terça-feira, 2 de março de 2010

Casa Civil desmascara “manipulação” de reportagem da Folha Serrista de São Paulo


A Casa Civil da Presidência da República divulgou nota em que acusa o jornal Folha de S.Paulo de maquiar dados a respeito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em reportagem publicada na edição desta terça-feira (2) da publicação. "Se existe 'maquiagem' ou tentativa de 'esconder' informações em relação ao PAC, ela está na reportagem do jornal, e não nos balanços periódicos do Programa", diz o comunicado.
A matéria "Governo maquia dados e esconde atraso do PAC" indica que, comparado ao primeiro balanço do Programa, 75% das obras estão fora do cronograma e, mesmo assim, algumas delas foram classificadas pelo Governo como "adequadas".
A Casa Civil indicou em nota que, mesmo com a indicação de diferentes critérios de classificação para o andamento das obras, a Folha teria optado pelo "caminho da manipulação ao selecionar uma amostra parcial de 75 ações do primeiro balanço (de um total de 1.646) para concluir, de maneira premeditada, que 75% das ações do PAC estão atrasadas". "A Folha erra ao tomar o resultado de uma amostra e aplicar o percentual sobre o total de ações", observou o comunicado.
A respeito dos dados contestados pelo jornal, a Casa Civil argumenta que considera os números totais. "O fato é que das 2.741 ações monitoradas, metade foi concluída, 44% estão em ritmo adequado de execução, 5% em atenção e 1% em situação preocupante. Se metade foi concluída, como poderia haver 75% atrasadas?", questiona a nota também postada no site do PT.

Confira a nota:
Folha de S. Paulo maquia dados sobre o PAC

Leia as reportagens que geraram a nota:

Maquiagem camufla os atrasos nas obras do PAC ” e “ Outro Lado

Veja também:
Blog da Petrobras: Obras do PAC: Respostas à Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário