sexta-feira, 12 de março de 2010

Projeto "Sempre um Papo"


Cultura e Educação convergem em projeto para escolas públicas

Transformar Cultura em Educação. A experiência foi narrada ao escritor e presidente do Senado José Sarney, nesta quinta-feira (11/03), em audiência no gabinete, pelo jornalista e escritor mineiro Afonso Borges, idealizador e produtor do Projeto Sempre um Papo. Está em andamento em alguns municípios mineiros o projeto "Cultura para a Educação", de autoria do jornalista, e o seu desejo é conseguir sua extensão para outros estados, abrangendo um número maior de cidades no país. Trata-se da distribuição de kits com DVDs educativos, para uso de professores na rede pública, cujo conteúdo cultural foi adequado - sob orientação do Ministério da Educação - ao conteúdo dos currículos escolares do Ensino Fundamental, alcançando várias disciplinas.

Afonso Borges conta que tudo começou a partir da grande aceitação do projeto "Sempre um Papo", criado em Belo Horizonte há 24 anos e estendido a outras capitais brasileiras, como São Paulo. Em Brasília, por exemplo, alcançou os maiores índices de freqüência do país, segundo Borges. O projeto de incentivo à leitura é dono de um formato descontraído: um apresentador entrevista um escritor sobre sua vida e seus livros. A platéia participa com perguntas, e o bate-papo ao vivo, em pequenos auditórios, é seguido de uma sessão de autógrafos. Com entrada franca, registra entre seus milhares de convidados, personalidades internacionais como José Saramago e Toni Morrison (Prêmios Nobel de Literatura), a autores como Chico Buarque, Zélia Gattai, Jô Soares, Washington Olivetto, Frei Betto, Moacyr Scliar, Autran Dourado, entre muitos outros. "Além dos encontros com personalidades, tem um papel fundamental na educação. O projeto ensina como os antigos faziam: conversando", qualifica o jornalista.

Tal característica foi transferida para a educação formal e está hoje nas salas de aula de 700 escolas públicas de Minas Gerais, sob o patrocínio da antiga Lei Rouanet. O projeto "Cultura para a Educação" reproduz, em DVDs, séries dos melhores eventos do "Sempre um Papo" realizados durante o ano. O material é distribuído para escolas e bibliotecas públicas, acompanhado por guia pedagógico que orienta professores, de forma a enriquecer suas aulas e despertar o interesse dos alunos pela leitura. A terceira série, lançada no final de 2009 (a quarta sai no final deste ano), conta com a participação de 15 escritores, entre eles, Adélia Prado, Luis Fernando Veríssimo, Thiago de Mello, Dráuzio Varella, Laurentino Gomes e Zuenir Ventura.

Com um portal e variações do projeto como o "Sempre um Papo Comunidade" (para cidades do interior) ou o "Ler Convivendo" (para bibliotecas comunitárias), o "Sempre um Papo" já realizou, segundo Afonso Borges, cerca de 2.500 eventos, com a presença de mais um milhão de pessoas, sempre com entrada gratuita. Pelo www.sempreumpapo.com.br pode-se acessar, entre outras informações, mais de 120 vídeos de eventos realizados, sendo possível assistir ao conteúdo on-line, ou baixá-los para Ipod, com download gratuito. Uma ferramenta de podcast disponibiliza também eventos em áudio e o texto dos encontros, na íntegra.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário