quinta-feira, 15 de julho de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

(Se você não teve tempo hoje de ler os principais jornais do País, leia-os agora ao final do dia)

O GLOBO
EUROPA REDUZ EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO; BRASIL ACELERA

Após acidente, EUA impuseram restrições. Lula inaugura hoje pré-sal no Espírito Santo. Depois dos Estados Unidos, ontem foi a vez de a Europa recomendar a suspensão temporária de novos projetos de exploração de petróleo e gás em águas profundas por causa do vazamento da BP no Golfo do México. O acidente, ocorrido em 20 de abril, já é o maior desastre ambiental da história da Indústria do petróleo. Na contramão, o Brasil acelera seus projetos e hoje o presidente Lula inaugura oficialmente a produção na camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, no Sul do Espírito Santo. Ontem, o comissário de Energia da União Europeia, Guenther Oettinger, propôs a suspensão temporária de novos projetos de exploração no Mar do Norte, no Mar Negro e no Mediterrâneo. (Págs. 1, 23 e Míriam Leitão)

FOLHA DE S. PAULO
CULPA PELO IR VIOLADO PARA DOSSIÊ PODE SAIR APÓS ELEIÇÃO

Receita já sabe quem acessou dados de vice do PSDB, mas tem prazo de 4 meses para concluir investigação. Em depoimento no Senado, o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, disse que servidores fora de Brasília acessaram declarações do Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira. Apesar de ter os detalhes do caso, Cartaxo não revelou nomes; afirmou que não vai "suprimir prazos" para não prejudicar as investigações. Foi aberta sindicância após reportagem da Folha. Desde 1° de julho, a Corregedoria da Receita apura se houve ilegalidade. O fisco tem 120 dias para concluir o trabalho - depois, portanto, das eleições de outubro. A oposição acusa a Receita de blindar o PT - dados do tucano foram para dossiê. Para o senador petista Eduardo Suplicy (SP), Cartaxo cumpre a lei. (Págs. 1 e A4)

O ESTADO DE S. PAULO
RECEITA JÁ SABE QUEM ACESSOU IR DE TUCANO, MAS NÃO CONTA

Órgão se nega a dar nome do suspeito de ver dados de Eduardo Jorge e diz que investigação deve durar 120 dias. A Receita Federal já tem o nome de ao menos um auditor suspeito de acessar “com motivação duvidosa" a declaração de Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas. Os dados fiscais do tucano abasteceram dossiê levantado pelo "grupo de inteligência" da então pré-campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT), com o suposto objetivo de atingir a candidatura de José Serra (PSDB). No momento, a sindicância se concentra nos acessos às declarações de 2008 e 2009 do tucano. Ontem, em depoimento no Senado, o secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, disse que, após 20 dias de investigação interna, já sabe o dia, a hora, os computadores usados e os nomes dos funcionários que acessaram os dados. Ele se negou a revelar esses detalhes, mas disse que “cinco ou seis" acessos foram de "fora de Brasília". Segundo Cartaxo, a sindicância sobre o vazamento deve durar 120 dias. (Págs. 1 e Nacional A4)


JORNAL DO BRASIL
VIOLÊNCIA SEXUAL, O DRAMA DA INFÂNCIA

Vinte anos após a criação do estatuto, ataques desse tipo são maioria. Os 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente mostram que há muito a caminhar na proteção aos direitos da infância: relatório oficial revela que 36% das 80 denúncias diárias recebidas pelo teleatendimento específico no primeiro semestre foram de abuso sexual. Outros 35% eram sobre violência física ou psicológica. Ao apresentar projeto de lei que pune castigos físicos contra menores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discordou do secretário de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, o que não vê agressão no beliscão ou na palmada. "Beliscão dói pra cacete", disse Lula. (Págs. 1 e Tema do dia A2 a A4)

CORREIO BRAZILIENSE
SERVIDOR INATIVO GANHA ISENÇÃO DA PREVIDÊNCIA

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou o fim progressivo da cobrança previdenciária sobre os servidores federais inativos. Pela proposta, aposentados e pensionistas têm, a partir dos 61 anos, abatimento anual de 20% sobre a alíquota incidente. A isenção passa a ser total quando o beneficiado completa 65 anos. A medida integra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 555/06 e precisa da aprovação em plenário, por dois turnos, na Câmara e no Senado. Aposentados e pensionistas vaiaram o deputado José Genoíno (PT-SP) único a votar contra a suspensão da cobrança. “Os servidores não têm culpa de ter aposentadorias diferenciadas, mas é público e notório que há benefícios elevados. Será que não é justo contribuir?”, perguntou o petista. “O PT é incoerente”, rebateu Chico Alencar (Psol-RJ). (Págs. 1 e 16)

VALOR ECONÔMICO
PAÍS VIVEU UM BOOM DE LANÇAMENTOS NO VAREJO

O volume de lançamentos de produtos de consumo no Brasil bateu recorde em 2009 e colocou o país na segunda posição entre os que apresentam mais novidades nas gôndolas no mundo. Apenas os Estados Unidos, onde há um mercado consumidor maduro e extremamente ativo, registraram um número maior de lançamentos. Foram tantas mercadorias apresentadas pelos fabricantes no mercado brasileiro, em sua maioria voltadas para as classes C e D, que, de cada cem itens novos criados pela indústria no mundo, cinco foram lançados no Brasil por fabricantes instalados no país, segundo dados do Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É a maior taxa de participação do país na cesta de novidades que invade o varejo, se forem considerados os últimos cinco anos. Nessa conta entram bens não duráveis como alimentos, bebidas e cosméticos. (Págs. 1 e B4)

Veja também...

ARTIGOS

A guerra às drogas no automático (Valor Econômico)

Chegou a hora de reconsiderar seriamente a situação e a regulamentação das drogas ilegais. A guerra no Afeganistão, que se aproxima do seu décimo ano, pode parecer que não tem um fim à vista, mas a América Latina suporta uma luta ainda mais prolongada, que recentemente tornou-se ainda mais sangrenta: a "guerra" contra o tráfico de drogas. Tão rotineira e tão violenta se tornou essa guerra, que muitas pessoas na América Latina agora se perguntam qual lado está sofrendo a dependência mais patológica. A nova estratégia que a secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton tem promovido para deter a tendência de aumento dos assassinatos relacionados com narcotraficantes - relatórios do governo do México estimam em mais de 22 mil desde o fim de 2006 - é a de construir "comunidades mais fortes e mais resilientes". Ciudad Juárez, uma extensa cidade de fronteira do México, que é atualmente a capital mundial dos homicídios, deveria figurar no topo da lista. Quatro pontes e inúmeros túneis e canais de esgoto conectam Ciudad Juárez e El Paso, no Texas. Cartéis rivais que disputam o controle de uma "plaza", nome dado a qualquer rota de tráfico, se massacram mutuamente e as forças de segurança. Aparentemente não há escassez de jovens e desempregados dispostos a aderir à carnificina.

A quem pertencem as riquezas nacionais? (Valor Econômico)
As relações de trabalho e o HIV/Aids (Correio Braziliense)
Diretas-já para o Legislativo! (O Estado de S. Paulo)
Finalmente, a Europa se mexe (Valor Econômico)
Garantia de liquidação nas ofertas públicas (Valor Econômico)
Governo prevê expansão de 7% do PIB este ano (O Estado de S. Paulo)
Mal-entendidos na radiodifusão (O Estado de S. Paulo)
PT une mote do tabu com política pública (O Estado de S. Paulo)

COLUNAS

"Se chicotada resolvesse, o País não teria tanta corrupção" (Jornal de Brasília - Cláudio Humberto)

"Se chicotada resolvesse, o País não teria tanta corrupção"Presidente Lula, que agora quer criminalizar palmadas de pais nos próprios filhos

FICHA LIMPA: LIMINAR PRÓ-HERÁCLITO PODE CAIR
Pedido liminar de reconsideração que chegou ontem ao Supremo Tribunal Federal, baseado na Lei da Ficha Limpa, pode impugnar de vez a candidatura à reeleição do senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Ele ganhou uma sobrevida do ministro Gilmar Mendes contra a Lei, mas há entendimento no STF, inaugurado pelo ministro Carlos Ayres Britto, de que só órgão colegiado pode alterar decisão de órgão colegiado. E Ayres Britto é quem vai decidir sobre a reconsideração.

CARGA PESADA
Os aeroportos do Brasil estão um lixo, mas a Infraero se preocupa com os "aspectos técnicos das exportações Brasil-República Dominicana". Um técnico vai domingo, com tudo pago, discutir o problema lá.

WAGNER DAS PLACAS
O governador baiano Jaques Wagner alugou 400 motos para a caótica segurança pública, mas estão paradas: falta emplacamento. Logo Wagner, cujo governo é pródigo em inaugurar placas de obras...

Bandeiras e militantes (Correio Braziliense - Ari Cunha - Visto, Lido e Ouvido)
Contas externas vão piorar (O Estado de S. Paulo - Alberto Tamer)
Controle absoluto (O Estado de S. Paulo - Direto da Fonte)
Ficha Limpa é apenas um primeiro passo (Valor Econômico - Política)
Limite sinuoso (Correio Braziliense - Brasília-DF)
Mais uma vez, varejo e construção roubam cena (Valor Econômico - De Olho na Bolsa)
Mosaico de deformações (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Neoliberais fora (O Globo - Panorama Político)
Nunca antes... (Jornal do Brasil)
O dever dos governadores (Jornal do Brasil - Coisas da Política)
O drama da multa que não foi paga (Jornal de Brasília - Do Alto da Torre)
O risco do silêncio (O Globo - Panorama Econômico)
Prova de fogo (O Estado de S. Paulo - Celso Ming)
Prática antidemocrática (O Globo - Merval Pereira)
Sairá a gratificação de desempenho (Jornal de Brasília - Ponto do Servidor)
Sem tempo, com voto (Jornal do Brasil - Informe JB)
Um déficit maior do que o do INSS (Valor Econômico - Brasil)
Um risco cambial de US$ 15 bilhões (Valor Econômico - Por dentro do mercado)

ECONOMIA

'Vamos desenvolver e construir um helicóptero todo brasileiro até 2020' (O Estado de S. Paulo)

Aos 47 anos, Eduardo Marson divide seu tempo entre as 52 viagens que faz a cada ano - uma por semana, duas delas internacionais todo mês - por exigência das duas presidências corporativas que ocupa, a da Helibras e a do Conselho de Administração da EADS Brasil. Bacharel em política, pós-graduado em comércio internacional, Marson falou ao Estado na sexta-feira - pouco antes de uma nova viagem. Qual é a maior dificuldade do programa EC725?
O desafio do programa do EC725 é a grande complexidade do contrato, que está sendo administrado conjuntamente pela Helibras, Eurocopter e a Comissão Coordenadora da Aeronáutica. Implica variáveis no planejamento, organização e execução de todas as ações envolvidas - do desenvolvimento dos sistemas próprios de cada Força até o treinamento, a documentação técnica e a manutenção.

A tributação no setor Elétrico o retorno (O Estado de S. Paulo)
Acesso a biodiversidade opõe Brasil e países ricos (Valor Econômico)
Anvisa mantém restrição sobre propaganda (O Globo)
Anvisa não aceita instrução da AGU sobre propaganda (O Globo)
Atividade econômica está estável, aponta índice do BC (Valor Econômico)
Bancos se armam para obras de energia (Valor Econômico)
Base sindical no ABC já supera 100 mil, a maior em 15 anos (Valor Econômico)
BC confirma que economia desacelerou (O Estado de S. Paulo)
Brasil criou 1,5 milhão de empregos formais no 1º semestre, diz governo (O Globo)
CMN criará novas regras para cartões (O Globo)
Começa a produção comercial do pré-sal (O Estado de S. Paulo)
Comissão aprova fim de contribuição de servidor (O Estado de S. Paulo)
Controle sairá em setembro (Correio Braziliense)
Crescimento zero abre crise no governo (Correio Braziliense)
Crise na Europa pode facilitar acordos, dizem empresários (Valor Econômico)
Curtas - Empresas (Valor Econômico)
Desenvolvimento é mais veloz no ES que na Bacia de Santos (O Estado de S. Paulo)
Dezoito sócios vão fazer a usina de Belo Monte, com forte presença estatal (O Globo)
Economia parou de crescer em maio (O Globo)
Empregos sentem o tranco (Correio Braziliense)
Empresas apelam a importados e temem futuro (Valor Econômico)
Empresas liberam operários para aulas sobre sindicalismo (Valor Econômico)
Empresas na fila por oferta poderão ter de adaptar estatuto (Valor Econômico)
Encontro e desencontro (Valor Econômico)
Especialistas se dividem sobre ameaça à indústria (Valor Econômico)
Fornecedor nacional terá preferência no trem-bala (O Globo)
França é pedra no sapato (Correio Braziliense)
Fórum Mundial da América Latina em 2011 será no Rio (O Estado de S. Paulo)
Helibras prepara a entrega de primeiros super-helicópteros no País (O Estado de S. Paulo)
Justiça nega regime semiaberto a Cacciola após faltas graves em Bangu (O Globo)
Lula quer 'o bicho mais ligeiro' (O Globo)
Lula quer aliança contra pobreza (Jornal do Brasil)
Mantega, otimista, espera PIB de até 7% (Jornal do Brasil)
Minha Casa pode secar poupança (Valor Econômico)
MRV vende R$ 1 bilhão no trimestre (Valor Econômico)
Novos estímulos nos EUA (Correio Braziliense)
O inferno astral da Apple (Correio Braziliense)
Oração para ser reeleito (Correio Braziliense)
Para Fazenda, matéria-prima deve aliviar inflação (O Estado de S. Paulo)
Para Mantega, PIB per capita pode ser o maior em 30 anos (Valor Econômico)
País criou 1,5 milhão de vagas até junho, diz Lupi (Valor Econômico)
País viveu um boom de lançamentos no varejo (Valor Econômico)
Petrobras tem ajuda da CVM (Correio Braziliense)
Petrobras tem problemas em poço do pré-sal (O Globo)
Produtor de frango pode ir à OMC contra a UE (O Estado de S. Paulo)
Programas oficiais amenizam crise do setor (Valor Econômico)
Recomeça debate sobre comitê para avaliar fusões (Valor Econômico)
Reforma sem garantia (Valor Econômico)
Resgates em multimercados sobem no mês (Valor Econômico)
Sinais de desaceleração da economia reduzem expectativa de aperto de juro (O Estado de S. Paulo)
Sociedade que vai construir e operar usina de Belo Monte terá 18 sócios (Valor Econômico)
TAM compra marca da família Amaro por R$ 170 milhões (Valor Econômico)
Tarifa de cartão vai ao CMN em setembro (Valor Econômico)
Transporte aéreo no país cresce 16,8% em junho (Valor Econômico)
Transporte aéreo tem crescimento de 16,81% em junho no País (O Estado de S. Paulo)
Três brasileiras terão ADRs na Nyse este ano (Valor Econômico)
UE estuda elevar corte de emissões para 30% (Valor Econômico)
Vagas formais no semestre chegam a 1,5 milhão, diz ministro (O Estado de S. Paulo)
Vinci põe até R$ 500 mi em seguro (Valor Econômico)
Votorantim importa 10 navios de cimento (O Estado de S. Paulo)


POLÍTICA

'Origem é equipe de inteligência do PT' Eduardo Jorge Caldas Pereira, vice-presidente do PSDB (O Estado de S. Paulo)

O vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, qualificou como "uma enrolação" as declarações dadas pelo secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O tucano acompanhou ontem toda a audiência pública. Mesmo convencido de que a sindicância em curso naquele órgão não identificará os responsáveis pelo vazamento, Eduardo Jorge aponta um fato positivo: o de Cartaxo ter desmentido a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, que culpou o Ministério Público pelo vazamento. Eduardo Jorge disse que vai entrar com uma ação por danos morais contra a União pelo vazamento de seus dados fiscais pela Receita Federal. O que o senhor achou do depoimento do secretário da Receita, Otacílio Cartaxo? Foi uma enrolação. Eles já sabem e se recusam a dizer porque a resposta é comprometedora. O secretário podia ter tomado a decisão de revelar os nomes, mas estava ali cumprindo um papel de governo.

'Se chicotada resolvesse, não tinha corrupção' (O Globo)
A multiplicação de bens dos deputados (O Globo)
Acesso pode ter sido lícito, afirma sindicato (O Estado de S. Paulo)
Alckmin reage e anuncia adesão de prefeitos da base petista (Valor Econômico)
BC detecta desaceleração da economia (O Estado de S. Paulo)
Cadastramento a partir de hoje (Correio Braziliense)
Cartilha oficial que pede voto em mulheres destaca Dilma (O Estado de S. Paulo)
Causa trabalhista (O Globo)
Comissão apoia volta de diploma para jornalista (O Estado de S. Paulo)
Comissão aprova diploma obrigatório para jornalista (O Globo)
Corregedoria da PF investiga mentor da Operação Satiagraha (O Estado de S. Paulo)
Curetagem é a cirurgia mais realizada no Brasil (O Globo)
Curtas - Política (Valor Econômico)
Dilma falta a evento realizado por central que não a apoia (O Globo)
Dilma planeja mudanças na estrutura da Presidência (Valor Econômico)
Em busca da transparência (Correio Braziliense)
Em evento na UGT, Serra diz que CUT virou entidade 'super-pelega' (Valor Econômico)
Estados reprovados no quesito Transparência (O Globo)
Estados são 'reprovados' no quesito transparência (O Estado de S. Paulo)
Fim da cobrança de inativos avança (Valor Econômico)
Honduras levanta 5 das 6 acusações contra Zelaya (O Estado de S. Paulo)
Impugnações a mil por hora no país (Correio Braziliense)
Lula encerra comício no Rio (Valor Econômico)
Lula pede desculpa, mas faz elogios a Dilma (Correio Braziliense)
Lula pede desculpas, mas volta a enaltecer Dilma (O Estado de S. Paulo)
Lula se desculpa e desafia lei de novo (O Globo)
Mesmo sem ser oficial, PP decide apoiar Dilma (Jornal do Brasil)
Na presença de Lewandowski, Lula volta a elogiar Dilma (Valor Econômico)
Oposição pega base governista de surpresa e prorroga CPI do MST até 2011 (O Estado de S. Paulo)
Palanque, ainda um adversário a superar (Correio Braziliense)
Para Serra e Marina, Lula desrespeita a lei ao citar Dilma em atos oficiais (O Globo)
Planalto promove Dilma em kit por voto em mulheres (O Estado de S. Paulo)
Plano de governo de Dilma terá 3ª versão, sem consenso sobre mídia (O Globo)
PMDB já fuma 'charuto da vitória' (O Globo)
PP formaliza apoio de 20 de seus diretórios (Valor Econômico)
PP integra coordenação da campanha de Dilma (O Globo)
PP põe máquina partidária a serviço de Dilma (O Estado de S. Paulo)
Presidente testa os limites e dá visibilidade a Dilma (O Globo)
RECEITA JÁ SABE QUEM ACESSOU IR DE TUCANO, MAS NÃO CONTA (O Estado de S. Paulo)
Receita sabe quem acessou dados de tucano (O Globo)
Receita tem cinco suspeitos de violação (Valor Econômico)
Riqueza viria da iniciativa privada (O Globo)
Risco para gastos públicos em ano eleitoral (O Globo)
Saia-justa constrange Marina e Aldo Rebelo (Jornal do Brasil)
Secretaria nega viés eleitoral (O Estado de S. Paulo)
Secretário nega invasão a banco de dados da Receita (Jornal do Brasil)
Selado acordo para busca de desaparecidos (O Estado de S. Paulo)
Serra ao lado de sindicato “amigo” (Correio Braziliense)
Serra diz que petistas fazem espionagem (O Estado de S. Paulo)
TSE alerta para cassações após eleição (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário