domingo, 21 de março de 2010

Lula usa o Brasil para arranjar emprego na ONU? Dê sua opinião...


Eu já escrevi há muito sobre a intenção de Lula quanto à ONU (Blog do Saïd Dïb: Uái!!! O nosso "Chile" é em Unaí, presidente Lula...). Como agora a informação vem do “The Times” (veja a matéria I am infected by the peace virus, says President Lula as he seeks UN job), os amestrados daqui, com certeza, vão levar em consideração. Clique aqui para ler a tradução do "Google". Ou leia a matéria a seguir...

Lula está de olho no cargo de secretário-geral da ONU
Da BBC Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria considerando a possibilidade de suceder Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da ONU, segundo afirma reportagem publicada neste sábado pelo diário britânico The Times.
Segundo o diário, "diplomatas dizem que Lula da Silva, que deixa o cargo em janeiro, pode buscar o posto mais alto da diplomacia mundial quando o primeiro mandato de Ban Ki-moon expirar, no fim de 2011".
"A ideia teria sido aventada pela primeira vez pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, durante a reunião de cúpula do G20, em Pittsburgh, em setembro", comenta o diário.
A reportagem observa que a possibilidade já vem sendo discutido pela imprensa brasileira, com sugestões de que Lula teria sido consultado por mais de uma pessoa sobre a questão.
Em entrevista ao diário, o assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, não negou a possibilidade.
"Ele (Lula) tem um grande interesse em questões internacionais, no processo de integração da América do Sul", disse Garcia ao Times.
"Ele tem uma grande paixão pela África. Ele realmente quer fazer algo para ajudar a África", afirmou.
Para o diário, o estilo pessoal do presidente brasileiro e sua capacidade para manter relações amigáveis com todos os lados - com a China e com os Estados Unidos, com o Irã e com Israel - elevou seu reconhecimento internacional.
O jornal comenta as ofertas feitas na última semana por Lula, durante sua viagem ao Oriente Médio, de servir de mediador para o conflito na região como um exemplo dessa proeminência cada vez maior do presidente no cenário internacional.
O Times observa, porém, que Lula tomou recentemente posições que desagradaram os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, ambos países que teriam o poder de veto sobre sua indicação ao cargo de secretário-geral da ONU.
O jornal cita a recepção dada em Brasília ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e as críticas às sanções ao Irã, e também o apoio à Argentina em sua disputa com os britânicos pelas ilhas Malvinas.
Segundo a reportagem, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, teria considerado as iniciativas de Lula pela paz no Oriente Médio como "risivelmente ingênuas".
Leia mais no site da BBC

Para ler os comentários dos leitores do jornal britânico sobre a matéria, clique aqui ou leia a tradução a seguir:

Daniel Mata escreveu:

Sobre o Irã, discordo dos laços com Brasil, mas isso é umaquestão de soberania brasileira. Ao longo das Falklands ou Malvinas,que é ainda um caso a ser estudado profundamente. Sobre a Sra. ClintonParecer sobre Lula e o processo de paz no Médio Oriente, se eladisse isso, acredito que ela estaria subestimando as habilidades de Lula, em falar; e o poder de conciliação de um país pacífico.

Março 21, 2010 4:44

Graham Cole escreveu:

Lulu atende a descrição do trabalho e pré-requisitos?

1. Membro Bildeberger ou Comissão Trilateral

2. Aspirante à Nova Ordem Mundial

3. Participante do bosque de boêmios

4. Agente do Goldman Sachs

5. Esqueletos no armário

6. Simpatizante sionista

7. "Warmer" (crente nas alterações climáticas)

Março 21, 2010 4:39

Daniel Mata escreveu:

Lula lá! A estrela brilhante! Lula lá! Fazendo das Nações Unidas brilharem de novo!

Março 21, 2010 4:27

Jensen Riva escreveu:

Obrigado Jim, você fez uma grande análise, obrigado novamente!

Março 21, 2010 3:03

Jensen Riva escreveu:

Dom Phillips e James Bone ... eu acho que você vaiterrivelmente errado em sua própria análise ... seu país está em crise e o Brasil era apenas uma pequena onda que passou. Lembra-se dos BRICs?? Os principais países do presente e futuro Então ...

Março 21, 2010 2:58

Jensen Riva escreveu:

Os americanos estão ficando sem dinheiro, por isso, mais cedo ou mais tarde vão perdera corrida espacial

Março 21, 2010 2:50

Jensen Riva escreveu: Cris Azevedo ... cabeça fria! ... Lula é o homem, ok? ... a sua opinião é como um grão de areia no meio da grande multidão, isto é, sua opinião não é nada

Março 21, 2010 2:48

Marcos Antonio escreveu:

O que ele quer ali? ... O Brasil considera um fracasso! ... O Conselho de Segurança é um clube nuclear que não permita que outros países tenham as suas própriasbombas para jogar um pouco ... os europeus (particularmente osbritânicos) e os americanos ainda acham que o mundo é propriedade deles ... Então ... não adianta!

Março 21, 2010 1:53

Cris Azevedo escreveu:

Dissidentes cubanos. Orlando Zapata Tamayo, morreu: bandidosAhmadinejas e prisioneiros políticos enforcado: "Meu irmãoAhmadinejad "Sudão: "nada a declarar"Chávez Venezula's: "é uma grande democracia"Este é o Lula real.

Março 21, 2010 1:49

Cris Azevedo escreveu:

De jeito nenhum! Sarkozy diz que porque ele vendeu para o Brasil osRafalle por US $ 4 milhões a mais que o custo...Boings americano.Lula causa discórdia em seu próprio país e levaria a ONU a ter que conduzir a guerra de terceiro mundo.

Um comentário:

  1. mais um iluminati querendo governar , juntar naçoes criar uma unica moeda, porque essa procupaçao com outros paises sendo que o nosso vive em miseria. ja o transformaram em seu salvador, sejam bem vindos ao apocalipse ninguem sobe por acaso no poder,

    ResponderExcluir