segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Senado Federal

Nota à Imprensa

Data:10.10.10
Veículo:
O Estado de S. Paulo


Presidência do Senado contesta declaração de Aloysio Nunes

A Presidência do Senado contestou, em nota à imprensa, a declaração irresponsável e leviana do senador-eleito, Aloysio Nunes Ferreira, de que o presidente do Senado, José Sarney, teria tentado impedir a Procuradoria Geral da República (PGR) de investigar atos não publicados pelo Senado. A afirmação de Nunes foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo na edição deste domingo.
Leia a da nota emitida pela Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado nesta segunda-feira (11).

E S C L A R E C I M E N T O

Esclarecimento público

Não é verdadeira a declaração do senador-eleito Aloysio Nunes Ferreira – em entrevista ontem(10.10) publicada no “O Estado de São Paulo” - de que o Presidente do Senado, Senador José Sarney tenha proibido a Procuradoria Geral da República (PGR) de investigar os que ficaram conhecidos como Atos Secretos.
Como é de conhecimento público, no ano passado a Presidência do Senado incumbiu a Fundação Getúlio Vargas de proceder a estudos para reforma administrativa da Casa. Foram os consultores da FGV os que em primeiro lugar identificaram a existência de atos não publicados, conforme divulgado à imprensa em entrevista coletiva em 12.5.2009.(documento FGV)
Diante dessa constatação, o Presidente do Senado determinou a instauração de uma Comissão de Sindicância e a abertura de inquérito pela Polícia do Senado. Em 19 de junho de 2009, o Presidente José Sarney dirigiu ofício ao Procurador-Geral da República, solicitando a designação, com a máxima urgência, de membro do Ministério Público para acompanhar a Comissão de Sindicância acima referida.(oficio a PGR – 19/06/09)
No dia 6 de julho de 2009, em novo ofício à PGR (ofício a PGR – 06/07/09), a Presidência do Senado encaminhou, para as providências cabíveis, cópia do referido Processo Administrativo e respectivas conclusões. A decorrência dessas solicitações levou à abertura de Inquérito Civil (nº 1.16.000.001865/2009-14)Desde então, a PGR já encaminhou ao Senado Federal mais de 15 ofícios de solicitação de informações sobre diversos temas relacionados à questão, tendo todos sido respondidos. A última dessas respostas ocorreu em 3 de agosto de 2010.(ofício a PGR – 03/08/10)
Cabe informar, adicionalmente, que o processo de reforma administrativa da Casa está sendo conduzido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em subcomissão coordenada pelo Senador Tasso Jereissati.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado


Documentos, notas e informações oficiais sobre a crise de 2009.

Medidas adotadas por Sarney para a reforma do Senado

Atos e Ofícios

Para mais informações, clique no banner abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário