sexta-feira, 5 de março de 2010

Folha de S. Paulo omite e erra ao citar relatório do Departamento de Estado dos EUA

Mídia em Foco
Data:02.03.10
Veículo:Folha de S. Paulo

EUA citam Arruda e Sarney como exemplos de corrupção

O Departamento de Estado dos EUA divulgou ontem um relatório em que diz ver a corrupção no Brasil como "preocupante" e que "escândalos políticos domésticos" não param de ser revelados pela imprensa (...)

"Num caso sofisticado, o presidente do Senado, que também é ex-presidente do Brasil, foi acusado de uma série de impropriedades (...)

E S C L A R E C I M E N T O

Carta enviada e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, no Painel do Leitor

Caro editor,

Sobre a reportagem "EUA citam Arruda e sarney como exemplos de corrupção" (Brasil, ontem), ressalto que o título não corresponde ao teor do texto. O relatório em referência não menciona o presidente do senado e não faz o juízo de valor que o título do jornal sugere, apenas cita que veículos da imprensa brasileira publicaram acusações de "impropriedades" contra ele.

A citação de que o senador teria uma conta ilegal no exterior foi motivo de um ofício seu, de 13 de julho de 2009, ao procurador-geral da República, conferindo-lhe todos os poderes para investigar a existência de tal conta em qualquer país, abrindo mão do sigilo bancário. Este e outros documentos compõem a defesa do presidente do senado -disponível no site desta Secretaria de Imprensa- contra todas as acusações feitas contra ele no período. Por fim, o próprio relatório do Departamento de Estado, em trecho não divulgado por este jornal, acrescenta que "comissões investigativas do senado consideraram sem fundamento as acusações contra o presidente do senado.

Atenciosamente,

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário