12 de Fevereiro de 2010
Em Gaza, Reyadh Al-Ashkar, porta-voz do Ministro para os Assuntos dos Prisioneiros Palestinos, disse que nos últimos dois dias Israel prendeu cerca de 150 palestinos, a maior parte deles em Jerusalém. Cerca de uma centena são jovens do campo de refugiados de Shafat, a norte de Jerusalém.
Jornalista iraquiano libertado após 17 meses de prisão
11 de Fevereiro de 2010
O jornalista iraquiano Ibrahim Jassam Mohammed foi solto ao fim de 17 meses de prisão. O jornalista da Reuters havia sido preso pelo exército dos EUA em Setembro de 2008. Sem qualquer culpa formada foi posteriormente mandado libertar por um tribunal iraquiano, ordem essa que os norte-americanos se recuaram a cumprir.
Ações da resistência no Iraque
10 de Fevereiro de 2010
Um grupo da resistência iraquiana reivindicou a autoria dum ataque a uma viatura Hummer do exército dos EUA, na região de Haswah. Outro grupo da resistência, na região de Sha´la diz ter destruído uma viatura blindada, a 8 de Janeiro.
Candidata às eleições no Iraque abatida a tiro
7 de Fevereiro de 2010
Suha Abdul Jarallah, uma mulher que integrava a lista pró-ocidental do anterior primeiro ministro do Iraque, Iyad Allawi, às eleições de 7 de Março, foi mortalmente atingida a tiro na localidade de Ras al-Jadda, nos arredores da cidade de Kirkuk.
Militares dos EUA morrem no Paquistão
4 de Fevereiro de 2010
Dia 2 de Fevereiro, três soldados dos EUA morreram e outros dois ficaram feridos, na explosão duma bomba colocada na beira duma estrada, no noroeste do Paquistão. Foram as primeiras baixas anunciadas pelos EUA no Paquistão.
Mais um professor universitário vítima de atentado no Iraque
24 de Janeiro de 2010
Saad al-Mashhadani, professor da Universidade de Fallujah, ficou gravemente ferido a 26 de Dezembro, ao ser atacado por um grupo de homens armados. Do ataque resultou também a morte do seu irmão, que o acompanhava. Foi o primeiro ataque sofrido por um professor da universidade de Fallujah, tendo já sido assassinados um total de 297 professores universitários no Iraque desde o início da guerra de ocupação.
Em 2009 suicidaram-se 160 militares dos EUA
19 de Janeiro de 2010
Segundo um relatório da Jason Ditz, divulgado pela agência AP, em 2009 suicidaram-se 160 militares dos EUA que estavam na ativa. Em 2008 esse número foi de 140, e em 2007 de 115.
OTAN abre fogo sobre civis no Afeganistão
14 de Janeiro de 2010
Durante uma manifestação de protesto, a Nato abriu fogo e matou 13 afegãos e feriu outros 20. A manifestação tinha o propósito de protestar contra a destruição duma mesquita e dos livros sagrados pelas forças invasoras, em Garmsir, distrito de Helmand, no sul do Afeganistão.
Para evocar o massacre de Gaza
21 de Dezembro de 2009
Dia 27 de Dezembro, um ano após o início da invasão e bombardeamento de Gaza pelas forças armadas israelitas, um grupo alargado de organizações, como o SPGL, CPPC, CGTP, PCP, BE e personalidades independentes, convocam uma vigília a realizar frente à embaixada de Israel, em Lisboa. Também a exigir o fim do bloqueio a Gaza e pelo respeito dos Direitos Humanos e pela Lei Internacional, vai haver uma concentração no dia 30, às 16 horas, no Largo Camões, em Lisboa.
A brilhante carreira do moldavo Lieberman
8 de Dezembro de 2009
Agvigdor Lieberman foi recebido por Vladimir Putin, que lhe disse “estar satisfeito por uma pessoa originária da antiga União Soviétia ter construído uma tão brilhante carreira política”, segundo a AFP. Lieberman, natural da Moldávia, onde trabalhava num bar, actual ministro dos negócios estrangeiros de Israel, reside no colonato ilegal de Noqedim, a sueste de Belém. Entre muitas outras ideias, é dele a frase “os presos palestinos deviam ser afogados no Mar Morto, que é o sítio mais baixo do planeta”.
As tropas dos EUA já sofreram oficialmente 31.572 feridos no Iraque
6 de Dezembro de 2009
Segundo o site antiwar.com, o número de baixas mortais sofridas pelos EUA no Iraque desde o início da guerra de ocupação, em Março de 2003, cifra-se em 4.367, dos quais 139 foram já na administração de Obama. O número total oficial de feridos, sofridos por parte dos EUA, é de 31.572, mas o site estima que seja superior a 100.000.
Aprovada a construção de mais casas no colonato de Keidar
1 de Dezembro de 2009
O 1º ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, aprovou a construção de mais 25 unidades habitacionais para colonos judeus em Keidar, colonato ilegal na Cisjordânia. Disse que era para o governo compensar os colonos afectados pelo congelamento temporário da construção nos colonatos.
Iraque considerado o país onde há mais violência
1 de Dezembro de 2009
Segundo o Global Peace Index Ranking o país neste momento com mais violento no mundo é o Iraque, seguido do Afeganistão, Somália e Israel. Nada de admirar, mas o que dizer de quem promove as guerras e a desestabilização dos outros países?
Assassinado mais um professor universitário em Baghdad
1 de Dezembro de 2009
O Dr. Yamal Abu Muhie, professor da Faculdade de Medicina da Universidade al-Nahrein, em Baghdad, foi assassinado dia 22 de Novembro na sua residência situada no bairro de Adamiya. Com mais este caso, eleva-se para 297 o número de professores universitários iraquianos que foram assassinados desde o início da guerra de ocupação do Iraque, em 2003.
370 dos 11.000 palestinos presos têm menos de 18 anos
25 de Novembro de 2009
Riyadh Al-Ashqar, do departamento de imprensa do Ministério para os Assuntos dos Prisioneiros Palestinos, declarou em Gaza que Israel tem, neste momento, mais de 370 palestinos presos com idades inferiores a 18 anos.
Militar dos EUA morto em combate no Iraque
25 de Novembro de 2009
A Associated Press noticiou, dia 22, que os EUA haviam comunicado mais uma baixa em combate sofrida pelas suas tropas no Iraque, elevando para 4.365 o número de vítimas mortais norte-americanas sofridas no terreno desde o início da guerra de invasão.
Israel não deixa trabalhar 250 palestinos
15 de Novembro de 2009
250 trabalhadores palestinos foram detidos pela polícia israelita este fim de semana, alegadamente por trabalharem e residirem em Israel sem autorização. Foram levados para a Cisjordânia.
Relatório Goldstone aprovado pela Assembléia Geral da ONU
8 de Novembro de 2009
Segundo o jornal Haaretz, Israel vai coordenar com os EUA, GB e França, os esforços para garantir o veto no Conselho de Segurança do relatório Goldstone sobre os crimes de guerra que cometeu em Gaza, tentando assim evitar ser chamada a comparecer perante o Tribunal Penal Internacional. O relatório foi aprovado na Assembléia Geral da ONU, com 18 votos contra. Portugal votou a favor, tendo a maior parte dos países da União Européia optada pela abstenção.
Estudantes ingleses votam boicote a Israel
2 de Novembro de 2009
Em Inglaterra, os estudantes da Universidade de Sussex, em Brighton, aprovaram o boicote aos produtos provenientes de Israel, na seqüência dum referendo realizado este fim de semana.
Mais quatro baixas dos EUA no Iraque
30 de Outubro de 2009
Os EUA sofreram nos últimos dias a perda de mais quatro militares no Iraque, elevando para 4355 o número de baixas dos EUA desde o inicio da invasão, em Março de 2003. O número total de baixas no Iraque cifra-se neste momento em 4673.
Veja mais notícias no Tribunal Iraque
Confira também o jornal Voz Árabe
Ou acompanhe o excelente Blog do Bourdoukan
Nenhum comentário:
Postar um comentário