segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Coluna do Helio Fernandes


7 mil quilômetros quadrados de crime hediondo na Amazônia


A Amazônia brasileira é sempre atração internacional, motivo de cobiça de todas as potências. Pelo que vale em riquezas inimagináveis e incalculáveis, e pela nossa displicência, imprudência, inconsciência. Pesquisadores e cientistas já garantiram há muito tempo e repetidamente: as maiores riquezas do mundo, ainda não exploradas, estão no fundo do mar, nas montanhas, na Antártida e na Amazônia.
Não ouvimos, não percebemos, não tomamos providências, embora três desses "territórios" de enriquecimento estejam no Brasil. Essa avalanche motivada pelas denúncias a respeito do colossal desmatamento provocou a natural reação, até mesmo dos insensíveis e insensatos. Alguma coisa tem que acontecer, deve acontecer, acredito que vai acontecer. (VAI?)
Durante dezenas de anos ("nos tempos de eu menino"), se retumbava que a Amazônia seria invadida por exércitos estrangeiros, de aventureiros-mercenários, ou de potências se aproveitando desses mesmos chamados sempre de "soldados da fortuna". Não fizemos nada, ou melhor, fizemos o contrário do que deveria ser feito.
Todas as providências dos mais diversos governos foram desastrosas. Até mesmo os militares, quando tomaram o Poder, abandonaram a Amazônia, o que é surpreendente, pois as maiores denúncias a respeito da Amazônia vieram (e continuam vindo) dos generais de 4 Estrelas que comandaram a região. Desprezando a possibilidade de invasão militar, tomaram duas providências criminosas, que facilitaram a posse e o domínio por países ou grupos.

1 - A doação aos índios de regiões imensas, maiores do que muitos países da Europa. (Ou de todos eles.) Os índios não têm o que fazer com tanta terra, nem sabem como aproveitá-las. Então, vendem a quem oferecer mais. É um leilão permanente. Só na Amazônia existem 100 mil ONGs negociando essas terras, comprando de índios que já nem se lembram mais de suas origens. E já começam a querer até indenização na ONU, inacreditável.

2 - Estrangeiros falando todas as línguas compram terras na Amazônia, pagam com dinheiro vivo e recebem documentos de posse. No futuro (quando será esse futuro?), seremos acusados diante de tribunais internacionais por termos vendido terras e nos recusarmos a entregá-las. Os exércitos do pesadelo da nossa infância serão substituídos por donos de cartórios. (Deixamos para discutir depois a indenização colossal que os índios já começam a cobrar).

Agora, em boa hora surge a denúncia sobre o desmatamento. A visão aérea dessa vastíssima região completamente destroçada e vazia provoca medo, calafrio, a certeza de que uma das nossas maiores formas de nos transformarmos em potência está totalmente abandonada e desprezada. O governo tomou algumas providências apressadas, que não surtirão efeito.
Começou a guerra de interesses, três grupos se defendendo ou se atacando. Com a exceção do governo, esses três grupos são obrigatoriamente os grandes criminosos da exploração.Pecuaristas ou agropecuaristas.Plantadores e exportadores de soja.Madeireiros. Sem querer livrar ou salvar os outros dois grupos, todas as evidências recaem sobre os madeireiros.
Milhares (milhares mesmo) de caminhões transitam pela área, dia e noite, carregados de madeiras. Só eles têm serras gigantes, a televisão se farta de mostrar essas árvores caindo sobre os nossos corações, nossas mentes e nosso orgulho. É evidente que gozam de formidável proteção, têm cúmplices poderosíssimos, "corre dinheiro" de forma avassaladora.
PS - Esta é apenas uma "tomada" de posição, à espera de medidas eficientes, importantes, que contribuam para mostrar que a Amazônia é nossa, ao contrário da relação de personalidades que dizem que "A AMAZÔNIA PERTENCE AO MUNDO".


PS 2 - Pela forma como têm agido, os próprios governos brasileiros parecem acreditar nisso.


Marina Silva


5 anos perdidos num ministério importante. Agora que Lula resolveu que ele é que decidirá, por que não aproveita e troca de ministro?
Para ler a coluna completa de Helio Fernandes de hoje, 28 de janeiro, clique:

Nenhum comentário:

Postar um comentário