sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES

JORNAL DE BRASÍLIA
PROVA CAI E TRAZ ALÍVIO

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deverá ir ao Senado na semana que vem para tratar do vazamento das provas do Enem. O presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns (PSDB-RS), disse que ainda hoje (1º) entrará em contato com ele para marcar a audiência pública. Ele afirmou que é preciso saber o que houve no vazamento da prova e entender por quais processos o exame passa e quem é o responsável pelo sigilo. “Temos de saber exatamente o que ocorreu”, disse. Para ele, o processo agora é de esclarecimento e investigação, seja pela Polícia Federal, pelo Ministério Público ou pelo próprio ministério da Educação.

O GLOBO
SEGURANÇA PARA PROVA DO ENEM QUE VAZOU ERA FALHA

PF nunca participou de esquema de proteção previsto em edital. O vazamento das provas do Enem, que seriam feitas por mais de 4,1 milhões de estudantes neste fim de semana em todo o país, revelou falhas graves nos procedimentos de segurança do exame. Diferentemente do que fora anunciado pelo MEC e do que previa o edital do exame, a Polícia Federal não participou do esquema de segurança para garantir o sigilo das provas. Agora, a PF abriu inquérito para apurar o vazamento. Obrigado a adiar o Enem, o MEC diz que conseguirá aplicar o exame em até 45 dias. Uma das empresas do consórcio contratado pelo MEC já teve exames anulados por suspeita de fraude e plágio. Em várias cidades, estudantes saíram às ruas para protestar contra o adiamento. (págs. 1 e 3 a 14)

FOLHA DE S. PAULO
PROVA DO ENEM É ADIADA; PF INVESTIGA VAZAMENTO

Segundo ministro, exame será realizado 'provavelmente' em novembro. A Polícia Federal investiga a quebra do sigilo do Exame Nacional do Ensino Médio, que provocou o adiamento das provas marcadas para este fim de semana. O vazamento foi revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo", procurado por pessoas dispostas a vender o exame. Alertado, o governo confirmou a fraude. Segundo o ministro Fernando Haddad (Educação), a nova prova será "provavelmente" em novembro. Usado na seleção de instituições públicas e privadas, o Enem substituirá neste ano o vestibular em 24 universidades federais. (págs. 1 e Cotidiano 2)

O ESTADO S. PAULO
ENEM FICA PARA NOVEMBRO E PF INVESTIGA VAZAMENTO

MEC altera data do exame após ser alertado pelo 'Estado' sobre quebra de sigilo A prova do Enem foi remarcada para a primeira quinzena de novembro, mas ainda sem dia definido. O exame, que estava agendado para este fim de semana, foi cancelado na madrugada de ontem após o Estado ter avisado o MEC que a prova tinha vazado. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que mandou dar "prioridade máxima" à preparação da nova prova. O objetivo, segundo um assessor do ministro, é tentar realizá-la nos dias 7 e 8 de novembro, logo depois do feriado de Finados. O MEC tenta garantir que haja tempo para a utilização do Enem como exame seletivo para ingresso nas universidades. Os estudantes paulistanos se dividiram sobre o cancelamento. Para alguns, como Guilherme Alvarez, "foi um baque", porque ele "já estava preparado psicologicamente para a prova". Para outros, como Ana Clara Coelho, “um pouco mais de tempo para estudar nunca faz mal". (págs. 1 e A17 a A23)

Duas candidaturas olímpicas frustradas e dois anos de cam­panha depois, o Rio chega hoje à reta final da disputa. Integrantes do COI - entre os quais oito príncipes e princesas - decidem se o Rio será a sede dos Jogos de 2016. O embate não é fácil: além de economicamente mais fortes, concorrentes oferecem estrutura e equipamentos prontos. Mas o Brasil aposta no projeto, nas belezas naturais e na união de es­forços. (págs. 1 )

Os brasilienses estão gastando 17,18% mais para manter um empregado doméstico do que em setembro do ano passado. A variação dos salários e dos encargos para garantir o serviço — com passagens, por exemplo — foi quatro vezes maior do que a inflação do período e quase o dobro do acréscimo registrado na média nacional, segundo levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a pedido do Correio, com base no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). Na média do país, o custo para manter uma doméstica subiu 9,06% (veja quadro). A inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 4,27%, de acordo com Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores cobrados pelas diaristas foram os que mais subiram: 21,51%.

A retomada do crescimento, com perspectivas de expansão acelerada da economia no próximo ano, está animando as empresas a usarem, novamente, o mercado de capitais para financiar os investimentos, depois de um ano em que muitos projetos foram adiados. Mais da metade dos recursos levantados nas ofertas de ações deste ano será destinada a esse fim. As operações anunciadas até o momento somam cerca de R$ 39 bilhões - incluindo emissões iniciais e de empresas já listadas -, sendo que R$ 20 bilhões, 51% do total, vão para aquisições, expansão da capacidade das companhias e desenvolvimento de projetos. (págs. 1 e D1)

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário