quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A propósito das "dez estratégias de manipulação de massa", atribuída a Noam Chomsky

Por Jean Bricmont [*]

Um texto intitulado "As dez estratégias de manipulação de massas" (http://www.pressenza.com/npermalink...) atribuído a Noam Chomsky circula amplamente na net nestes últimos dias [NR] . Já se vê, igualmente, na "grande" imprensa, em resposta a este texto, críticas a Chomsky como "adepto da teoria da conspiração" [1] . O 10º princípio reflete bem os fantasmas, frequentes na extrema esquerda, sobre o conhecimento que o "sistema" teria do indivíduo médio graças "à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada", o que é muito diferente do que pensa Chomsky, o qual sabe que o conhecimento (verdadeiramente) científico do ser humano é extremamente limitado. Como este texto me parecia ser uma simplificação e uma deformação do seu pensamento, e como não encontrei o seu equivalente em inglês, perguntei-lhe para tirar a limpo. Eis a sua resposta: "Não tenho nenhuma ideia de onde surge isso. Não fiz esta compilação, não a escrevi, não a coloquei na web. Suponho que aquele que o fez poderia pretender que são interpretações daquilo que escrevi aqui e ali mas certamente não sob esta forma nem como lista". O êxito aparente deste texto ilustra bem a má compreensão do pensamento de Chomsky acerca da "manipulação", tanto parte de alguns dos seus partidários como dos seus adversário. Ele e Ed Herman, co-autores de A fabricação do consentimento nunca sugerem que há em algum lugar uma organização escondida que "manipula as massas". Eles mostram que existe um certo número de filtros, ligados à propriedade privada dos media, à necessidade da publicidade, à ação de grupos de influência, etc, que têm como resultado que a visão do mundo veiculada pelos media seja extremamente enviesada, mas tudo isso funciona um pouco como a ideologia em Marx, um processo sem sujeito. Curiosamente, é de certa forma confortante pensar que existem manipuladores conscientes que, porque o dirigem, pelo menos sabem para onde vai o mundo. Infelizmente, há certamente relações de poder, mentiras e viéses ideológicos, mas não há piloto no avião.

[*] Físico.

(1) Por exemplo, Thomas Gunzig, L'ordre et le chaos, Le Soir (Bruxelas), 06/Outubro/2010 (http://archives.lesoir.be/%C7a-va-mal-finir-l-ordre-et-le-chaos_t-20101006-013345.html?query=gunzig&firstHit=0&by=10&sort=datedesc&when=-1&queryor=gunzig&pos=0&all=591&nav=1 )

[NR] resistir.info publicou um texto semelhante em Maio de 2005, ( http://resistir.info/varios/manipulacao.html ), mas nunca o atribuiu a Chomsky. O texto era assinado por Sylvain Timsit.

O original encontra-se em http://www.legrandsoir.info/A-propos-des-dix-strategies-de-manipulation-de-masses-attribue-a-Noam-Chomsky.html

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário