quinta-feira, 11 de março de 2010

Ibope pesquisa se apoio de Lula será importante para decisão do eleitor


Nos próximos dias, a Confederação Nacional da Indústria deve divulgar nova pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial. Os pesquisadores do instituto foram a campo entre os dias 5 e 10 de março, como fazem a cada três meses por encomenda da CNI. O questionário que aplicaram desta vez, porém, tem algumas particularidades.
A 9ª pergunta é se o eleitor prefere votar em um candidato:
a) “Apoiado pelo presidente Lula”;
b) “De oposição ao presidente Lula”;
c) “Não vai levar em conta o apoio do presidente Lula para votar”.
A questão é interessante porque permitirá comparar o percentual daqueles que pretendem votar no candidato de Lula com a intenção de voto em Dilma Rousseff (PT). Se houver muitos eleitores que optam pela opção “a” e não declaram voto na candidata do governo, será sinal de que ela deve continuar crescendo nas pesquisas. Na hipótese de os percentuais se equivalerem, será indício de que o crescimento de Dilma se tornará mais difícil.
A pergunta 14 pede para o eleitor comparar os dois mandatos de Lula e dizer qual o melhor. Segue então a tradicional bateria de questões sobre a evolução das condições de vida do entrevistado, suas expectativas sobre o futuro da economia. As perguntas 19 e 21 também são interessantes: uma pretende medir o grau de endividamento dos eleitores, a outra, se o eleitorado aprova ou desaprova a ação do governo em 9 assuntos, de taxa de juros aos impostos, passando por meio ambiente, saúde e educação. Se o governo for reprovado em alguma desses itens, pode servir de munição e discurso para oposição durante a campanha.
(...) Veja aqui a íntegra do questionário aplicado pelos pesquisadores.

Leia a matéria completa no Blog do Anselmo Raposo

Nenhum comentário:

Postar um comentário