quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

CORREIO BRAZILIENSE
CÂMARA APROVA ORÇAMENTO DO DF

Em sessão realizada ontem à noite, a Câmara Legislativa aprovou, em primeiro turno, a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Distrito Federal. O Orçamento, no valor de R$ 15 bilhões, recebeu 16 votos favoráveis e seis contrários, e a votação em segundo turno estava prevista para a madrugada desta quarta-feira. Os deputados distritais também analisaram o projeto que definiu os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2010. Pelo texto aprovado, o IPVA será calculado de acordo com os preços de mercado dos automóveis apurados em dezembro deste ano, o que reduzirá o valor do tributo para veículos que tiveram desvalorização. O contribuinte que pagar à vista o imposto terá desconto de 5%. (págs. 1 e 25)

FOLHA DE S. PAULO
BRASIL APROVA ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL

Adesão do país ao bloco econômico ainda tem de ser ratificada pelo Paraguai. Por uma diferença de só oito votos (35 a 21), o governo Lula conseguiu aprovar no Senado a entrada da Venezuela no Mercosul. O país presidido por Hugo Chávez será o primeiro a aderir ao bloco desde que ele foi criado, em 1991, por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com exceção do Paraguai, os países-membros do Mercosul já aprovaram os venezuelanos como sócios. No Brasil, a proposta levou quase três anos para ser votada: o governo a enviou à Câmara no início de 2007, e ela só começou a tramitar no Senado em março deste ano. (págs. 1 e A4)

O ESTADO DE S. PAULO
BRASIL CEDE E VAI PAGAR MAIS PELO GÁS BOLIVIANO

Resultado de decisão política, aditivo enfrentou oposição dentro da Petrobras. A Petrobras e a estatal boliviana YPFB marcaram para sexta-feira a assinatura de aditivo ao contrato de importação de gás que garantirá à Bolívia um ganho extra de ao menos US$ 1,2 bilhão até 2019. Pelo acordo, o Brasil se compromete a pagar mais pelas chamadas "frações líquidas" do gás boliviano: propano, butano e gasolina natural. A Petrobras relutou o quanto pôde para chegar a um acordo, segundo envolvidos no processo, que começou em 2007. O entendimento na empresa é que não há base legal para justificar o pagamento adicional, que poderá ser contestado pelo Tribunal de Contas da União. Dificilmente a alta de custos poderá ser repassada, diante do cenário de excedente de oferta de gás no País. (págs. 1 e B1)

JORNAL DO BRASIL
PF PREPARA NOVO CERCO A ARRUDA

Alvo, agora, são ações da Secretaria de Transportes. Principal alvo da operação Caixa de Pandora, na qual 12 de seus assessores e ele próprio se viram envolvidos em pesadas acusações de corrupção, o governador de Brasília, José Roberto Arruda, tem mais um motivo de preocupação. A Polícia Federal prepara um novo bote em cima da estrutura do governo do Distrito Federal. O processo, que corre em sigilo de Justiça, tem como alvo as ações da Secretaria de Transportes da capital, revela o Informe JB. Arruda passou o dia com secretários preparando a defesa no inquérito a que responde, enquanto prosseguiam os protestos pedindo a sua saída do cargo. (págs. 1, Informe JB A4 e País A7)

O GLOBO
SETOR PÚBLICO TEM 21% DOS EMPREGOS DO PAÍS

Prefeituras concentram metade dos postos do funcionalismo. O serviço público representa um quinto dos empregos do país: em 2008, o Brasil tinha 8,2 milhões de funcionários públicos, 21% do total de pessoas empregadas. Os dados constam de um estudo divulgado pelo Ipea a partir de informações do IBGE e dos ministérios. O Executivo tem 91% dos servidores. A análise ressalta o papel crescente das prefeituras — que concentram metade do funcionalismo público, 4,3 milhões de pessoas. As administrações estaduais têm 3,1 milhões de servidores, e a União, 676 mil. Em 1950, só 12% dos ocupados do setor público eram servidores municipais. Mas os dados apontam a fragilidade de alguns serviços nos municípios: em 1.867 cidades (33,5% do total), não há atendimento de urgência nas instalações do SUS. Apenas 2,8% dos municípios têm estabelecimentos públicos de ensino superior. (págs. 1 e 3)

VALOR ECONÔMICO
EMPRESAS AÉREAS AMPLIAM CRÉDITO PARA ATRAIR CLASSE C

A guerra tarifária que marcou o setor aéreo em 2009 é coisa do passado. Em 2010, as companhias vão partir para a disputa de passageiros no segmento que a Gol chama de "nova classe média". Nessa batalha, a principal arma não será mais a redução de preços, que comprometeu a rentabilidade das empresas neste ano, e sim o crédito ao consumidor da classe C, com parcelamento de passagens em até 36 vezes. Cada empresa tem sua estratégia. Três já anunciaram programas de oferta de crédito. Pioneira nessa operação, a Gol vai acelerar o Voe Fácil, lançado há quatro anos e responsável por 30% dos 26 milhões de passageiros embarcados. A partir de amanhã, o programa terá uma loja própria no Largo 13 de Maio, centro comercial popular no bairro de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. A loja vai chamar clientes com alto-falantes e aceitar todos os meios de pagamento - quem tiver o cartão da Gol poderá pagar em até 36 vezes, mas com juros. (págs. 1, B6 e B7)

Veja também...



Nenhum comentário:

Postar um comentário