quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Nassif é condenado por falar o óbvio

TJ-SP condena Luís Nassif e IG a indenizarem diretor da revista Veja

Redação Portal IMPRENSA

Nesta quinta-feira (25), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o jornalista Luís Nassif e o portal IG a indenizarem o diretor da revista Veja, Eurípedes Alcântara.

Divulgação
Luís Nassif

Alcântara entrou com ação contra Nassif e o IG por uma série de artigos publicados na internet. Por meio de seu blog, o jornalista criticou a atuação do diretor e defendeu a posição de que o profissional estava em defesa do banqueiro Daniel Dantas, envolvido na Operação Satiagraha.

Nos textos, Nassif afirmou que um "acordo operacional " entre a Veja e o Grupo Opportunity - de propriedade de Dantas - teria feito com que Alcântara fosse o "contato direto" entre a revista e o banqueiro. O julgamento, que começou em janeiro, havia sido adiado após um pedido de vista do desembargador Fábio Quadros.

Para o desembargador Carlos Teixeira Leite Filho, revisor do recurso, Nassif "autor das palavras, não só admitiu, como as reiterou, pelo que, após refletir sobre seu significado, têm-se o suficiente para bem identificar a intenção de menosprezar e agredir moralmente o apelante [Eurípedes]".

Segundo o site Consultor Jurídico, a maioria da turma julgadora considerou que "nítido" o abuso contra o diretor da revista Veja pelos artigos escritos por Luís Nassif. A indenização foi estipulada em R$ 100 mil (R$ 50 mil para cada um dos réus). Cabe recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário