quinta-feira, 4 de junho de 2009

Açougue Cultural T-Bone

O Açougue Cultural T-Bone traz a Brasília nesta quinta-feira, 04/06, pelo Projeto Encontro com Escritores, o jornalista e escritor FERNANDO MORAIS para bate-papo literário sobre sua mais recente obra, “O Mago”, biografia do escritor Paulo Coelho, publicado pela editora Planeta em 2008. A noite terá ainda a apresentação musical de Ruiter Lima e Carlinhos Piauí com o espetáculo “SERTÃO DE CABO A RABO”, um recital de poesia matuta e música de raiz. O evento começa às 19h30 no Açougue Cultural T-Bone, na comercial da 312 Norte e a entrada é franca!

Biografia do mais famoso escritor brasileiro

A biografia do escritor Paulo Coelho, escrito por Fernando Morais, um dos mais talentosos e bem sucedidos biógrafos da atualidade, “O Mago” consegue vencer o desafio de desvendar os segredos de uma personalidade complexa, enigmática e, por vezes, misteriosa. O Paulo Coelho que emerge do perfil traçado por Morais é o produto de uma surpreendente combinação de talento e acasos, que o transformou, em um espaço de apenas duas décadas, no autor brasileiro mais conhecido ao redor mundo, com cerca de 100 milhões de livros vendidos em países como França, Rússia, Hungria, Alemanha, Dubai, entre outros.
Para construir a biografia de Paulo Coelho, Fernando Morais trabalhou durante quatro anos e, pela primeira vez, teve acesso aos arquivos pessoais do escritor. São cartas, diários, bilhetes, anotações e outros documentos que Paulo manteve trancados desde a época de sua juventude num baú guardado no seu apartamento situado na praia de Copacabana e cuja chave estava segura nos cofres de um banco no Rio de Janeiro. “Escrever este livro foi para mim uma experiência ao mesmo tempo angustiante e surpreendente”, diz Fernando Morais. Ao mergulhar nesses arquivos, com centenas de papéis, Fernando Morais trouxe à tona revelações inéditas, como:

1 - Paulo Coelho nasceu morto. No dia 24 de agosto de 1954, o bebê recém-nascido, no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, não apresentava sinais vitais. Assustada, a família chamou um padre para a extrema-unção. Pouco antes do sacramento ser ministrado, o futuro best-seller veio à vida, deu o primeiro suspiro e chorou;
2 - Foi internado três vezes, pelo próprio pai, num hospital psiquiátrico como doente mental;
3 - Namorou a morte repetidas vezes, incluindo três tentativas mal-sucedidas de suicídio;
4 - Em busca de sua própria identidade, na juventude, teve experiências homossexuais e envolveu-se com drogas;
5 - No que alega ser o seu encontro mais prolongado com o demônio, Paulo Coelho participou de um ritual de magia negra por doze horas em companhia do cantor e compositor Raul Seixas. Saiu tão assustado que decidiu se tornar devoto de São José e Nossa Senhora de Lourdes e nunca mais participou de sessões de Magia Negra. Raul continuou e morreu algum tempo depois.

Fernando Morais não poderia deixar de explanar a fé e o misticismo de Paulo Coelho. São diversos os trechos que mostram suas manias, como não falar nomes de algumas pessoas ou correr para bater três vezes em uma madeira, quando algo místico acontece. “O Mago” traz à tona a vida de uma pessoa que sonhou, superou desafios e alcançou seu objetivo, um exemplo de determinação, já que “... É verdade, o sonho de ser um escritor lido no mundo inteiro e de ter fama, fortuna e poder; conduziu sua vida, de forma pertinaz, desde a adolescência. Mas esse sonho só começaria a se realizar em 1987, quando, já quarentão, publicou “O Diário de um Mago”. Sua primeira obra pode ser considerada um presságio do que aconteceria pelas mãos de Fernando Morais.
Sobre Fernando MoraisJornalista e escritor. Possui uma obra literária constituída por biografias e reportagens. Seu primeiro sucesso como escritor foi “A Ilha”, um relato de sua viagem a Cuba. Depois sua carreira foi estrutura pelas obras “Olga” (1985), “Chatô, o Rei do Brasil” (1994), “Corações Sujos” (2000), “Cem Quilos de Ouro” (2003), “Na Toca dos Leões” (2005) e “Montenegro, as aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil” (2007). Como jornalista, já trabalhou nas redações de Veja, Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, TV Cultura e portal IG. Recebeu três vezes o Prêmio Esso e quatro vezes o Prêmio Abril.

Destaque musical:
Cantor e compositor de músicas de raiz, Ruiter Lima tem sua trilha sonora demarcada nos trechos do cancioneiro popular brasileiro. Com vários CDs gravados, é um arrebatador de primeiros lugares em festivais de música popular brasileira. O poeta e cantor Carlinhos Piauí já se apresentou em shows de artistas consagrados pelo público e pela crítica, a exemplo de Xangai, Alceu Valença, Belchior, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, entre outros. Gravou seu primeiro CD em 1999 intitulado “Conterrâneas”e em 2001, o segundo: “Estradas e Terreiro”. Ambos com a brilhante participação de renomeados músicos, tais como Vidal Fraca, Osvaldinho do Acordeon, Gereba, Kátia Teixeira, Julian Tirado e João Ba.
O espetáculo “SERTÃO DE CABO A RABO” apresenta o autêntico folheteiro vendedor de cordéis que estará declamando e vendendo as mais famosas obras desta literatura. Músicas de raiz do sertão do nordeste brasileiro na voz de Carlinhos Piauí que estará dedilhando sua viola. Poesia matuta que retrata os costumes do povo do sertão na interpretação do poeta declamador Ruiter Lima. O trabalho desses dois artistas é uma viagem pelo mundo dos grandes nomes da poesia popular, das lendas e romances da literatura, das cantorias de repente e das coisas do sertão de carne e alma.

Apresentação: Mímico Miquéias Paz
Informações: Data: 04/06
Horário: 19h30
Local: Açougue Cultural T-Bone:
SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário