sábado, 27 de junho de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DO DIA

Diretores que Senado disse ter demitido estão no cargo

Em nova promessa, Casa anuncia o afastamento de mil terceirizadosAnunciada há três meses, a exoneração de 50 servidores de cargos de direção no Senado resultou, até agora, no afastamento de apenas 13, o que mostra a lentidão e a ineficácia das medidas de custos. Mesmo assim, novas medidas são prometidas, como o corte, a partir da semana que vem, de funcionários terceirizados. Dos 3.516 que prestam serviço, 1.053 devem ser dispensados em até um ano. (págs. 3 e 4, Merval Pereira e editorial “Além do limite”)

Lula cria ministério e vai reajustar servidor

O presidente Lula assinou ato que transforma a Secretaria da Pesca em ministério e prevê a criação de 225 cargos comissionados e 61 funções gratificadas. Há 37 ministros, agora. Para não prejudicar a campanha da ministra Dilma em 2010, o governo dará os reajustes prometidos ao funcionalismo para julho, apesar da crise e da queda na arrecadação. (págs. 1, 5 e 9)

BC aponta gasto público maior

Relatório divulgado pelo Banco Central mostra que o Brasil deve crescer 0,8% em 2009, apesar de o mercado apostar em queda do PIB de 0,57%. Já os reajustes de servidores farão a massa salarial subir 3,5%. (págs. 1 e pág. 27 e Míriam Leitão)
FOLHA SERRISTA DE S. PAULO

Governo decide prorrogar redução de IPI por 3 meses

Medida, que incluirá carros e eletrodomésticos, deve valer até outubroO presidente Luiz Inácio Lula da Silva manterá por mais três meses a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados na compra de veículos. Em outubro, o imposto subirá gradualmente, voltando aos percentuais originais no final do ano. A extensão do IPI reduzido incluirá eletrodomésticos, como fogões e geladeiras. As novas medidas de estímulo devem ser anunciadas depois de amanhã pelo Planalto, que também lançará pacote para o setor de máquinas e equipamentos. Será a terceira prorrogação do benefício oferecido ao setor automotivo em janeiro, cuja principal justificativa foi o impacto da crise global. Nos primeiros cinco meses do ano, a redução no IPI dos carros custou ao governo quase R$ 1,8 bilhão. Em reunião com representantes do varejo em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que também estuda desonerar a contribuição patronal ao INSS. As empresas pagam à Previdência 20% sobre a folha de pessoal. (págs. 1 e B1)

Para Lula, país é prejudicado por fiscalização

O presidente Lula criticou a fiscalização sobre obras do governo, que acha excessiva, e afirmou que o Brasil “foi construído para não funcionar”: “A máquina de fiscalização é muito mais eficiente que a de execução”. Nos bastidores, o Planalto tenta redefinir a ação do Tribunal de Contas da União. (págs. 1 e A4)

Brasil encerra a busca por vítimas de queda de avião

O Brasil anunciou o fim das buscas às vítimas do voo 447 da Air France, devido à “impossibilidade técnica” de achar mais corpos no mar. Equipes francesas ainda tentam localizar a caixa-preta. Com 228 pessoas, o Airbus caiu no oceano Atlântico em 31 de maio. Foram achados 51 corpos. (pág. 1 e pág. Esp. C7)
O ESTADO DE S. PAULO

Governo renova isenção de imposto para carros

Medida, a ser anunciada segunda-feira, vale por 90 diasO governo decidiu manter a isenção de impostos para o setor automotivo, a construção civil e o de bens duráveis da chamada linha branca, como geladeira, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos. A isenção, a ser anunciada segunda-feira, valerá por mais três meses e, com isso, o governo abrirá mão de R$ 3 bilhões para persistir na adoção de medidas de estímulo à economia. O governo sinalizou também que estimulará o setor de bens de capital com a criação de linhas de crédito de baixo custo a serem oferecidas pelo BNDES. Ontem, Mantega disse que está impressionado com os dados apresentados “pela turma do varejo”. Os resultados do setor, segundo o ministro, levam o governo a manter a isenção de impostos. (págs. 1 e B1)

E-mails comprovam esquema no Senado

O Ministério Público Federal obteve prova material de que a produção dos atos secretos no Senado era intencional e operacionalizada pelo então diretor-geral, Agaciel Maia. São e-mails remetidos pela Diretoria-Geral – com a determinação de sigilo – para a Secretaria de Recursos Humanos. Os procuradores enviaram ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sugestões de medidas para evitar novos atos secretos. (págs. 1 e A4)

Alta da gripe suína faz Brasil mudar forma de diagnóstico

O aumento de casos de gripe suína levou o Brasil a restringir o uso do antiviral oseltamivir (Tamiflu) e a alterar a forma do diagnóstico. Até ontem, o remédio era indiciado para todos os pacientes com suspeita; agora, será usado só para quem apresentar quadro mais grave. Além disso, pacientes suspeitos que freqüentem o mesmo lugar de doentes serão considerados casos confirmados, sem necessidade de teste. (págs. 1 e A25)
JORNAL DO BRASIL

Acordos salariais vencem a crise

Mais reajustes repõem a inflaçãoNos cinco primeiros meses deste ano, 96% das negociações salariais no Brasil garantiram a recomposição das perdas ocorridas no período – 7 pontos percentuais a mais do que no ano passado. Caiu, portanto, a parcela de reajustes abaixo da inflação, embora tenha sido pequena a variação do número de reajustes que permitiram algum ganho além da recomposição das perdas. Os dados foram divulgados pelo Dieese. A entidade afirma que os números reforçam a hipótese de que o ajuste das empresas em resposta à crise econômica aconteceu devido sobretudo à demissão de trabalhadores, especialmente no setor industrial, e não aos reajustes salariais das categorias. (pág. 1, Economia e pág. A17)

Terminam as buscas do Airbus

Depois de 26 dias, os comandos da Aeronáutica e da Marinha encerraram a operação de busca por corpos, despojos das vítimas ou destroços do Airbus da Air france. (págs. 1 e A11)


Lula manda pagar reajuste de servidor

Governo vai cumprir acordos com a categoria e liberar os aumentos em julho, apesar da queda de arrecadação de impostos. (págs. 1 e 17)

Atos e sala secretos

Ex-diretor do Senado Agaciel Maia tinha um gabinete extra, pouco conhecido dos senadores e funcionários da Casa, com frigobar e isolamento acústico. (págs. 1 e 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário