sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Eleições 2010: Roseana se consolida no Maranhão...

O “Instituto Sensus”, a pedido da Confederação Nacional dos Transportes, realizou entre os dias 25 e 29 de Janeiro pesquisa de intenção de voto para o governo do Maranhão. Se a eleição fosse hoje, com margem de erro de 3% para mais ou para menos, o resultado da amostra seria o seguinte:

Roseana Sarney (PMDB) - 49,8% com a margem de erro pode ter entre: 46,8% --------------- 52,8%;
Jackson "Mister Magoo" Lago (PDT) – 24,6% - com a margem de erro pode ter entre: 21,6%----------------27,6%
Flávio Dinosauro (PCdoB) -10,1% - com a margem de erro pode ter entre: 7,1%....................... 13,1%
Roberto "Serra" Rocha PSDB – 3,9% - com a margem de erro pode ter entre: 0,9%-------------------6,9%
Indecisos - 11,6% - com a margem de erro pode ter entre: 8,6%------------------17,6%
Fonte: Blog do Anselmo Raposo

Meu comentário:

Perguntinha que insiste em não se calar: “e se o eficiente e popular ministro Lobão, que apóia Roseana, ainda estivesse no PFL e, por acaso, fosse também candidato?”. Minha resposta que não resisto em provocar: “seria um massacre ainda maior, um verdadeiro rolo compressor contra as forças minoritárias dos espertalhões do atraso, os poucos que apoiaram os dois últimos patetas que tentaram governar o Maranhão apenas com discursos vazios e irresponsáveis”. Conclusão óbvia: o povo do Maranhão está cansado de discursos preconceituosos contra a capacidade do povo maranhense se desenvolver, dos ataques ao importante apoio do presidente Lula tanto à governadora Roseana quanto ao ministro Lobão. O maranhense sabe das intenções dos paus-mandados do tucanato paulista...

Um comentário:

  1. Companheiro: essa pesquisa nunca existiu! Verefique as objeções abaixo e tire suas próprias conclusões.

    Saudações.

    Caros amigos,



    compartilho algumas preocupações referentes à recente divulgação de pesquisa sobre a sucessão estadual no Maranhão, pelos blogs de Walter Rodrigues (em 04/02/2010, depois retirada do site) e Marco d´Eça (05/02/2010).



    1) o site do Instituto Sensus (www.sensus.com.br) não menciona qualquer pesquisa sobre sucessão no Maranhão.



    2) O Sensus apenas registra a pesquisa CNT/Sensus realizada mensalmente para avaliação do governo federal, da popularidade do presidente e da sucessão presidencial. Pesquisa também mencionada no site da CNT (www.cnt.org.br).



    3) A supra citada pesquisa CNT/Sensus foi registrada no TSE com o protocolo 1570/2010, citado impropriamente no blog de Marco d´Eça como sendo o número da pesquisa referente ao Maranhão.



    4) No site do TSE, seção de Pesquisas Eleitorais, só encontra-se registrada a pesquisa nacional Sensus (1570/2010) , disponibilizando inclusive o questionário que foi aplicado. Da leitura do questionário, vê-se que não existe qualquer pergunta referente a sucessões estaduais.



    5) A metodologia da pesquisa nacional CNT/Sensus foi a seguinte: 2.000 entrevistas, ponderadas pelas 05 Regiões e para 24 Estados, com o sorteio aleatório de 136 Municípios por representatividade de grupos populacionais.



    6) No maranhão foram realizadas apenas 66 entrevistas, assim distribuídas: Caxias (14), Santa Inês (14), São Bento (16), São Luís (10), São Mateus do Maranhão (12). Uma amostra significativa para uma pesquisa nacional, mas insuficiente para uma pesquisa sobre a sucessão estadual.



    Do exposto, ficam as questões, à luz da ética política e da legislação eleitoral:



    a) houve de fato essa pesquisa sobre sucessão estadual, feita pelo Instituto Sensus? Foi a mesma realizada para a sucessão presidencial ou outra?



    b) se houve, a pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral? no TRE ou TSE?



    c) se houve, onde estão disponíveis os dados, metodologia e questionário aplicados?



    d) ou trata-se de pesquisa reservada, confidencial? a qual deveria ter recebido um outro tratamento jornalístico? qual a fonte utilizada pelos jornalistas?



    Até que estes pontos estejam devidamente esclarecidos, mantenho minha opinião, enquanto pesquisador, de que a pesquisa Sensus sobre a sucessão estadual do Maranhão encontra-se, no mínimo, SOB SUSPEIÇÃO.



    Atenciosamente,

    Wagner Cabral

    Historiador / UFMA

    ResponderExcluir