quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

JORNAL DE BRASÍLIA
UNB: SÃO 282 PARA OITO NOVOS CURSOS E 208 PARA ANTIGOS, COMO DIREITO.

Ano letivo de 2010 começa com polêmica sobre o inchaço previsto em metas do MEC. Aos vestibulandos, a alegria; aos universitários, a preocupação. O curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB) terá o dobro de vagas a partir do próximo semestre. No total, serão oferecidas 120 vagas por semestre, metade no noturno e a outra metade no diurno. Além disso, oito novos cursos foram criados nos dois períodos. A diretora da Faculdade de Direito, Ana Frasão, disse que o curso possui uma demanda muito grande. "Chegamos a ter 80 candidatos por vaga, no ínício do ano", comentou. Apesar do aumento, Ana acredita que a nota de corte para entrar no curso deve continuar alta. "Muitos candidatos tiram nota próxima do corte e não entram por muito pouco.

O GLOBO
MEGAOPERAÇÃO TENTA TIRAR 12 MIL VANS DAS RUAS HOJE

Prefeitura decide que, até 2010, transporte alternativo será banido da Zona Sul. Uma megaoperação do Detro vai tentar impedir, a partir de hoje, a circulação, de cerca de 12 mil vans intermunicipais na Região Metropolitana. Esses veículos são considerados ilegais. Ontem, foi assinado o contrato entre o governo do estado e os 462 motoristas que venceram a licitação para operar 50 linhas de transporte alternativo ligando o Rio a municípios vizinhos. O governador Sérgio Cabral anunciou que haverá novo concurso público para fortalecer a estrutura do Detro e a fiscalização. A prefeitura do Rio decidiu que, até o fim do ano que vem, as lotadas feitas por vans e Kombis serão banidas da Zona Sul. (págs. 1 e 13)

FOLHA DE S. PAULO
LULA FAZ ACORDO E RECUA NA URGÊNCIA DO PRÉ-SAL

Em troca, oposição concordou em votar projetos até 10 de novembro. O presidente Lula recuou e aceitou retirar a urgência constitucional dos quatro projetos de lei sobre o marco regulatório do pré-sal. Em troca, a oposição fechou acordo com a base aliada do governo na Câmara dos Deputados para votar os projetos até 10 de novembro. O acordo deu à oposição mais 24 dias corridos, cerca de 70 dias ao todo de tramitação, para debater e tentar modificar a proposta do governo. Antes, pelo regime de urgência, os projetos teriam de ser votados em até 45 dias. Caso contrário, trancariam a pauta da Casa. (págs. 1 e B1)

O ESTADO DE S. PAULO
ACORDO COM OPOSIÇÃO FAZ LULA RETIRAR URGÊNCIA DO PRÉ-SAL

No acerto, que vale só para Câmara, oposição promete desobstruir votações. O presidente Lula decidiu ontem retirar a exigência de que os projetos com as regras de exploração do petróleo na camada do pré-sal fossem votados na Câmara em regime de urgência. Ele concordou com o recuo porque, em acordo firmado com os governistas, os partidos de oposição se comprometeram a desobstruir os trabalhos na Câmara e a levar os projetos do pré-sal a votação até no máximo 10 de novembro. Sem a urgência, os deputados ganharam mais tempo para apresentar emendas ao texto dos projetos. Não há acordo quanto ao conteúdo das propostas, que ainda será discutido. O acerto só vale para a Câmara. No Senado, onde a oposição tem maior poder de fogo, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu a manutenção da urgência na tramitação dos projetos. "Não podemos ficar dependendo da boa vontade da oposiÇão", disse Jucá. (págs. 1, B1 e B3)
JORNAL DO BRASIL
REMÉDIO TERÁ BULA SIMPLES E VIA WEB

Difíceis de serem lidas pelo tamanho das letras e mal compreendidas pela pouca clareza do texto, as bulas de medicamentos ficarão melhores na forma e no conteúdo. Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige, por exemplo, aumento das letras e do espaçamento das linhas, além de bulas especiais para deficientes visuais. As empresas terão até 180 dias para deixar as informações organizadas de forma mais clara. Deverão também incluir perguntas e respostas para facilitar a compressão - modelo que não era obrigatório. Serão ainda obrigadas a incluir as bulas no site da Anvisa na internet. (págs. 1 e Vida, Saúde & Ciência A24)

CORREIO BRAZILIENSE
RECORDE DE VAGAS NO SERVIÇO PÚBLICO

A administração pública voltou a contratar no Distrito Federal após cinco anos de baixa geração de emprego. Dos 30 mil trabalhadores que conseguiram uma colocação no mercado nos últimos 12 meses, 20 mil foram convocados em concursos públicos, assumiram cargos comissionados, ou estão empregados como terceirizados. Na comparação com períodos anteriores, o volume de contratações no setor público é o maior dos últimos 10 anos. A tendência é manter a criação de vagas, ao menos no âmbito nacional. A Proposta de Orçamento da União para 2010 prevê a admissão de 56.861 trabalhadores. O GDF tem mais parcimônia. “Seremos severos com novas contratações. Contrataremos apenas o necessário”, prevê Ricardo Penna, secretário de Planejamento. Especialistas afirmam que a ampliação do serviço público enfraquece a economia privada no DF. (págs. 1 e 42)
VALOR ECONÔMICO
INDÚSTRIA NACIONAL TENTA GARANTIR FATIA NO PRÉ-SAL

A indústria brasileira de máquinas e equipamentos pretende obter melhores condições para participar dos bilionários contratos de fornecimento à Petrobras, a operadora exclusiva do pré-sal. Por intermédio do deputado Rodrigo Rocha Lures (PMDB-PR), os empresários do setor apresentaram duas emendas ao projeto de lei nº 5938, que trata do regime de partilha da produção do petróleo. Na primeira emenda, a indústria sugere a criação de um bônus adicional correspondente a 30% do valor do investimento em máquinas e equipamentos. Na segunda, propõe a desoneração da produção e comercialização de equipamentos, um programa de incentivo à inovação tecnológica e linhas de financiamento específicas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (págs. 1 e A8)

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário