quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Audiência pública na Comissão de Infra-estrutura do Senado

Pré-sal fará do Brasil o sétimo produtor mundial de petróleo, diz Lobão

Em audiência pública que acontece nesta manhã, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, assegurou que o pré-sal é realmente uma potência em termos de reservas petrolíferas, capaz de alçar o Brasil, em alguns anos, à posição de sétimo produtor mundial de petróleo. Ele informou que as reservas até agora identificadas dobrarão a capacidade de produção de barris de petróleo do país, antes calculada em 14 bilhões de barris e suficientes para os próximos 20 anos, que passariam para 28 bilhões de barris e uma auto-suficiência do combustível para 40 anos.
- O pré-sal é de longe a maior reserva de todas as províncias petrolíferas do país - contou Lobão, acrescentando que a descoberta é fundamental, pois se agrava no planeta a questão da carência de petróleo, pois a demanda é crescente e não existe perspectiva de que o petróleo deixe de ser o principal combustível utilizado.
Em resposta aos senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Jefferson Praia (PDT-AM), o ministro disse que o contexto atual do país e das relações com outros países exigem que a exploração do pré-sal seja feita em novos moldes. Lobão confirmou que 70% do total da área do pré-sal ainda estão em poder da União e que a recomendação do governo federal é para que o modelo de exploração e produção sigam o formato da partilha e não de concessão, como é corrente hoje na exploração petrolífera. - Nós, no governo, chegamos à conclusão de que o sistema de partilha para exploração proposto e a criação de uma empresa estatal única para gerir o pré-sal será a melhor solução para esse tema.

Leia também:
Lobão fala aos senadores sobre marco regulatório do pré-sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário