quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

JORNAL DE BRASÍLIA
POUPANÇA EM BAIXA

Faltando mais de três meses para o Natal, empresários do Distrito Federal começam a recrutar temporários para reforçar o quadro de funcionários e atender o fluxo de clientes, crescente no período de dezembro, com as festas de fim de ano. Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio revela que 29,3% dos entrevistados têm intenção de abrir vagas temporárias e 4,7% ainda não definiram. Já 65,9% afirmaram que não haverá contratação. Nos shoppings, 41,8% dos lojistas vão contratar temporários. A boa notícia é que em relação à intenção de efetivar os funcionários temporários, 65,4% das empresas pretendem efetivá-los. Os segmentos que irão abrir mais vagas são lojas de departamento 88,9%), seguido de perfumarias (67,9%), material esportivo (53,3%), lojas de celular (50%) e calçados (48,6%). Dos empresários que não irão contratar temporários, 74% afirmam que já possuem funcionários suficientes e 16%, que não percebem alteração no movimento de consumo no o período. Para os entrevistados que não decidiram sobre a contratação, 70% estão aguardando a melhora das vendas.

O GLOBO
LEGALIZAÇÃO DE CAÇA-NÍQUEIS E BINGOS AVANÇA NA CÂMARA

Lobby de funcionários de casas de jogo e sindicalistas marca votação. Numa votação marcada pelo lobby em plenário a favor do jogo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, por 40 votos a 7, a legalização de bingos e máquinas caça-níqueis. O tema volta à ordem do dia cinco anos após o presidente Lula editar medida provisória proibindo essas modalidades de jogo no Brasil, em resposta à crise política causada pelo caso Waldomiro Diniz. Então assessor do ministro José Dirceu, Waldomiro foi demitido após divulgação de vídeo em que aparecia pedindo propina a bicheiros do Rio. "Não posso, em nome de alguns empregos, legalizar o crime organizado e a lavagem de dinheiro", disse Lula, em 2004. "O jogo é da natureza humana", disse ontem o petista José Genoíno, que votou a favor. O projeto ainda irá ao plenário da Câmara e ao Senado. (págs. 1, 3 e 4)

FOLHA DE S. PAULO
PAÍS RECUPERA VAGAS PERDIDAS NA CRISE

Saldo de empregos desde outubro de 2008 ficou positivo em mais de 45 mil vagas, diz Ministério do Trabalho. Dados do Ministério do Trabalho mostram que o Brasil recuperou os postos de trabalho formais que haviam sido perdidos com o agravamento da crise global. Com os 242.126 empregos criados em agosto, o melhor resultado para o mês desde 1992, o saldo desde outubro de 2008 já ficou positivo em 45.668 vagas. Se o recorte for a partir de novembro, quando a crise agravou o quadro de demissões, houve fechamento de 15.736 vagas. (págs. 1 e B1)

Abertura de 242 mil vagas em agosto leva saldo de contratações no ano a 680 mil. O Ministério do Trabalho registrou em agosto a criação de 242,1 mil postos com carteira assinada. O saldo foi recorde para o mês e quase o dobro dos 138,4 mil contabilizados em julho. Foi também o melhor resultado desde setembro de 2008, marco da crise financeira mundial. Neste ano, até agosto, o resultado líquido ficou positivo em 680 mil postos, apesar de janeiro ter registrado perda de 101,7 mil vagas. O bom resultado do mês passado foi explicado pela retomada das contratações na indústria e pelo desempenho do setor de serviços. Comércio e construção civil também se destacaram. No Paraná, metalúrgicos da Renault-Nissan e da Volvo encerraram greve após conquistarem reajuste de 7,67% um aumento real (acima da inflação) de 3% - mais abono de R$ 2 mil. (págs. 1, B1, B3 e B4)

JORNAL DO BRASIL
240 MIL NOVOS EMPREGOS

O Brasil praticamente já recuperou os empregos perdidos nos meses mais agudos da crise financeira internacional. Entre fevereiro e agosto deste ano, foram criados 781 mil postos de trabalho com carteira assinada - destes, foram 242 mil apenas no mês de agosto, segundo anunciou ontem o Ministério do Trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que os setores de serviços e da indústria de transformação lideraram as contratações. No auge da crise, entre novembro de 2008 e janeiro deste ano, o país havia perdido 797 mil vagas. (págs. 1 e Economia A19)

CORREIO BRAZILIENSE
CONGRESSO DÁ SINAL VERDE PARA BINGOS E CAÇA-NÍQUEIS

Com apoio do governo, Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova parecer que autoriza o funcionamento de jogos de azar e caça-níqueis. Parlamentares têm interesse em legalizar a atividade que poderá financiar campanhas eleitorais e, segundo os defensores, criar empregos e aumentar a arrecadação de impostos. Deputados devem analisar a proposta em plenário ainda este ano. (págs. 1 e 6)

VALOR ECONÔMICO
LULA PROPÕE UMA "CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS SOCIAIS"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende mandar ao Congresso ainda neste ano um projeto de lei para consolidar as políticas sociais de seu governo. A ideia é amarrar no texto da lei uma "Consolidação das Leis Sociais", a exemplo do que, na década de 1940, Getúlio Vargas fez com a "Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)". O presidente disse em entrevista ao Valor, ontem pela manhã, que não vai pedir urgência para esse projeto. "É bom mesmo que ele seja discutido em ano eleitoral". Também faz parte dos planos do presidente para este ano encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de inclusão digital. “Será para integrar o país todinho com fibras óticas". (págs. 1, A10 e A11)

VEJA TAMBÉM...

Um comentário:

  1. Falando abertamente sobre a realidade dos Bingos no Brasil, entendo que a única forma de eliminar a clandestinidade em qualquer segmento, é estabelecer regras rígidas e claras, punições rigorosas, controles reais e fiscalizaçã.
    Isto sómente será colocado em prática com a aprovação da Lei que Regulamenta os Bingos.
    A Organiz. Mundial do Turismo é composta por 135 Países, sómente Brasil e Cuba não possuem Lei para jogos. Acorda Brasil!!! Globalização já...
    Bilu Villela - Pres. Sind.Empresas Bingo Est.SPaulo.

    ResponderExcluir