segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Site "Opinião e Notícia": "Em nome dos índios ou de Bolívar, Brasil corre risco de diminuir"


Confiram a reportagem do site “Opinião e Notícia” sobre a “Questão do Essequibo”, a Venezuela e a fragilidade da Fronteira Norte do Brasil. A reportagem cita minha opinião sobre o assunto no trecho a seguir:

Desinformação para despovoar

Para o historiador Said Barbosa Dib, a visão anti-civilizatória que permeia os discursos indigenistas é um claro instrumento ideológico que procura passar a idéia de que se deve despovoar a Amazônia. Segundo Said, este interesse pela Amazônia ficou evidente e ampliou as ameaças à soberania nacional depois do Projeto Radam, que foi um processo de documentação do relevo brasileiro feito na década de 1970 com base em imagens de radar.
- Este interesse tornou-se agressivo com o advento dos satélites, que constataram as potencialidades da região, que hoje é considerada a última e mais rica fronteira econômica do planeta. Logo, a Amazônia virou assunto na imprensa internacional. Nos últimos anos a região está no noticiário dos jornais e televisões do mundo inteiro. Há muito, um noticiário falso e mal intencionado vem projetando no mundo uma imagem distorcida e irreal da Amazônia, onde viveriam homens que destroem a natureza, matam índios e ofendem o ecossistema da maior reserva biótica do mundo.
A esta campanha de desinformação, diz Said, juntam-se entidades brasileiras quase sempre formadas com isenção fiscal concedida pelo governo e financiadas com dinheiro estrangeiro para falarem mal do Brasil.
- Uma campanha espúria cujo objetivo principal é claramente evitar o povoamento efetivo da Amazônia por brasileiros, deixando a região vazia, sem o incômodo de futuras resistências da sociedade civil brasileira às investidas estrangeiras.
As fragilidades estão por toda parte. Nas duas universidades públicas de Roraima, um estado com problemas fronteiriços tão flamejantes, ainda não existe nenhum grupo de pesquisa especificamente voltado para o estudo desta questão.
Quem tem contato um pouco mais profundo com Roraima relata que lá, muitas vezes, ainda se fala, de brincadeira, que "o Brasil" é mais desenvolvido do que lá. Mas a bandeira do estado não deixa dúvidas: o verde representando a mata; o amarelo, a riqueza mineral; o branco, a paz; o azul, o céu de Roraima. Qualquer semelhança não é mera coincidência. A diferença fica por conta de uma linha vermelha que atravessa a parte de baixo da bandeira. Representa a linha do Equador, que corta o sul do estado. A linha imaginária está ali demarcando o Brasil do hemisfério norte, mas Brasil.”


Para acessar a matéria completa, clique: http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=14254

Um comentário:

  1. O grave problema que ocorre em nossas fronteiras foi muito bem abordado nesta matéria.
    Realmente, se faz presente uma vulnerabilidade em nossa região fronteiriça devido ao vácuo de poder
    existente por lá.


    Acabei entrando no site para ler o texto inteiro e acabei conferindo mais algumas matérias, mais uma vez, muito bem abordadas:

    http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=15987

    http://opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=16802

    Realmente, o site está de parabéns! Você manda textos para lá?

    Abraços,

    Anréia Serqueira

    ResponderExcluir