(Alerta em Rede) Dois importantes eventos ocorridos no final de setembro no Rio constituem uma clara demonstração da pujança do que poderíamos chamar de renascimento do setor nuclear no Brasil. O primeiro deles foi a International Nuclear Atlantic Conference (Inac 2009), de 27 de setembro a 2 de outubro, promovida pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben); o outro, na sexta-feira 2, foi o seminário "Energia Nuclear: Desmistificação e Desenvolvimento", organizado pela Eletronuclear.
A Inac 2009, que foi aberta pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, teve como principal foco as discussões sobre a contribuição que as inovações do setor podem dar em prol do desenvolvimento nacional. A conferência incluiu também o XVI Encontro de Física de Reatores e Termo-Hidráulica (Enfir), o IX Encontro de Aplicações Nucleares (Enan) e o I Encontro da Indústria Nuclear (Enin).
Houve também vários eventos paralelos, dentre os quais o workshop sobre tratamento de rejeitos radioativos em usinas nucleares promovido pelo Electric Power Research Institute (Epri), dos EUA; a 8ª Conferência sobre os Efeitos de Baixas Doses de Radiação (Lowrad 2009), realizada pelo Conselho Mundial de Trabalhadores Nucleares (Wonuc) e pela Low Radiation International Network; o II Encontro Nacional de Informação Regulatória (Enir), realizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); e o II Seminário Sobre Regulação e Direito Nuclear, promovido pela Advocacia-Geral da União (AGU).
Leia tudo...
Durante o evento, foi lançado o livro “Energia nuclear: dínamo da reconstrução econômica mundial”, do físico e matemático Jonathan Tennenbaum, publicado pela Editora Capax Dei, que edita este Alerta.
Foi, de fato, uma semana atômica.
Notas:
[1]Aben: experiência internacional é fundamental na capacitação para a área nuclear, Setorial News - Energia - 28/09/2009E
Nenhum comentário:
Postar um comentário