domingo, 28 de março de 2010

PEC 300: Vaccarezza sinaliza que governo teme mobilização de PMs e Bombeiros

Líder do governo resolveu abrir uma nova rodada de diálogo para resolver o impasse em torno da emenda do piso dos policiais e bombeiros

Laycer Thomaz/Câmara
Vaccarezza, líder do governo, reabre negociações para tentar contornar o impasse em torno da PEC 300

Renata Camargo

A liderança do governo na Câmara abriu uma nova rodada de diálogos para chegar a um acordo pela votação em segundo turno da PEC 300, que estabelece o piso nacional para policiais e bombeiros. Nesta quinta-feira (25), o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), realizou um primeiro encontro com parlamentares da Frente Parlamentar em Defesa dos Policiais e Bombeiros.

“Eu estendi a mão para discutir. Foi uma conversa no âmbito da Câmara, não envolveu o governo. Eu coloquei o meu limite e eles colocaram o deles. Se não tiver entendimento, aí será uma decisão da Câmara”, disse Cândido Vaccarezza. A PEC 300 já foi votada em primeiro turno, mas tem sofrido resistência na Câmara, especialmente, por parte do governo.

Na avaliação do coordenador da frente, Capitão Assumpção (PSB-ES), esse primeiro encontro foi um momento para “aparar um pouco as arestas”. Apesar desse retomada de diálogo, no entanto, as negociações em torno da PEC 300 ainda serão espinhosas. Vaccarezza reforça que colocar valor de salário na Constituição é inconstitucional, enquanto Capitão Assumpção afirma que a categoria não abre mão de um valor.

“A frente não abre mão que um valor do piso seja fixado na Constituição. Isso é a garantia que o governo não virá no futuro mudar de opinião. Como o estabelecimento do piso se dará por lei federal, que será feita depois das eleições, colocar um piso inicial nas disposições transitórias é uma garantia nossa”, disse Capitão Assumpção.

A reunião de hoje foi realizada a convite do líder do governo. O deputado Capitão Assumpção avalia que “o governo está vendo com preocupação” as ameaças de paralisação de policiais e bombeiros em todo o país.

Marcha

No dia 6 de abril, haverá uma nova marcha em defesa da aprovação da PEC. Policiais e bombeiros de todo o país farão uma passeata saindo da Catedral em direção ao Congresso, em Brasília. Após essa data, se o governo não sinalizar abertura para votar a PEC 300, policiais e bombeiros de todo o país prometem uma paralisação nacional.

“É um cenário caótico que o governo vislumbra e ele não vai querer essa paralisação. O fundamental é que o governo aproximou-se da frente, porque antes não tinha nenhum tipo de negociação. Se o líder apresentar uma proposta que se aproxime do que estamos pedindo, podemos negociar”, disse Assumpção.

Do site “Congresso em Foco”

10 comentários:

  1. É isso ai. Homens de honra como o maj Fabio e cap Assunção merecem com certeza o nosso respeito. Em nenhum momento pensam em desistir dessa luta ( pec 300 ). Amo a farda que eu visto, é como a minha segunda pele, mas nós sempre estamos nas mãos erradas ( governantes ) que nunca esqueceram a m... da ditadura que ja faz 25 anos, nem policial eu era e, estava la brigando tambem para acabar com a ditadura. Parem de viajar politicos que pensam desse jeito. Desencanem e façam igual a esses que querem fazer estoria na vida politica deles, esses sim tem os parabens dessa gloriosa força policial. Pesso que todos assinem a pec e seremos todos felizes. Não deixem essa população sofrerem mais do que ja sofrem. Porque com essa policia tem um antigo ditada, ( ruim com ela e pior sem ela ). Pensem nisso senhores.

    ResponderExcluir
  2. Onde já se viu um governo que ficou anos tentando se eleger para "defender" o povo agora que eleito coloca ao seu lado pessoas como Vaccarezza que esta contra tudo e todos . Não é possível que pessoas como esta e outras consiga "paralizar" uma emenda constitucional PEC 300 que iria trazer dignidade aos nossos profissionais de segurança de todo o país.O governo deveria se posicionar a favor desta emenda. que beneficia uma categoria sofrida e que ainda mantém a ordem publica em todos os estados do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE! CAROS COMPANHEIROS DE FARDA;NÓS DA CATEGORIA, PRESISAMOS QUE ALGUM CANDIDATO À PRESIDENCIA DA REPÚBLICA NOS APÓIE.
    SE O ATUAL NÃO QUER,VAMOS PARA ESSE GOVERNO OMISSO,A NOSSA FORÇA DO VOTO, E COMO CABOS ELEITORAIS DO NOSSO CANDIDATO A PRESIDENTE,VAMOS VER SE 10.000.000 VOTOS MULTIPLICADOS,VÃO FAZER FALTA PARA ELEGER CANDIDATA DO PT, QUE NÃO GOSTA DA SEGURANÇA PÚPLICA.

    ResponderExcluir
  4. Vendo a ousadia do capitão Assunção e do major Fabio a respeito da pec 300 sinto orgulho de ser policial militar há 25 anos, mesmo sendo de outro estado como o de São Paulo, afinal é o mesmo sangue que corre nas veias de todos os pms do Brasil. Continuem assim pois terão não só a minha mas a de todos os pms e seus familiares do pais a admiração que um parlamentar a muito tempo não tem.

    ResponderExcluir
  5. Vaccarezza,você não tem nada de representante da classe trabalhadora,você se esconde na sigla PT para enganar os desinformados.Não seja contra a uma categoria tão importante para a sociedade,que é a polícia,assuma o lado que você sempre esteve-os ricos-,pois nós policiais,já descobrimos quem é você.A nossa polícia merece respeito e dignidade.Estamos de olho nos parlamentares que são contra a classe trabalhadora.

    ResponderExcluir
  6. O PT ATRAPALHA LULA E DILMA!!!
    Quem mais atrapalha o presidente Lula e a candidata Dilma é o próprio Partido dos Trabalhadores, por achar que a aliança com o PMDB não faz sentido e, nem tampouco, é necessária.
    A maioria de suas lideranças acha que a super avaliação do presidente Lula é o suficiente para que eles alcancem suas intenções eleitorais, excluindo aí a da candidata Dilma.
    Por outro lado, essas mesmas lideranças acham que o PCdoB, PSB e PDT têm lastro suficiente para garantir uma bancada forte na Câmara Federal e no Senado, por isso desdenham e desprezam o PMDB, que é o maior partido político do Brasil.
    Esse pensamento vai de encontro ao do presidente Lula, que visou uma aliança com o PMDB exatamente para formar uma quantidade suficiente que garanta a governabilidade num futuro governo Dilma.
    Um exemplo claro disso foi o discurso do deputado Domingos Dutra no encontro que definiu a tática eleitoral do partido aqui no Maranhão. Ele afirmou que não precisa do PMDB e que o partido terá como obrigação fazer campanha para a candidata Dilma. Ora bolas!!! Como pode um partido que vem sendo o esteio do governo Lula ser tratado dessa forma? Parece que o deputado não acompanha as votações na Câmara e no Senado, onde são exatamente as bancadas do PMDB que dão realmente sustentação ao governo do PT.
    O próprio presidente do PT Nacional, José Eduardo Dutra, citou em seu discurso, no encontro do Maranhão, que petistas atacavam petistas na crise do Mensalão de 2005. Mas foi o PMDB que garantiu a governabilidade do presidente Lula e não o PT.
    Na disputa pela tática a ser adotada no Maranhão, o PT piauiense, através do governador Wellington Dias, ajudou a derrotar a aliança do PT com o PMDB. O ex-deputado Rubens Pereira, pai do deputado Rubens Junior, foi quem articulou a ajuda financeira com o governador do Piauí, que garantiu a cooptação do delegado de Buriti de Inácia Vaz. Esse governador está realmente preocupado com a candidatura de Dilma?
    Como a tática do presidente Lula é a de garantir uma bancada forte no Senado e na Câmara de Deputados, cabe a aliança do PT com o grupo do ex-governador José Reinaldo garantir essa empreitada. Não adianta querer se amparar somente na coligação da governadora Roseana Sarney.
    Não se pode esquecer que dos 18 deputados federais do Maranhão, atualmente, que apóiam realmente o governo Lula é exatamente os que apóiam o governo Roseana.
    Portanto, que essa aliança do PT com o grupo do ex-governador José Reinaldo cumpra com as determinações do presidente Lula.

    ResponderExcluir
  7. O que eu vejo e muitos Pm's dizendo se sair a PEC eles lá vão querer trabalhar vão entrar e de LTS até se aposentar.

    ResponderExcluir
  8. Querem nos calar, alguns pms e bms, vivem dizendo que uma greve iria denegrir nossa imagem, mais pergunto aos colegas:¨ Imagem paga conta e dá escola ou comida de graça para nossos filhos, é possivél ter dignidade se o que se recebe mal dá para pagar um aluguel?¨ Então colegas acordem, o movimento tá tomando força, e está encomodando o governo. O Brasi tem a instituição de bombeiros, como a mais confiavel da população, e ainda assim não ganhamos nada com isso, financeiramente falando. Vamos se mobilizar sim, se tiver que fazer paralização ou greve, poara que eles possam nos dar ouvido, temos que fazer sim.

    ResponderExcluir
  9. homens guerreiros admiro voces continuem com o movimento ate esses politicos atenderen as reinvidicaçoes da nossa classe 6 04 2010 estaremos indo rumo a brasilia exigir melhores salarios nos merecemos se deus quiser vamos vencer que deus nos abençoe e nos de essa vitoria amem

    ResponderExcluir
  10. eu vejo que é so polica e nada mais tem aumeto para os deputado so para pm que não

    ResponderExcluir