quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sarney afirma que atividades do Senado voltarão à normalidade a partir da próxima semana

"Na próxima semana vamos retomar os trabalhos. É hora de limparmos as gavetas", afirmou o presidente do Senado Federal, José Sarney, pouco antes de chegar a seu gabinete na tarde desta quinta-feira (4). Ele disse que os senadores ainda têm muito o que fazer este ano e que as atividades da Casa devem voltar à normalidade a partir da próxima semana.
José Sarney também contou que a presidente eleita Dilma Rousseff lhe disse que se empenhará para o salário mínimo ter "um aumento substancial" em 2011.
- Evidentemente é preciso fazer as contas de maneira que mantenhamos o equilíbrio fiscal entre receita e despesa - ponderou o presidente do Senado.
Homenagem a 'avô da diplomacia'
José Sarney recebeu a visita do presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), o embaixador Jerônimo Moscardo. A Funag doou ao Senado Federal um busto do diplomata Alexandre de Gusmão, considerado o "avô da diplomacia brasileira". O busto será colocado na sala de reuniões da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Criada em 1971, com sede em Brasília, a Funag é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) encarregada de promover a pesquisa e a cooperação na área das relações internacionais.
Nascido na cidade de Santos (SP), em 1695, Alexandre de Gusmão foi um diplomata português que representou Portugal em vários países. De acordo com o embaixador Moscardo, Gusmão é considerado o "avô da diplomacia brasileira" por ter sido um dos artífices do Tratado de Madri, firmado por Espanha e Portugal para definir os limites de suas colônias sul-americanas. Foi a partir daí que os contornos atuais do território brasileiro passaram a ficar mais bem definidos, inclusive com a incorporação definitiva da Amazônia brasileira. O tratado praticamente triplicou o tamanho do território brasileiro na época.

México

Também nesta quinta-feira (4), José Sarney recebeu uma visita de cortesia do diplomata Marcos Raposo Lopes, indicado pela Presidência da República para ocupar o cargo de embaixador do Brasil no México. Sua indicação ainda tem de passar pela apreciação do Senado, após sabatina realizada pelos senadores. Raposo Lopes disse esperar que sua indicação seja aprovada pela Casa e afirmou que sua principal missão será estreitar ainda mais as relações entre México e Brasil.

Augusto Castro / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário