quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Confiram a Rádio Agência NP



Crise americana deve afetar a geração de emprego




O mercado financeiro mundial aguarda ansiosamente a declaração do presidente estadunidense George W. Bush sobre qual será a postura do governo dos EUA para combater a crise que afeta a economia do país. A crise atual é o desenrolar da crise imobiliária veiculada na mídia a partir de 2007. O governo americano reduziu a taxa de juros a 1% de modo a estimular a oferta de crédito e consumo. O ramo mais afetado foi o imobiliário, muitas famílias tomaram dinheiro emprestado para comprar um imóvel. No entanto, a maioria das dívidas feitas não foram pagas.

Justiça emperra sistema de cotas nas universidades públicas

Duas ações judiciais colocaram em dúvida o sistema de cotas das universidades federais do Paraná e de Santa Catarina - UFPR e UFSC, respectivamente. No Paraná, a estudante Elis Wendpap venceu em primeira instância um processo por ter perdido a vaga no curso de Direito devido à reserva de vagas.
Ato público cobra punição à chacina de Unaí

Um ato público para pedir a punição dos assassinos de quatro trabalhadores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi realizado na tarde desta segunda-feira (28) em Brasília. Três auditores fiscais e um motorista foram assassinados em uma emboscada em janeiro de 2004 no município de Unaí (MG). Eles investigavam denúncias de trabalho escravo na região. Leia mais.../ Ouça a matéria

Países latino-americanos buscam formas independentes de financiamento

Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela, assinaram no último sábado (26) o documento que instituiu a criação do Banco da Alternativa Bolivariana para a América (Alba). A Alba é um instrumento de integração firmado entre os povos da América Latina e não visa apenas relações comerciais, mas também, ações que reduzam os contrastes sociais entre esses países. A assinatura do termo da nova instituição foi feita durante a inauguração da sede, que fica na cidade venezuelana de Caracas.
Leia mais.../ Ouça a matéria

Fidel pede apoio de Lula para auxiliar países mais pobres

Em um artigo publicado no Jornal Cubano Juventude Rebelde, o presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro, enviou um recado ao presidente Lula, que esteve no país, no início de janeiro. No texto Fidel comenta a necessidade de unir forças para ajudar os países mais pobres a sobreviverem à pressão econômica estadunidense, classificada pelo chefe de estado cubano como egoísta. Uma política econômica que, segundo o texto, quer desestabilizar a Revolução Cubana e se utiliza de manobras para preservar a economia estadunidense.
Leia mais.../
Ouça a matéria

População carcerária feminina dobra nos últimos cinco anos

A população carcerária feminina dobrou nos últimos cinco anos. Informações de 2007, divulgadas pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça, mostram que existe atualmente aproximadamente 26 mil mulheres presas no Brasil. Mesmo com o aumento, as mulheres representam apenas 6% do total da população carcerária existente no país. Leia mais.../ Ouça a matéria


Bradesco lucra quase 60% a mais em 2007
O maior banco privado do Brasil, o Bradesco, obteve um lucro líquido de mais de R$ 8 bilhões em 2007. O banco registrou um crescimento de 58% em relação a 2006, quando os lucros ficaram em torno de R$ 5 bilhões. O Bradesco foi o primeiro dos grandes bancos do país a anunciar os resultados de 2007.
Leia mais.../ Ouça a matéria
Desemprego em 2007 foi o menor em 5 anos, aponta IBGE

Nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil a taxa de desemprego em 2007 foi quase 10%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este é o menor índice desde março de 2002, quando a pesquisa foi iniciada. Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre foram as regiões pesquisadas.

Desmatamento na Amazônia volta a crescer

O sistema de monitoração do desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estimou a derrubada de mais de 3000 km² de floresta Amazônica nos últimos cinco meses de 2007. O instituto admite que este número pode chegar a 7000 km². De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os dados mostram que há uma alta "inequívoca" no ritmo do desmatamento, cuja ação o governo vinha conseguindo conter desde 2004.
Leia mais.../ Ouça a matéria

OIT divulga índices do desemprego no mundo

O índice de trabalhadores desempregados em 2008 deve aumentar em cinco milhões em todo o mundo, de acordo com estimativas da Organização Mundial do Trabalho (OIT). As informações contidas no documento intitulado Tendências Mundiais do Emprego, divulgado nesta quarta-feira (23) registraram em 2007, quase 190 milhões de desempregados no mundo. Na América Latina, segundo a Organização, a taxa de desemprego se mantém estável, em quase 9% em 2007, sendo 8% maior que há dez anos.
Leia mais.../ Ouça a matéria

Municípios brasileiros precisam de Plano de Educação

Menos da metade dos municípios brasileiros possuem um Plano Municipal de Educação (PME). A informação pertence ao Sistema de Informações dos Conselhos Municipais de Educação (Sicme). De acordo com o relatório, dos quase seis mil municípios brasileiros, apenas 41% já elaboraram um plano que define objetivos, diretrizes e rumos da educação do município.
Leia mais.../
Ouça a matéria

Entidades pedem coerência na escolha dos novos conselheiros da CTNBio

Em protesto à falta de transparência na escolha dos novos conselheiros que devem ser substituídos na Comissão Técnica Nacional de Biosegurança(CTNBio), entidades da sociedade civil entregaram uma carta aberta na última semana ao Ministério de Ciência e Tecnologia que coordenará este processo. A substituição de aproximadamente 12 conselheiros está prevista em lei e deve ocorrer antes da primeira reunião da Comissão, marcada para o dia 21 de fevereiro. Leia mais.../ Ouça a matéria

Israel teme aproximação entre Venezuela e Irã
O governo de Israel quer que o Brasil atue na América Latina para reduzir a presença do Irã na região. De acordo com a embaixadora de Israel em Brasília, Tzipora Rimon, este assunto será tratado na visita que o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, fará a Israel a partir do próximo dia 14. A aproximação entre o presidente venezuelano Hugo Chávez e o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad é a principal preocupação israelense.
Leia mais.../ Ouça a matéria

Servidores públicos franceses fazem greve

Os servidores públicos franceses entraram em greve nesta quinta-feira (24). A paralisação atingiu o funcionamento de escolas e hospitais do país. Os trabalhadores protestam contra o corte de quase 23 mil empregos anunciado pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy. O Ministério da Educação francês estima que aproximadamente um terço dos professores estão em greve. Os sindicatos reivindicam também um aumento real de 3% sobre o valor dos salários dos trabalhadores. Leia mais.../ Ouça a matéria

Todo o conteúdo da Radioagência

NP pode ser reproduzido em qualquer veículo de comunicação,desde que citada a fonte e mantida a íntegra do material.

Agência Notícias do Planaltohttp://www.noticiasdoplanalto.net/



Nenhum comentário:

Postar um comentário