de ônibus ou trens que levam passageiros para os jogos."Além de vários projetos da área social , aprovamos ainda o Projeto Ficha Limpa que avalio de grande importância na área política", afirmou. Para o presidente do Senado, a aprovação do projeto atendeu a uma aspiração nacional e a uma necessidade amadurecida no seio da sociedade brasileira. A nova legislação, a que se refere Sarney, impede a candidatura do político condenado em decisão colegiada , mesmo que ainda não definitiva. Durante a sessão legislativa, realizada na tarde de hoje, o presidente Sarney conclamou seus colegas a comparecerem às votações durante os períodos de " esforço concentrado" que serão realizados entre o final do recesso parlamentar de julho (de 19 a 31 de julho) e as eleições do outubro. De acordo com Sarney , o primeiro desses períodos se dará entre os dias 3 e 5 de agosto próximo, e o segundo nos dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro. "É muito importante estarmos aqui nestas datas e procedermos às votações", afirmou.

Combate ao tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia em debate na CCJ

No dia 3 de agosto, uma terça-feira, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza audiência pública para debater o combate ao tráfico de drogas na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, pelo Mato Grosso. A região é uma das principais portas de entrada de cocaína no país. A audiência marcará o início do semestre legislativo para comissão. Na quarta (4), também a partir das 10hs, a Comissão agendou reunião para votação de projetos. Para a reunião, foram convidados os ministros da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, e da Defesa, Nelson Azevedo Jobim. Também foram chamados o delegado da Polícia Federal, Júnior Aparecido Taglialenha; o coordenador-geral de Polícia de Repressão a Entorpecentes, Oslain Campos Santana; o procurador-geral do Mato Grosso do Sul, Paulo Alberto de Oliveira; o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e a professora universitária Mayor de San Andrés. O debate foi solicitado pelos senadores Kátia Abreu (DEM-TO), Serys Slhessarenko (PT-MT), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
Leia mais...

Ampliação do controle eletrônico de presos só será discutida em 2011
Departamento Penitenciário Nacional havia anunciado que projeto seria encaminhado à Câmara até agosto. Deputados e OAB criticam objetivos da proposta que amplia lei já em vigor. A proposta do governo para permitir o uso de tornozeleiras ou pulseiras eletrônicas em presos só será enviada à Câmara no final deste ano ou em 2011. A informação é do Diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Airton Michels. Em abril, após o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, o Depen anunciou que o projeto seria encaminhado à Câmara em julho ou agosto deste ano. A intenção é normatizar o uso do dispositivo em presos provisórios ou condenados por crimes de menor potencial ofensivo, com o objetivo de reduzir a população carcerária e a convivência entre criminosos violentos e aqueles condenados por crimes menos graves.
Leia mais...

Câmara passará a divulgar motivo de ausência de deputados

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (14) que vai divulgar, por meio do seu portal na internet, o motivo das ausências justificadas do parlamentar nas sessões deliberativas. Atualmente, os internautas já podem acessar a relação das ausências não justificadas e justificadas de cada deputado. O Ato da Mesa 66/2010, proposto pelo terceiro-secretário, deputado Odair Cunha (PT-MG), aumentará a transparência da Câmara dos Deputados. Com ele, qualquer pessoa poderá consultar a justificativa do não comparecimento na sessão. Somente as ausências não justificadas são descontadas do salário do parlamentar. A medida será adotada a partir da próxima sessão deliberativa do Plenário, marcada para agosto. As informações estarão disponíveis em uma página específica do portal da Câmara, na seção “Transparência".
Leia mais...

Comissão aprova fim de contribuição de servidor inativo aos 65 anos
Leonardo Prado

A comissão especial que analisa o fim da cobrança de contribuição previdenciária dos servidores inativos aprovou, nesta quarta-feira, o parecer do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) que estabelece uma redução gradual da cobrança até o servidor completar 65 anos de idade, quando ficaria isento. Segundo o texto, ao atingir 61 anos o servidor passará a pagar 80% da contribuição. Ela será 20 pontos percentuais menor a cada ano, até se chegar à isenção completa aos 65 anos. A matéria foi aprovada na forma de substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06, do ex-deputado Carlos Mota. A regra vale para todos os aposentados e pensionistas do serviço público, em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal). Os servidores aposentados por invalidez permanente ficam isentos da cobrança. O substitutivo segue para análise do Plenário, onde deverá ser votado em dois turnos.
Leia mais...

Veja também:

Senado fará sessões em agosto e setembro






Nenhum comentário:

Postar um comentário