Uma severa tempestade de neve atingiu os EUA nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2009. A tempestade de neve, com ventos muito fortes, cobriu vários Estados norte-americanos, desde a Califórnia até às Grandes Planícies.
Os serviços meteorológicos norte-americanos anunciaram que a tempestade de neve prosseguiu até à costa leste atravessando os Estados do Grandes Lagos no dia 9 de Dezembro.
A bela imagem que acompanha esta nota mostra o manto de neve que cobriu vários Estados como sejam: Nevada, Utah, Colorado, Dakota do Norte, Oklahoma, etc. Até o Texas foi pintado parcialmente de branco.
A imagem foi obtida a partir de uma combinação de fotografias captadas pelos sensores Moderate Resolution Imaging Sprectroradiometer (MODIS) dos satélites Terra e Aqua da NASA.
Na imagem, a maior parte da esquerda pertence ao satélite Terra, enquanto que a maior parte do lado direito foi obtida a partir do satélite Aqua. Em ambos os casos as fotografias foram tiradas no dia 9 de Dezembro.
Como é sabido, esta tempestade de neve foi provocada pelos anticiclones móveis polares (AMP) de origem boreal. O Árctico está muito frio ou está pouco frio? A Europa tem sido poupada pelos AMP mais violentos que têm saido do Árctico com trajectórias preferenciais para a América do Norte.
Os AMP com trajectória Atlântica e Escandinávia têm-se aglutinado sobre a Europa, do Atlântico aos Urais. Daí que o estado do tempo tenha sido relativamente agradável com extensos períodos de seca meteorológica.
Do excelente Blog MITOS CLIMÁTICOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário