terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A Bolha Financeira Mundial (Primeira Parte)


Adriano Benayon

Vem à tona, desde julho de 2007, grande quantidade de títulos financeiros destituídos de valor. Isso é só uma parte da montanha que está implodindo. Foram emitidos por bancos e fundos na euforia mentirosa da globalização e da desregulamentação. Finalidade: lucros ilimitados sem esforço algum, a não ser dos chips dos supercomputadores que movimentam as centenas de trilhões de dólares e de euros virtuais criadas pelo sistema financeiro.
Nunca soou tão ridícula como agora esta nota, em destaque no portal do Tesouro dos EUA: "Os EUA têm o mercado de capitais mais forte do mundo, e essa posição é conseguida através de trabalho duro e estratégias inteligentes".
A especulação é antiga como o mundo, mas não se deve pensar na finança só sob esse prisma: ela é necessária para prover moeda e finança a fim de desenvolver a economia real. Questão fundamental é esta: quem controla a emissão dos meios de pagamento à vista e a dos títulos de crédito, pois os detentores desse poder mandam na sociedade. A eles se subordinam os presidentes e os primeiros-ministros das potências hegemônicas e os de seus associados menores e satélites. Mais ainda, os pseudogovernantes dos países explorados pelo comércio e pelos investimentos diretos estrangeiros.
Para ler na íntegra este artigo, acesse:

Adriano Benayon é doutor em Economia e autor de "Globalização versus desenvolvimento", editora Escrituras. benayon@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário