terça-feira, 26 de outubro de 2010

Vicente Limongi Netto

"Panorama político" desmascara Serra

Bom jornalismo também é isso: a coluna Panorama Político, do “O Globo” de quinta-feira (21/10), publicou nota intitulada "Colloriu", provando que Serra usou indevidamente, na televisão, como se fosse criação sua, o “Seguro Defeso” para pescadores artesanais. A notícia informa que a iniciativa, usada fartamente no programa eleitoral do PSDB, na verdade é do governo Collor. O tucano também vem falando que criou o “Seguro Desemprego”. Na Verdade, foi criado em 1986, quando Sarney ocupava a Presidência da República. Foi instituído junto com o Plano Cruzado pelo decreto-lei nº 2.284, de 10 de março de 1986. Passou a ser concedido aos trabalhadores após a sua regulamentação, que ocorreu 40 dias depois, pelo decreto nº 92.608, de 30 de abril do mesmo ano. No debate da Rede TV, José Serra voltou a mentir novamente quanto a criação da rede de hospitais Sarah. Ele disse ter construído o hospital do Rio de Janeiro. Mentira. Foi também obra de Sarney. E Serra ainda tem o cinismo de criticar Collor e Sarney na televisão. Precisa, isto sim, de muito óleo de peroba nas fuças. A propósito, a candidata Dilma deveria usar o assunto para desmascarar Serra. O candidato não deixa por menos: tudo de bom no Brasil, inclusive o sol, o mar e o carnaval, foi ele quem fez. Deve ter algum problema freudiano: admiração e inveja de quem tem o que ele não tem, amor-ódio.

Serra não esquece Collor

Toda vez que fica sem argumentos contra Dilma, Serra desacata Collor. Serra mostrou-se canalha, ressentido e covarde, com relação ao ex-presidente. O desespero de Serra virou moda. Seguramente Freud explica. Foi assim novamente no debate na TV Record. Serra tem que colocar na cabeça que disputa a Presidência da República com Dilma, não é com o senador Fernando Collor. A não ser que já tenha jogado a toalha em 2010 e já pense em 2014, quando, com certeza, Collor será um forte candidato. Mesmo porque ensina o dito popular que quem desdenha quer comprar. A meu ver Dilma mostrou-se mais firme, mais serena, mais convincente do que Serra. Quando Dilma provoca Serra para discutir o tema Petrobras, o candidato do PSDB roda a baiana. Rasga a fantasia de gata borralheira sem o sapato do príncipe encantado. Outro grave erro de Serra é tentar desqualificar Dilma. Até os mais céticos com relação à candidata do PT já admitem e constatam que Dilma conhece com eficiência os temas que aborda.

Justiça torpe, cretina e injusta

Justiça que pune servidor estagiário e deixa impune preconceituoso e grosseiro presidente do STJ. Justiça desmoralizada, trágica e cômica, que liberta sequestradores no Dia da Criança, mesmo sem os dois bandidos terem filhos ou esposas no Brasil. Justiça farsante e indigna que deixa em liberdade assassino confesso e declarado como Pimenta Neves. Tenho ânsia de vômito!

Jobim não fede nem cheira

É completamente irrelevante o fato do ministro Nelson Jobim se declarar amigo de infãncia de Serra e, portanto, prefere ficar quieto, embora seja do PMDB, partido que apoia Dilma. O apoio de Jobim seria zero a esquerda e a direita para ambos os candidatos. Jobim não fede nem cheira. Nem Lula pediu a opinião dele. Muito menos mandou ele entrar em campo.

Quatro broncas inteligentes

Destaco 4 broncas inteligentes no Cláudio Humberto . Pessoalmente assinaria todas elas. A do Carlos Esteves, repudiando a covardia que a "justiça" brasileira faz com Hélio Fernandes, a do Edison Becker Filho, indagando se Serra é burro ou mal assessorado (acredito que sofra das duas coisas), a do Curt Nees, se referindo a colossal bobagem do médico bobineiro do Serra e, por fim, a bronca do Abelardo Montenegro Netto, sublinhando para beócios de plantão que Cláudio Humberto faz bom jornalismo. Doa a quem doer.

A maldição Agaciel

Agaciel eleito e muito bem eleito por um pequeno partido coligado com o PT. Beócios, hipócritas e oportunistas perdem tempo. Não fritarão nem farão Agaciel de boi de piranha de seus erros outra vez. Mais. Todos os algozes, “puros e isentos” senadores que insultaram e acusaram Agacial, não foram eleitos nem reeleitos. É a maldição Agaciel agindo. Quem for podre que se quebre.

Justiça indigna com Hélio Fernandes

Um absurdo que precisa ser revelado, denunciado e destacado: há quase 9 meses o STF decidiu, por unanimidade, que a União pague indenização de 10 milhões de reais ao jornal carioca Tribuna da Imprensa. Até hoje o jornalista Hélio Fernandes, preso, confinado, cassado e perseguido pela ditadura e pelos hipócritas poderosos de plantão, não recebeu um centavo. Pobre Brasil onde uma decisão da Suprema Corte não é cumprida. Como confiar, então, nesta justiça tão melancolicamente injusta e covarde?

O jumento Arnaldo Jabor não se emenda.

É mesmo irrecuperável. Caso de psiquiatria com camisa-de-força. Usa seus bolorentos artiguetes para insultar a candidata Dilma. Jabor é pau mandado da tucanada venal e hipócrita. Desesperada porque a derrota de Serra para Dilma é inevitável. Bobagem criar factóides e inventar acusações.

Pelé é o máximo

Merecidamente Pelé é respeitado no mundo todo. Tão famoso quanto a Bíblia ou a Coca-cola. Portanto, quem como eu, perto dos 66 anos de idade, que teve o privilégio de ver Pelé literalmente comer a bola, seguramente se encantará com a série de matérias do jornalista João Máximo, que O Globo faz muito bem em publicar a partir de hoje, dia 19. Bastaria aos mais céticos recordar e salientar definições de outros dois monstros sagrados sobre Pelé, registradas por João Máximo no alto da página:"A diferença entre eu e Pelé? Fácil. Eu fui craque, e ele é gênio", Leônidas da Silva, inventor do gol de bicicleta e "Pelé trata a bola por você. Já a bola o chama de vossa excelência". Mestre Didi, inventor da folha seca, inspirador de outro fabuloso craque, Gerson, o canhotinha de ouro, que, por sinal, também faz 70 anos dia 11 de janeiro. Deus cuida bem de Pelé e Gerson.

Não troco Lula por um balaio de ferreiras gullares

Gullar é um veterano patrulheiro. Fez curso em Moscou. Voltou como líder dos patrulheiros ideológicos, época de 60, 70. Não me engana. Mudou apenas de idade. Engana trouxas, desinformados e jovens deslumbrados. Não vejo moral em Gullar para insultar Lula, que, gostem ou não, tem muitos méritos, sobretudo por ser ex-metalúrgico que chegou à Presidência da República por suas qualidades e esforços. Duvido que na época da ditadura, Gullar se atrevesse a criticar o militares. Ao contrário, ele e outros valentões, colocaram o rabinho entre as pernas. E cara alegre. Síntese: não troco lula por um balaio de ferreiras gullares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário