segunda-feira, 1 de março de 2010

Opinião, Notícia e Humor

MANCHETES DOS JORNALÕES


O crescimento da pré-candidata petista, Dilma Rousseff, na última pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial fez a oposição entrar em estado de alerta. Isso porque a redução da vantagem do governador paulista José Serra (PSDB) em relação a Dilma, de 14 para quatro pontos percentuais, foi maior do que se esperava. Os tucanos temem que isso reforce as especulações de que Serra poderia trocar a acirrada disputa nacional por uma reeleição mais tranquila em São Paulo. Outra preocupação para a oposição é a redução da diferença entre ele e Dilma no Sudeste, de 22 para 14 pontos. Com isso, aumentam também as pressões para que o governador de Minas, Aécio Neves, aceite ser vice na chapa de Serra. Nos bastidores, alguns tucanos admitiram ontem que o maior temor agora é que a campanha oficial comece com Dilma Rousseff liderando as pesquisas, tirando o maior trunfo do PSDB até então. A queda de Serra nas pesquisas está sendo atribuída não só à sua demora para oficializar a candidatura, mas aos problemas enfrentados pelo governador em São Paulo, como as enchentes nos dois primeiros meses do ano.
- Nosso problema é que não temos um candidato definido, o que suscita dúvidas entre nossos aliados. E é claro que isso causa preocupação - admite o líder do DEM, senador José Agripino (RN).
"Precisaremos de sangue frio"

FOLHA DE S. PAULO
CHILE PÕE EXÉRCITO NA RUA CONTRA SAQUES

Terremoto é o quinto mais forte já registrado no planeta; número de mortos ultrapassa uma centena. O sismo que atingiu o Chile na madrugada de ontem destruiu edifícios e estradas e interrompeu comunicações e fornecimento de energia na costa central. No início da tarde, já eram contabilizados mais de cem mortos. Não havia estimativa de feridos. A presidente Michelle Bachelet declarou estado de catástrofe. Foi o quinto maior tremor já registrado no mundo. O mais forte, de 9,5 graus na escala Richter, também atingiu o Chile, em 1960. A destruição se concentrou em Concepción, a 120 km do epicentro, localizado no mar, a 35 km de profundidade. Na capital, Santiago, o aeroporto internacional foi fechado e não havia previsão de reabertura hoje. O tremor também foi sentido no Brasil e na Argentina. Após o sismo, abalos secundários de até 6,9 graus na escala Richter - o que atingiu o Haiti, em janeiro, chegou a 7 - provocaram alertas de tsunami na costa do oceano Pacífico. (págs. 1 e Mundo)

Os arquivos do Centro de Informação e Segurança da Aeronáutica (CISA) contêm três cartas inéditas escritas em 26 de novembro de 1970 por Carlos Lamarca e apreendidas num aparelho da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), no Rio de Janeiro. Nas cartas, destinadas a companheiros de guerrilha, Lamarca mostra preocupação com o que chama de "parada" de outros grupos de combate à ditadura militar. Ex-capitão do Exército, Lamarca tinha trocado a vida do quartel para integrar grupos de combate ao governo militar que comandava o Brasil. Acabou sendo morto pelas tropas do Exército em 17 de setembro de 1971, na cidade de Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia. As cartas estão entre os documentos entregues pela Aeronáutica ao Arquivo Nacional, conforme o Estado noticiou ontem. A força aérea havia informado antes que esses papéis haviam sido destruídos. Na época em que escreveu os textos, Lamarca tinha se tornado o principal líder dos grupos armados, principalmente depois da morte de Carlos Marighella. Ele reclamava, porém, da resistência de outras siglas, que desejavam mais tempo para organização política e montagem de sua infraestrutura.
JORNAL DO BRASIL
TREMOR NO CHILE: RECOMEÇO COM SUSTOS

O Chile passou o domingo a contar vítimas do terremoto da véspera – chegaram a 711 até o início da noite de ontem – e a pensar na reconstrução do país. Mas um novo tremor e o tsunâmi que destruiu parte da região de Bio-Bio e Maule assustaram de novo os chilenos. Em Concepción, o Exército foi acionado para conter saques a mercados. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A8)

CORREIO BRAZILIENSE
LUTA DRAMÁTICA PARA SALVAR VIDAS NO CHILE

Autoridades e moradores correm contra o tempo para tirar as pessoas que ficaram presas sob os escombros depois do terremoto e do maremoto que devastaram o país no sábado. Até o fechamento desta edição, o número de mortos chegava a 708 e o de desabrigados ultrapassava 2 milhões. A área mais afetada foi a de Maule, a 300km de Santiago. A presidente Michelle Bachelet decretou estado de exceção de catástrofe em duas regiões do país, onde as Forças Armadas tentam manter a ordem.(págs. 1 e 12 a 15)


VALOR ECONÔMICO
PACOTE DEVE CRIAR CRÉDITO AUTOMÁTICO A EXPORTADOR

Os exportadores poderão ganhar um mecanismo de crédito automático para compensar os impostos federais pagos pelos fornecedores, segundo proposta em discussão pelos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento com representantes de grandes exportadores. A discussão faz parte de um pacote de apoio ao setor que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer anunciar ainda em março, segundo informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a auxiliares.A discussão também envolve medidas para reduzir a burocracia que atrapalha as exportações. Uma das ideias em análise é a isenção de imposto sobre remessas de moeda estrangeira feitas pelas empresas exportadoras ao exterior. Seriam isentas as remessas até um certo limite, algo em torno de 3% a 5% do valor FOB (excluídas as despesas de frete) das exportações da empresa. O grupo que prepara o pacote tem debatido, ainda, medidas de financiamento, a principal delas a criação do Eximbank brasileiro. Alguns temas enfrentam resistências da Secretaria da Receita Federal, o que exigirá negociações nos próximos dias. (págs. 1 e A3)

VEJA TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário