terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES


Executiva do partido manda filiados entregarem os cargos no GDF após denúncias de esquema com propina. Na Câmara Legislativa, ocupação legítima dos estudantes ajuda envolvidos no escândalo. (pág. 1)

Camargo Corrêa nega prática de suborno; Adhemar Palocci não comenta. A Polícia Federal suspeita do envolvimento de Adhemar Palocci, irmão do ex-ministro Antonio Palocci, em suposto recebimento de propina da Camargo Corrêa paga também ao PMDB e ao PT, relata Flávio Ferreira. Adhemar, diretor de planejamento e engenharia da Eletronorte, é citado no relatório final da Operação Castelo de Areia, da PF. A estatal é responsável pela construção das eclusas de Tucuruí, no rio Tocantins. Manuscrito apreendido na investigação indica que teria havido propina de R$ 2,1 milhões pela obra. Dele constam o valor de R$ 1 milhão ligado às siglas PMDB e PT e inscrições que, para a PF, referem-se a Adhemar. O Ministério Público pediu que se investiguem mais 13 obras da construtora. A Camargo Corrêa nega irregularidade. PMDB e PT dizem desconhecer a investigação, e o irmão de Palocci não quis comentar. (págs. 1 e Brasil)

Os cinco envolvidos na fraude que causou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram denunciados ontem pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça. Os crimes podem render de 6 a 60 anos de prisão, somadas as penas em caso de condenação. A fraude foi denunciada pelo Estado em outubro. Felipe Pradella, de 32 anos, Marcelo Sena Freitas, de 20, Filipe Ribeiro Barbosa, de 21, todos funcionários temporários do consórcio que organizava o Enem; o DJ Gregory Camillo Oliveira Craid, de 26, e o empresário Luciano Rodrigues, de 39, foram denunciados pelos crimes de peculato (furto praticado por servidor público, com pena de 2 a 12 anos de prisão), corrupção passiva (exigir vantagem indevida, de 2 a 12 anos) e violação de sigilo funcional (de 2 a 6 anos).


O Ministério Público Federal informou ontem que denunciou à Justiça cinco pessoas envolvidas no furto, vazamento e tentativa de venda da prova do Exame Nacional do Ensino Médio. A prova, que deveria ter sido aplicada em outubro, foi adiada e realizada somente neste fim de semana por causa do episódio. De acordo com a denúncia apresentada à Justiça, o grupo é acusado de peculato (furto praticado por servidor público), corrupção passiva (exigir vantagem indevida) e violação de sigilo funcional. Para a Procuradoria, os responsáveis pelos crimes são Felipe Pradella, Marcelo Sena Freitas e Filipe Ribeiro Barbosa, funcionários contratados pela Cetro – uma das três empresas do consórcio responsável pelo exame adiado, além de Gregory Camillo Oliveira Craid e o empresário Luciano Rodrigues, que atuaram como intermediários na tentativa de obter ganhos com a prova.


Medida reabre esperança de um acordo na Conferência do Clima. Numa decisão aplaudida na abertura da Conferência do Clima da ONU (COP-15), em Copenhague, a agência ambiental dos EUA classificou o CO2 e outros cinco gases do efeito-estufa como prejudiciais à saúde. Com isso, a administração federal poderá controlar diretamente emissões, mesmo sem a aprovação do Congresso, que emperrou a legislação climática americana. A partir de 2010, a agência poderá impor restrições, por exemplo, à indústria e à geração de energia. O secretário-geral da COP-15, Yvo de Boer, saudou a decisão e disse que ela aumenta significativamente as chances de um acordo climático ambicioso em Copenhague. A medida dá ao presidente Barack Obama mais autonomia para firmar um acordo. (págs. 1, 29 e 30 e Míriam Leitão)
VALOR ECONÔMICO
AVALIAÇÃO DE RISCOS DOS TRANSGÊNICOS DEVE ACABAR

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) votará na quinta-feira o fim do monitoramento dos efeitos adversos de organismos geneticamente modificados sobre a saúde humana e animal, o ambiente e os vegetais. A mudança desobrigará as empresas de biotecnologia de realizar estudos científicos de avaliação de riscos e de apresentar planos de monitoramento pós-liberação comercial de transgênicos no país. A nova regra deve "anistiar" os 25 produtos transgênicos (plantas, vacinas e enzimas) que já obtiveram aprovação para comercialização e beneficiará 11 pedidos que estão sob análise do colegiado, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A alteração na Resolução Normativa nº 5, em vigor desde março de 2008, dependerá do voto de 14 dos 27 membros titulares da CTNBio. O grupo favorável à mudança somaria 16 votos. (págs. 1 e B12)

Veja também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário