terça-feira, 19 de outubro de 2010

Há 31 anos a Tribuna da Imprensa aguarda reparação da União por conta da implacável perseguição e censura sofridas na ditadura


Há 31 anos a Tribuna da Imprensa aguarda reparação da União por conta da implacável perseguição e censura sofridas na ditadura, que chegou até a explodir a sede e a oficina do jornal
Luiz Nogueira

Esta é a mensagem que enviei hoje ao Exmo. Sr. Juiz da 12ª. Vara Federal do Rio de janeiro, Dr. RAFAEL DE SOUZA PEREIRA PINTO:

“HÉLIO FERNANDES completou 90 anos dia 17 de outubro e há 31 anos aguarda reparação da União Federal por conta da implacável perseguição e censura que a TRIBUNA DA IMPRENSA sofreu no regime ditatorial – 1964/1985.
Por volta de duas horas da madrugada do dia 26 de março de 1981, a ditadura promoveu a grande explosão que destruiria o único jornal que resistiu integralmente, não transigiu por um momento que fosse. A TRIBUNA conseguiu sobreviver até dezembro de 2008 e resistir até onde foi possível e sempre longe de “caixas pagadores” públicos ou privados.
LUIZ NOGUEIRA Advogados Associados

São Paulo, 17 de outubro de 2010
MM JUIZ FEDERAL,
Peço licença para tomar uns minutos de seu precioso tempo para informar que hoje o mais intrépido, isento, despojado e democrata dos jornalistas brasileiros, SENHOR HÉLIO FERNANDES, está comemorando 90 ANOS DE VIDA, TODA ELA DEDICADA À DEFESA DOS LEGÍTIMOS E SEMPRE VULNERÁVEIS INTERESSES NACIONAIS.
Colocou toda a sua vida e todo o seu patrimônio, o independente jornal TRIBUNA DA IMPRENSA, a serviço das boas causas e contra a corrupção e o desgoverno. Por não ceder perante os ditadores de plantão, período de 64 a 85, sofreu ininterrupta e implacável perseguição pessoal, política e empresarial. Seu jornal, um dos maiores do Rio de Janeiro, foi implacavelmente censurado entre 1968 e 1978 e quase que totalmente destruído, em 1981, por conta de atentado promovido pelos “revolucionários de araque”.
Por conta desses ataques terroristas e da censura diária, exercida por policiais que se alternavam em sua redação, a TRIBUNA foi asfixiada econômico-financeiramente, perdendo publicidade e vendo diminuída significativamente sua tiragem. Assim mesmo resistiu o quanto foi suportável.
O sonho de Hélio Fernandes e de todos os brasileiros é ver de novo a TRIBUNA nas bancas e para isso aguarda-se que, finalmente, a Justiça Federal do Rio (12ª. Vara) decida sobre o valor indenizatório que a União Federal deverá despender em favor da citada empresa jornalística.
Esse processo iniciado em setembro de 1979 já tramitou em todas as instâncias e completou seu 31º. aniversário há pouco mais de um mês.
O bravo jornalista Hélio Fernandes que sempre defendeu a independência e o respeito que todos devem devotar ao Poder Judiciário, ao completar 90 anos de vida, bem que merece ver e receber o resultado da prestação jurisdicional fundamentadamente buscada. SEUPROCESSO TEM O NÚMERO 0001569368.”
Respeitosamente,
Luiz Nogueira OAB/SP75708

Nenhum comentário:

Postar um comentário