terça-feira, 13 de outubro de 2009

Opinião, Notícia e Humor


Minc propõe hoje ao presidente congelar emissões de carbono até 2020 O presidente Lula anunciou ontem que o Brasil se comprometerá com a redução em 80% do desmatamento da Amazônia até 2020. No seu programa de rádio, "Café com o presidente", ele informou que esta proposta será levada à Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, em Copenhague, onde se pretende fechar um novo acordo mundial para combater o aquecimento do planeta. Hoje, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, apresentará a Lula metas ainda mais ousadas: o congelamento das emissões de gás carbônico, mesmo mantendo um crescimento econômico de 4% ao ano. Segundo ele, se o Brasil não tomasse nenhuma providência, as emissões cresceriam 45% até 2020. Mas o congelamento será possível se, além de reduzir o desmatamento, forem ampliados o uso de biocombustível e os investimentos em hidrelétricas. A proposta conta com financiamento por parte dos países desenvolvidos. (págs. 1, 26 e Míriam Leitão)

Vestimenta com logotipo do governo será entregue em ano eleitoral O governo federal lançará ainda neste ano um programa para centralizar a compra de uniformes escolares e financiar parte do custo. O público-alvo são os 50 milhões de estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública no país. Pelo projeto, que deve ir a audiência pública em novembro, cada peça terá logotipos do governo federal, do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. As vestimentas chegarão às escolas em 2010, ano eleitoral. (págs. 1 e C1)
O ESTADO S. PAULO
GOVERNO GARANTE CAIXA COM FUNDOS ESPECIAIS

Retenção já representa 24% do superávit primário do setor público no ano Para engordar o caixa oficial e garantir o cumprimento da meta fiscal, o governo tem retido parte do dinheiro destinado a alguns fundos especiais como Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), Fundo do Regime Geral de Previdência (FRGPS) e outros menos conhecidos como o Fundo da Marinha Mercante. O dinheiro dos fundos deveria atender, em tese, projetos e serviços prioritários. Mas a contenção avança e neste ano o valor retido já representa 24% do superávit primário acumulado por todo o setor público. Dados oficiais mostram que, dos 51 fundos do Poder Executivo checados, 29 estão com sobra de receitas. A diferença acumulada de janeiro a setembro deste ano já supera R$ 10 bilhões. (págs. 1, B1 e B3)

JORNAL DO BRASIL
CARAVANA ACIRRA DISPUTA ELEITORAL

Oposição escala olheiros para seguir Lula e Dilma Quinze anos depois de iniciar a Caravana da Cidadania, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva refaz parte do trajeto para inspecionar, durante três dias, a partir de amanhã, as obras de transposição das águas do Rio São Francisco. Lula percorrerá quatro estados - Minas, Bahia, Pernambuco e Paraíba - ao lado de governadores e ministros, entre os quais a chefe da Casa Civil e candidata do governo à Presidência da República, Dilma Rousseff. A investida divide o Congresso, acirra o debate pré-eleitoral e atiça a oposição, que escalou olheiros para acompanhar os passos do presidente e da ministra. A obra é um dos principais projetos que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pretende levar água a 390 municípios do semiárido. Mas é protagonista de uma novela jurídica envolvendo a União, o Ibama, o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

CORREIO BRAZILIENSE
SAI LISTA DE IMÓVEIS PARA SERVIDOR DO GDF

Candidatos estão habilitados a comprar casas ou apartamentos a preços abaixo do mercado, informa a repórter Samanta Sallum. Área construída ficará entre o Jardim Botânico e São Sebastião. Veja a relação de 5.273 nomes (págs. 1 e 36 a 41)
VALOR ECONÔMICO
PLANO DE INCLUSÃO DIGITAL ATINGIRÁ 4.245 MUNICÍPIOS

O plano nacional de inclusão digital poderá ser executado em 14 meses para implantar 31,448 mil quilômetros de fibras óticas. O último grande projeto de obras do governo Luiz Inácio Lula da Silva vai interligar 4.245 municípios (76% do território nacional) e beneficiar com o acesso à banda larga 162 milhões de pessoas (87% do total). A apresentação da proposta definitiva está prevista para 9 de novembro. O projeto está orçado em R$ 1,1 bilhão, segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. Os estudos para a rede, que terá conexão considerada rápida - 1 megabyte (1 Mbps) -, estão em estágio avançado. Hoje, 90% das conexões de internet no país têm velocidade inferior a 1 Mbps. (págs. 1 e A14)

Leia tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário