terça-feira, 9 de março de 2010

Dilma garante que não vai permitir retrocessos na Lei Maria da Penha


A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, garantiu que não será permitido qualquer retrocesso na chamada Lei Maria da Penha, que instituiu penas especiais para a violência contra as mulheres. "Temos que promover um combate sem quartel à violência contra a mulher", disse a ministra, que participou da entrega do diploma Bertha Lutz de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em sessão do Congresso Nacional. Dilma Rousseff citou a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, que declarou serem as mulheres obrigadas a produzir o dobro que os homens produzem, como única forma de serem respeitadas profissionalmente. "Eu diria mais, diria que a mulher tem que produzir o triplo para ser reconhecida." A ministra disse que a jornada da mulher começa mais cedo e termina mais tarde, que a mulher é a primeira a despertar e a última a repousar, e que muitas vezes os filhos ficam em casa sem os cuidados adequados.

- Trazemos a vida em nosso ventre. E se isso nos faz diferentes, não pode, de forma alguma, nos fazer desiguais - acrescentou.

Em seu discurso, a ministra Dilma Rousseff destacou ainda a participação feminina em momentos decisivos do país como as campanhas “Petróleo é Nosso”, contra o nazifascismo, e, recentemente, a luta contra a ditadura militar, a anistia política e a campanha "Diretas Já". Dilma Rousseff ressaltou a sensibilidade e praticidade das mulheres que “não se curvam à dor e não temem sacrifícios”, especialmente na política. Apesar dos avanços conquistados, a ministra disse que a participação feminina no processo político brasileiro tem que aumentar.
A ministra-chefe da Casa Civil fez questão de relacionar várias medidas em defesa da mulher e da família do Luiz Inácio Lula da Silva: o dinheiro do Bolsa Família é entregue diretamente às mulheres; os títulos de propriedade do programa Minha Casa Minha Vida são também emitidos em nome das mulheres; igualmente, as terras distribuídas em assentamentos para agricultura família são em nome das mulheres. E acrescentou:
- O programa Luz para Todos acabou com o drama da lata d'água na cabeça, ao permitir que se bombeie água para as casas mais pobres; o mesmo programa permite o uso da máquina de costura, da máquina de lavar, da geladeira, o que torna a vida menos penosa.

Cezar Motta / Agência Senado

Dilma: “As mulheres estão preparadas” para presidir o Brasil

A ministra Dilma Rousseff encerrou ontem uma agenda de dois dias no Rio com um discurso em que considerou as mulheres preparadas para governar o país. “Muitas vezes me perguntam se o Brasil está preparado para ter uma mulher presidente. Eu digo a vocês que não só o Brasil está preparado, mas as mulheres também estão preparadas”, afirmou a pré-candidata do PT à Presidência, ao participar de solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Dilma cumpriu, domingo e segunda-feira, programação predominantemente voltada às mulheres. No dia 7, inaugurou uma maternidade na Baixada Fluminense. Ontem, na Rocinha, participou da inauguração do complexo de saúde e do centro esportivo e da assinatura de contrato para a construção de 354 moradias populares. Recebida com aplausos na favela carioca, a ministra afirmou que não teria lugar melhor do que a Rocinha para festejar o Dia Internacional da Mulher. “As mulheres têm características especiais. Elas têm mais sensibilidade, são muito sensatas e corajosas, inclusive aquelas que tiram os filhos do tráfico e da criminalidade”. Dilma fechou a agenda na Estação Leopoldina, com a solenidade de assinatura do decreto presidencial que institui grupo de trabalho para analisar a criação do Memorial da Mulher Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário